Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues
Divulgação
O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Rosemberg Pinto (PT), pregou cautela, nesta terça-feira (3), ao avaliar as especulações sobre uma possível filiação do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), ao PSD. Para o parlamentar, o debate ainda é precoce e carece de diálogo direto com as principais lideranças do partido.
Segundo Rosemberg, ele não teve conversas com o senador Angelo Coronel (PSD), nem com o senador Otto Alencar (PSD), presidente estadual da sigla, o que, em sua avaliação, impede a formação de um posicionamento definitivo sobre o tema.
“Olha, se ACM Neto se filiar ao PSD para votar em Jerônimo eu vejo até razoável, mas eu acho muito ainda prematura as discussões, vi pela imprensa, não conversei com o senador Ângelo Coronel, não conversei com o senador Otto Alencar pra que eu possa formar uma opinião sobre o tema”, afirmou o deputado.
Deputado destaca legitimidade de Angelo Coronel no debate político
Durante a avaliação do cenário, Rosemberg Pinto ressaltou que é legítimo que o senador Angelo Coronel defenda seu posicionamento político no estado. No entanto, ponderou que eventuais movimentos precisam respeitar as regras internas do agrupamento político.
“É natural, é legítimo que Angelo Coronel possa defender o seu posicionamento político no Estado, agora não pode ultrapassar a linha, certo? Da regra do agrupamento político”, disse.
O líder governista afirmou ainda que, caso haja uma mudança de posicionamento por parte do senador, o grupo político precisará se organizar para enfrentar o novo cenário. “Se isso tá acontecendo e é uma decisão dele alterar de posição, nós temos que nos organizar pra enfrentar isso”, declarou.
Base governista segue alinhada com Jerônimo Rodrigues
Apesar das especulações e das incertezas nos bastidores, Rosemberg Pinto destacou que tem dialogado com gestores municipais e que o sentimento predominante é de alinhamento com o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“Eu tenho conversado com diversos prefeitos e prefeitas sobre o tema e as pessoas estão muito alinhadas com o governador Jerônimo Rodrigues”, afirmou.
A declaração ocorre em um momento de atenção na base governista, após o anúncio do senador Angelo Coronel de que pretende deixar o PSD para disputar a reeleição ao Senado pela oposição. Mesmo diante do cenário, o governador Jerônimo tem adotado um discurso público de cautela e defesa da unidade política.
Jerônimo defende união e evita antecipar cenários eleitorais
Durante a Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho, em Salvador, Jerônimo Rodrigues afirmou que a situação envolvendo o PSD ainda está sendo tratada internamente pelo partido e que Coronel não é considerado, até o momento, fora da base governista.
“A gente sempre trabalhou aqui na Bahia no sentido de agregar. Nós acolhemos todos e gostaríamos muito de não perder o Angelo Coronel”, disse o governador.
Jerônimo ressaltou que o diálogo está sendo conduzido pelo senador Otto Alencar e que o governo evita interferir diretamente nas decisões partidárias, embora acompanhe as tratativas.
Construção da chapa segue em aberto
Questionado sobre a formação da chapa majoritária e a possibilidade de uma composição chamada de “puro-sangue”, o governador evitou antecipar definições. Segundo ele, o cenário político ainda está em construção e a prioridade é preservar a unidade do grupo.
“Eu quero uma chapa forte e completa e que não desagregue, que una pra gente poder trazer a reeleição do presidente Lula, ampliar a bancada de deputados federais e estaduais”, afirmou.
Franciano Gomes
Comunicador e autor de projetos culturais e audiovisuais, com atuação em jornalismo, pesquisa documental e desenvolvimento de narrativas voltadas à valorização da cultura brasileira.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão