Secretário de Turismo prevê alta geração de emprego e renda com novo empreendimento em Baixio

Maurício Bacelar ainda disse que Bahia baterá recorde de visitante na temporada 2024/25


Vixe d-flex me-2
Rodrigo Fernandes e Heber Araújo 30/11/2024 15:40 Política
Secretário de Turismo prevê alta geração de emprego e renda com novo empreendimento em Baixio - Equipe M!

O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, fez uma previsão, neste sábado (30), sobre a alta geração de emprego e renda que o estado terá com a chegada do novo empreendimento do Grupo Prima no distrito de Baixio, em Esplanada, no litoral norte. O titular da Setur-BA esteve presente no lançamento da pedra fundamental pedra fundamental de três resorts, projeto turístico que deve receber R$ 5,6 bilhões em aportes privados.

“Essa chegada do Grupo Prima ao distrito Baixio é um trabalho do governo da Bahia. Aqui, vão ser investidos algo em torno de R$ 6 bilhões, que vão incrementar o fluxo turístico do Estado em mais de um milhão de visitantes por ano, com reflexo na geração de emprego em renda também de mais 10 mil empregos nessa região. São com essas ações que o governo tem desenvolvido que a Bahia hoje pode afirmar de liderar o turismo nacional”, disse Bacelar em entrevista exclusiva ao Portal M!.

Questionado sobre a capacitação da mão de obra que atuará nas obras da construção civil e nos equipamentos turísticos, o secretário voltou a reforçar a atuação da gestão estadual. Segundo ele, o Governo do Estado atua desde o ano de 2020 para que os moradores da região estejam aptos ao trabalho.

Em coletiva de imprensa, o diretor-executivo do Grupo Prima, Luciano Lopes, também falou sobre o percentual de habitantes dos arredores de Esplanada contemplados com a geração de emprego. Segundo ele, a expectativa é oferecer o máximo de vagas possíveis aos moradores da região, já que o grupo atua na Bahia desde o ano de 2005.

“Já foram capacitados e treinados aproximadamente quase 8 mil pessoas somando nesses anos. Atualmente, nós temos aqui empregados em Baixio em torno de 200 colaboradores, dos quais 92% são mão de obra local. Assim como também a gente quer aproveitar o máximo possível de mão de obra da região, esse é o nosso principal desafio e objetivo, porque ter a mão de obra local ela é fundamental para o sucesso deste empreendimento”, pontuou Lopes.

Temporada 2024/25 na Bahia

Ao Portal M!, Maurício Bacelar ainda disse que a Bahia terá um novo recorde de visitantes na temporada turística de 2024/25. O secretário destacou que as projeções são otimistas e a frequência de voos para o estado está grande com a chegada da alta estação.

“Nós vamos bater um recorde seguido. A temporada 23/24 foi um recorde na Bahia e a temporada 24/25, com certeza absoluta, será um recorde sobre a movimentação da temporada passada, por conta do número de voos que o Governo do Estado trouxe para a Bahia nesse período. Para que você tenha uma ideia, somente da América Latina, nós vamos receber 19 voos semanais. E, a partir de janeiro, teremos voos diários ligando Salvador a Buenos Aires. O mercado da América Latina é o maior mercado emissor de turistas internacionais do Brasil e em particular da Bahia”, afirmou.

“Com esses voos que nós fizemos a captação, nós vamos facilitar a vinda dos turistas da América Latina para a Bahia, o que mostra o crescimento do turismo. Por outro lado, também as frequências de voos para a Europa com a Bahia ligada diretamente a Madri, a Lisboa e a França, incrementam esse fluxo turístico. A Bahia tem também, nos voos nacionais, a maior taxa de ocupação nos voos do país são os voos que vêm para a Bahia. Todos esses dados me dão a tranquilidade de afirmar que a temporada 24/25 será um novo recorde”, complementou o secretário de Turismo.

Perguntado sobre os investimentos no chamado Afroturismo, Bacelar confirmou que a Bahia é o lugar que melhor aborda este tópico. Segundo o titular da Setur, “é aqui na Bahia que os turistas encontram a melhor experiência do Afroturismo no mundo”, disse.

“O Governo do Estado tem um investimento na área das religiões de matriz africana. Nós temos trabalhado as baianas de acarajé, trabalhado os blocos afro. Enfim, a cultura que os negros africanos trouxeram para a Bahia. Nós guardamos costumes do povo africano que não tem na África, mas que tem aqui. Para os negros da diáspora no mundo, o melhor local de se fazer uma experiência de Afroturismo, de conhecer a sua origem, é aqui na Bahia”, concluiu.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Eridan de Bonifácio é eleita prefeita de Ruy Barbosa após eleição suplementar -
Política 06/04/2025 às 18:27

Eridan de Bonifácio é eleita prefeita de Ruy Barbosa após eleição suplementar

Vereadora é eleita prefeita de Ruy Barbosa após vencer a eleição suplementar com 51,57% dos votos válidos


Preta Gil desmente viagem ao exterior e segue tratamento contra câncer em São Paulo -
Coluna Ohh! 06/04/2025 às 17:56

Preta Gil desmente viagem ao exterior e segue tratamento contra câncer em São Paulo

Artista compartilhou momento da viagem nas redes sociais e apareceu ao lado da irmã e de uma amiga


Papa Francisco saúda fiéis no Vaticano após 38 dias hospitalizado -
Internacional 06/04/2025 às 17:10

Papa Francisco saúda fiéis no Vaticano após 38 dias hospitalizado

Após internação, Papa Francisco surge em público no Jubileu dos Enfermos


Carro invade supermercado na Pituba e deixa funcionária ferida em Salvador -
Cidades 06/04/2025 às 16:47

Carro invade supermercado na Pituba e deixa funcionária ferida em Salvador

Motorista perdeu controle no estacionamento e atingiu caixa do estabelecimento; caso ocorreu na tarde de sábado (5)


João Roma reforça pauta de anistia em ato com Bolsonaro na Avenida Paulista -
Política 06/04/2025 às 16:08

João Roma reforça pauta de anistia em ato com Bolsonaro na Avenida Paulista

Presidente do PL na Bahia e bolsonaristas baianos participam da manifestação em São Paulo neste domingo


Gilberto Gil e Anitta emocionam público no Rio em show da turnê de despedida -
Coluna Ohh! 06/04/2025 às 15:15

Gilberto Gil e Anitta emocionam público no Rio em show da turnê de despedida

Cantor recebeu Anitta no palco e cantou “Aquele Abraço” diante de uma plateia repleta de celebridades na Farmasi Arena


Bahia tenta aproveitar pressão sobre o Santos para surpreender na Vila Belmiro -
Cidades 06/04/2025 às 14:20

Bahia tenta aproveitar pressão sobre o Santos para surpreender na Vila Belmiro

Equipe paulista quer se recuperar após derrota na estreia contra o Vasco, enquanto tricolor busca primeiro triunfo no Brasileirão


Gleisi Hoffmann sai em defesa de Janja após AGU definir regras para viagens e funções da primeira-dama -
Política 06/04/2025 às 13:30

Gleisi Hoffmann sai em defesa de Janja após AGU definir regras para viagens e funções da primeira-dama

Texto afirma que papel do cônjuge não deve ser remunerado e deve haver prestação de contas dos recursos públicos


Bahia tem 65 cidades em situação de emergência por estiagem reconhecida pelo Governo Federal -
Cidades 06/04/2025 às 12:40

Bahia tem 65 cidades em situação de emergência por estiagem reconhecida pelo Governo Federal

Com novas inclusões, municípios podem acessar recursos para ações de defesa civil e abastecimento emergencial


Brasileirão: Vitória busca reação contra o Flamengo após derrota na estreia e pressão da torcida -
Cidades 06/04/2025 às 11:50

Brasileirão: Vitória busca reação contra o Flamengo após derrota na estreia e pressão da torcida

Confronto acontece neste domingo, às 18h30, no Barradão, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro