Pela 1ª vez em 30 anos, desenvolvimento humano pode ser revertido pela pandemia

ONU diz que Covid-19 expôs desigualdades no mundo

Por Yuri Abreu
21/05/2020 às 08h35
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O surto do novo coronavírus pode reverter o desenvolvimento humano pela primeira vez desde 1990. Em relatório divulgado na última quarta-feira (20), Organização das Nações Unidas (ONU) informou que a doença expôs, de forma explícita, as desigualdades em todo o mundo.

De acordo com a entidade, outros choques como a crise financeira de 2008 e o surto de ebola na África Ocidental, apesar do abalo, não impediram, avanços no desenvolvimento ano a ano de forma geral, disse o chefe do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud), Achim Steiner. "A covid-19 pode mudar essa tendência com seu golpe triplo na saúde, educação e renda", afirmou.

Além das mortes pelo novo coronavírus, que já ultrapassam 320 mil, a crise pode ter como efeito indireto a morte de mais 6 mil crianças por dia devido a doenças evitáveis nos próximos seis meses, conforme o programa.

Seis de 10 crianças em todo o mundo não estão recebendo educação por causa do fechamento de escolas, e como recessões profundas estão afetando a maioria das economias, o declínio no Índice de Desenvolvimento Humano do Pnud seria equivalente à anulação de todo o progresso dos últimos seis anos.

O declínio está afetando nações ricas e pobres, mas acredita-se que será muito mais agudo em países em desenvolvimento menos habilitados a lidar com as consequências sociais e econômicas da pandemia.

*Com informações da Reuters/Agência Brasil.