Pesquisadora afirma relação do copo de leite de Bolsonaro com símbolo nazista

O presidente disse que gesto de tomar leite faz parte do desafio criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite, como forma de incentivar o consumo e ajudar os produtores

Por Redação
31/05/2020 às 09h15
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Youtube
Foto: Reprodução/Youtube

O presidente Jair Bolsonaro chamou atenção ao tomar um copo de leite puro durante live presidencial na última quinta-feira (29) e o fato vem repercutindo. Apesar de o presidente dizer que estaria cumprindo um desafio de ruralistas, pesquisadores enxergam uma correlação do gesto com movimentos neonazistas, que adotam o copo de leite como símbolo.

Para Adriana Dias, que é doutora em antropologia social pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e que há anos pesquisa o fenômeno do nazismo, há uma referência clara entre o episódio e o neonazismo. "O leite é o tempo todo referência neonazi. Tomar branco, se tornar branco. Ele vai dizer que não é, que é pelo desafio, mas é um jogo de cena, como eles sempre fazem", declarou à revista digital Fórum.

O uso do leite como símbolo neonazista nos Estados Unidos ocorre, pelo menos, desde 2017. Começou como uma brincadeira, mas depois acabou virando de fato uso comum entre os supremacistas brancos. 

Desafio do leite

Na live, Bolsonaro disse que o gesto de tomar leite faz parte do Desafio do Leite, criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), como forma de incentivar o consumo e ajudar os produtores e a economia.

"Eu gosto e tomo leite de vez em quando. Tomo sempre, dia sim, dia não, tá certo? E vamos ajudar o consumo de leite no Brasil. Nada de consumir refrigerante", disse Bolsonaro.