Bruno e Rui alertam para situação próxima do colapso na rede de saúde

Prefeito disse que ocupação das UPAs supera a do pico da primeira onda de Covid; governador informa que há 195 pessoas aguardando vaga em leitos de UTI na regulação

Por Redação
25/02/2021 às 16h16
  • Compartilhe
Foto: Betto Jr./Secom/PMS
Foto: Betto Jr./Secom/PMS

Ao participar do anúncio das medidas de restrição total de atividades não essenciais (leia aqui), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou que, em Salvador, os números de ocupação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nas últimas 24h, superam o dobro do pico da primeira onda da pandemia de Covid-19. "Foram regulados 66 pacientes e há mais 67 aguardando vacância para serem transferidos", afirmou. 

No Twitter, o governado Rui Costa (PT) disse que há 195 pessoas aguardando vaga em leitos de UTI na regulação. "Isso revela o grande drama que estamos vivendo. Nosso objetivo agora é garantir distanciamento social nessa fase crítica da pandemia", escreveu.

O prefeito e o governador esclareceram que a lista de novas restrições faz parte de mais uma ação para tentar conter o avanço da Covid-19, diante do atual cenário epidemiológico na capital baiana e em toda a Bahia.

Apesar dos esforços para ampliar a quantidade de vagas para tratamento de infectados com a doença, o sistema de saúde baiano, tanto rede pública quanto particular, tem sido pressionado em função do volume de pacientes que necessitam de internação em leitos hospitalares.

 

Campanha de vacinação continua

O prefeito Bruno Reis reforçou que a campanha de vacinação contra a Covid-19 não será afetada com a restrição das atividades não essenciais na cidade.

A imunização foi retomada nesta quinta (25), após a chegada, na quarta (24), de quase 30 mil doses de Oxford, tendo como público-alvo idosos acima de 80 anos e profissionais de saúde. 

"Estamos na expectativa da chegada de mais doses. Temos protocolos assinados com Pfizer, Oxford e Sinovac. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e aprovação do Projeto de Lei que tramita no Senado, que permite que estados e municípios comprem vacinas, podemos adquirir mais doses e facilitar essa relação de aquisição", destacou Bruno Reis.