Pular para o conteúdo
Início » Licitação para projeto de restauração da praça dos Três Poderes é suspensa pelo TCU

Licitação para projeto de restauração da praça dos Três Poderes é suspensa pelo TCU

Licitação para projeto de restauração da praça dos Três Poderes é suspensa pelo TCU
Empresa vencedora alegou que Iphan 'desclassificou' cinco concorrentes com propostas inferiores a 75% do valor original do contrato

O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu, nesta quarta-feira (31), o processo de licitação de uma empresa para desenvolver o projeto de restauração da praça dos Três Poderes, em Brasília. O valor do certame, conduzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi estimado em R$ 992,9 mil. A empresa vencedora, Land5 Arquitetura e Urbanismo, apresentou uma proposta de R$ 744,6 mil.

A suspensão foi solicitada pela empresa Geometrie Projetos e Serviços de Urbanismo e Arquitetura. A empresa alegou que o Iphan “desclassificou” cinco concorrentes cujas propostas eram inferiores a 75% do valor original do contrato.

A justificativa para a desclassificação foi que o edital considerava as propostas abaixo desse valor “inexequíveis”. O ministro relator do processo, Benjamin Zymler, afirmou que o Iphan não permitiu que as empresas demonstrassem a viabilidade de suas propostas, e assim decidiu suspender a licitação.

Leia também:

Barroso afirma que STF teve atuação controversa em casos de combate à corrupção

ACM Neto reafirma planos para 2026: ‘Nosso sonho para a Bahia está mais vivo do que nunca’

Alexandre Padilha afirma que Brasil só tomará uma posição definitiva quando a Venezuela publicar as atas das urnas

Valter Campanato/Agência Brasil