"É hora de sacudirmos a poeira e criarmos mecanismos de recuperação do setor produtivo", diz Geraldo Júnior

Geraldo Júnior vive expectativa da reabertura das atividades econômicas.  Anúncio deve ser feito nesta terça-feira (7) pelo prefeito ACM Neto

Por Redação
07/07/2020 às 08h25
  • Compartilhe
Foto: Carlos Alberto
Foto: Carlos Alberto

Todas as atenções se voltam nesta terça-feira (7) para o anúncio que o prefeito ACM Neto (DEM) fará, com o protocolo de reabertura das atividades econômicas em Salvador, fechadas desde o começo da pandemia do novo coronavírus.  O presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Júnior (MDB), aguarda com muita ansiedade o anúncio.

"Como sempre temos dito, chegou a hora, depois de mais de três meses de crise, de pensarmos a cidade. É hora de sacudir a poeira e criamos mecanismos de recuperação para o setor produtivo", disse Geraldo, ao lembrar que empresários fecharam as portas de seus negócios e famílias passaram a chorar o desemprego e a ver a fome bater à sua porta.

"No dia de ontem, pedimos ao perfeito e o entregamos um abaixo-assinado, contendo mais de 2000 assinaturas do empresários, de todas as modalidades, que empregam mais de 80% da mão de obra local, clamando por incentivos para estabelecer o funcionamento de seus comércios".

O presidente da Câmara lembra que o prefeito vai anunciar 100 medidas de incentivo e fomento às atividades econômicas de Salvador, "combalidas por essa crise sem precedentes neste século".

"Nós, que intermediamos com o prefeito diversas reuniões e encontros diários, ponderando e demonstrando o grave quadro da economia, sabíamos que iríamos contar com sua sensibilidade e muitos de nossos pleitos estão contidos nessas medidas a serem anunciadas hoje".

Ainda segundo o presidente, o programa de recuperação será voltado às médias, micro e pequenas empresas, além dos empreendedores individuais. "São metas e prioridades da administração municipal que envolvem isenções e subsídios para a recuperação desses setores", prevê. 

Abaixo-assinado 

Em reunião com o presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Júnior (MDB), micro e pequenos empresários entregaram na última segunda (6) um abaixo-assinado solicitando o adiamento ou parcelamento dos tributos municipais.

No documento, os autores argumentam que a crise econômica dificulta o pagamento imediato das taxas de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), do Imposto Sobre Serviço (ISS) e a Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF). 

O prefeito ACM Neto já antecipou o acesso, até o final de agosto, das certidões municipais de adimplentes para as empresas que se encontravam nessa situação até o dia 15 de março; além da prorrogação do pagamento do IPTU do mês de agosto para dezembro deste ano.