'A política no Brasil vive um momento de reflexão', diz Marcos Pereira

Para deputado federal e presidente nacional do Republicanos, batalha entre poderes não é boa para o país

Por Osvaldo Lyra e Yuri Abreu
17/06/2020 às 13h32
  • Compartilhe
Foto: Douglas Gomes
Foto: Douglas Gomes

O presidente nacional do partido Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP), disse que a política no Brasil vive um momento de reflexão, principalmente com a escalada na batalha entre os poderes Executivo e Judiciário. De acordo com o parlamentar, em entrevista ao podcast do M!, o atual cenário de conflito não é bom para o Brasil.

"Acho que há exagero, mas exige uma preocupação de como nós vamos sair dessa crise política, não bastasse a crise sanitária e econômica. Poderiamos avançar sem a necessidade disso", disse Pereira.

O parlamentar e presidente da sigla também falou o inquérito do Supremoo Tribunal Federal (STF) de combate às fake news. Conforme o republicano, este é um problema grave e que precisa ser debatido. Além disso, ressaltou que a Câmara e o Senado têm cumprido com a função de poder moderador entre os poderes para evitar uma ruptura institucional.

"Não tenho dúvidas. Tenho tido muitos diálogos com os presidentes da Câmara e do Senado. Quanto mais harmonia puder haver na relação entre os poderes, mais ficamos próximos da constitucionalidade", afirmou.

Ao editor-chefe do portal M!, Osvaldo Lyra, Marcos Pereira rechaçou o risco do surgimento de um regime autoritarista, comentando que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) emite "sinais trocados". "No discurso é uma reação, mas na prática é outra. A democracia foi conquistada com muito custo e precisa ser mantida", resmuiu o deputado federal. 

Durante a entrevista, entre outros assuntos, ele comentou sobre a possibilidade de impeachment do presidente, o comportamento do partido no Congresso Nacional e a união do chefe do Executivo com o Centrão. Com relação às eleições, Marcos Pereira disse que a chance de ampliação do mandato de prefeitos e vereadores "é zero" e que o pleito seja realizado ainda este ano, seguindo protocolos de segurança contra a Covid-19. 

"Não tem espaço para ampliação de mandato e isso não vai acontecer. A possibilidade é zero. Não me parece ser algo democrático. Sou a favor da coincidência de eleições, mas que seja de forma programada. Já o adiamento sendo debatido", comentou o presidente nacional do Republicanos.

Confira a entrevista completa com o presidente nacional do Republicanos, o Marcos Pereira, clicando no player abaixo: