Pular para o conteúdo
Início » Traído por Lira, Elmar Nascimento busca Lula e tenta se manter na disputa pela presidência da Câmara

Traído por Lira, Elmar Nascimento busca Lula e tenta se manter na disputa pela presidência da Câmara

Elmar Nascimento
Elmar garantiu a Lula que continua na disputa e destacou sua abertura ao diálogo com o governo

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu apoiar a candidatura do deputado Hugo Motta, líder do Republicanos, como seu sucessor. A entrada de Motta na disputa provocou uma mudança significativa no cenário político, gerando divisões dentro do Centrão. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo.

Pouco depois de Lira ter comunicado seu apoio a Motta aos líderes partidários, nesta quarta-feira, dia 11, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o deputado Elmar Nascimento (BA), no Palácio do Planalto. Elmar, líder do União Brasil na Câmara, era anteriormente o favorito de Lira para sucedê-lo, mas foi deixado de lado.

Na semana passada, Lira e Lula haviam acordado que Motta seria o “candidato de unidade”. Motta entrou na corrida após a desistência de Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos. Entretanto, ao contrário do esperado, os demais concorrentes não recuaram e mantiveram suas candidaturas.

Elmar garantiu a Lula que continua na disputa e destacou sua abertura ao diálogo com o governo. Sua campanha já conta com equipe de comunicação e presença ativa nas redes sociais. Em julho, Elmar organizou uma festa de aniversário que reuniu 12 ministros, parlamentares de diversos partidos e o vice-presidente Geraldo Alckmin. Ao som da banda Timbalada, alguns presentes o chamavam de “presidente”.

Acompanhado dos ministros Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações), ambos indicados pelo União Brasil, Elmar chegou ao gabinete de Lula no Planalto, buscando mostrar que não é simplesmente um aliado de Lira.

“Reafirmei meu compromisso de promover um diálogo aberto e transparente, essencial para a construção de uma ampla coalizão que garanta a governabilidade do país”, escreveu o deputado, em mensagem postada na plataforma Threads. Mais tarde, Elmar Nascimento se reuniu com membros da bancada do União Brasil, na sede do partido, e afirmou aos correligionários que o encontro com o presidente Lula havia sido positivo. Além de controlar os ministérios do Turismo e das Comunicações, o União Brasil também é responsável pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, liderado por Waldez Góes.

Wilson Dias/Agência Brasil