Profissão de trancista é reconhecida oficialmente no Brasil após pedido de deputada baiana
Além da inclusão das trancistas na CBO, deputada atua em defesa de idosos vulneráveis e contra crimes sexuais online
Divulgação
A atividade de trancista foi oficialmente incluída na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sob o código 5161-65. A conquista é resultado de uma solicitação formal da deputada federal Rogéria Santos (Republicanos-BA) ao ministro Luiz Marinho, durante agenda em Brasília que também contou com a presença da vereadora Ireuda Silva (Republicanos).
A medida representa um avanço para a formalização da atividade e para a garantia de direitos trabalhistas, especialmente para mulheres negras que atuam no setor de embelezamento com ênfase na estética afro-brasileira.
Rogéria Santos reforçou a importância da regulamentação da profissão, destacando que o reconhecimento vai além da valorização cultural.
“É um passo fundamental para que essas profissionais sejam reconhecidas e respeitadas, não apenas culturalmente, mas também como trabalhadoras que movimentam a economia e promovem autoestima e identidade”, afirmou a parlamentar.
Além da articulação junto ao ministério, a deputada também é autora do Projeto de Lei nº 2831/2024, que propõe a regulamentação da profissão de trancista em todo o território nacional. A proposta reforça o compromisso com a inclusão produtiva, o empreendedorismo feminino e a igualdade racial.
Com a inclusão na CBO, abre-se espaço para que trancistas possam acessar segurança jurídica, direitos sociais e participar de políticas públicas de fomento ao trabalho formal.
Ireuda Silva celebra inclusão de profissão de trancista na CBO
A vereadora de Salvador e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Ireuda Silva (Republicanos) também celebrou a inclusão. Em 2023, Ireuda se reuniu com o ministro Luiz Marinho e apresentou a demanda da categoria, dando início a estudos técnicos no âmbito do Ministério do Trabalho.
Ao destacar a importância da conquista, a vereadora ressaltou o impacto coletivo e enfatizou que a medida reforça o “respeito” à cultura e a força do trabalho das trancistas. “Essa é uma conquista coletiva, construída com muito diálogo, mobilização e, acima de tudo, respeito à cultura e à força de trabalho que as trancistas representam”, disse a vereadora.
Em sua atuação, Ireuda tem defendido o reconhecimento das profissões ligadas à identidade afro-brasileira, contribuindo para a valorização de práticas culturais historicamente marginalizadas.
A formalização da atividade reconhece o trancista como profissional dos serviços de embelezamento, ao lado de cabeleireiros, barbeiros, manicures e maquiadores. Na descrição oficial do CBO, o trancista pode ser identificado também como artesão capilar, trançadeiro capilar ou profissional das tranças.
A vereadora também fez referência à importância da atuação da deputada federal Rogéria Santos. “Agradeço à deputada Rogéria Santos, que teve um papel fundamental em Brasília. Abriu portas e nos levou ao ministro Luiz Marinho”, afirmou Ireuda.
A conquista marca uma etapa importante para a categoria. A formalização permite que milhares de trancistas acessem benefícios sociais, sejam incluídas em programas de capacitação e tenham condições mais seguras de trabalho. Também fortalece o reconhecimento das práticas culturais afrodescendentes como parte integrante da economia criativa brasileira.
A partir da publicação da atividade na Classificação Brasileira de Ocupações, as trancistas passam a ter respaldo legal para desenvolver suas atividades dentro dos marcos da legislação trabalhista.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026