Pular para o conteúdo
Início » Prefeito anuncia que sua pré-candidatura à reeleição deve ganhar apoio de mais um partido

Prefeito anuncia que sua pré-candidatura à reeleição deve ganhar apoio de mais um partido

Prefeito anuncia que sua pré-candidatura à reeleição deve ganhar apoio de mais um partido
Com proibição de pré-candidatos em inaugurações a partir deste sábado (6), Bruno Reis faz 12 entregas nesta sexta-feira (5)

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) afirmou, na manhã desta sexta-feira (5), que sua pré-candidatura à reeleição deve ganhar o apoio de mais um partido. Atualmente, o gestor possui aliança com 13 partidos: União Brasil, PDT, Republicanos, PSDB, PP, PL, Cidadania, DC, PRD, PMB, PRTB, Novo e PMN. Seu principal adversário na disputa à Prefeitura de Salvador em outubro é o ex-aliado, vice-governador Geraldo Jr. (MDB), que tem, até o momento, o apoio de dez partidos: MDB, PT, PSB, PSD, PCdoB, PV, Podemos, Solidariedade, Avante e Rede.

“Eu acho que a gente fica com quase 60% do tempo televisão e temos aí 13 partidos e, para não ficar em 13, eu acho que ainda vem mais um para gente ir para o 14. Vocês vão saber pra semana”, disse o prefeito ao Portal M!.

Diante da proibição da presença de qualquer pré-candidato, seja a prefeito ou a vereador, mesmo aqueles à reeleição, em inaugurações a partir deste sábado (6), Bruno Reis resolveu fazer uma verdadeira maratona nesta sexta-feira. O prefeito vai participar de 12 eventos em Salvador. O primeiro da agenda apertada foi a inauguração do Hospital Municipal do Homem, em Monte Serrat.

“Hoje são 12 inaugurações, hoje praticamente eu percorro toda a cidade fazendo entregas. Cada um em uma área, recorde de praças, de escadarias, de campos de grama sintética. Enfim, nós estamos batendo todos os recordes. Eu tinha o compromisso de fazer um hospital, vou entregar três. Não tive quatro anos de mandato, eu tive praticamente só dois [em função da pandemia de Covid-19]. Imagine se não tivesse tido pandemia, imagine se eu tivesse tido quatro anos, o que é que eu poderia ter feito a mais nesta cidade? É isso que as pessoas enxergam: ‘o prefeito que está aí manteve todos os programas’. Com toda a dificuldade de transporte público, mantivemos o ‘Domingo é meia’”, pontuou.

Ainda em entrevista ao Portal M!, o prefeito disse que não possui “mais perspectiva de disputar eleição pelo menos nos próximos seis anos”. A declaração põe fim à especulação recorrente de que ele poderia, se reeleito, deixar a Prefeitura de Salvador em 2026 para concorrer ao governo da Bahia.

“Todo mundo vai dizer: ‘deixa o prefeito trabalhar’. Vai todo mundo me esquecer e eu vou trabalhar. Não vai ter ninguém pra me atrapalhar, não vai ter força oculta, não vai ter nada. Então, imagina o que nós vamos fazer? É isso que o povo enxerga, e em toda a cidade, gente. Estou praticamente dia sim dia não aqui na Cidade Baixa. No Subúrbio, eu volto para lá hoje à tarde. Eu tenho 14 dias consecutivos no Subúrbio, entregando [obras], inaugurações em todas as áreas. Na região de Cajazeiras também, ainda volto pra lá hoje, às 10h da noite, para entregar a segunda academia de musculação, que é um verdadeiro sucesso”.

Balanço

Questionado sobre o balanço que faz sobre as inaugurações e entregas de obras realizadas durante seu mandato, ele afirmou que “quem está avaliando bem é o povo”. Segundo ele, por onde passou, nos últimos dias, na capital baiana, recebeu palavras de estímulo, agradecimento e de carinho dos soteropolitanos.

“Ontem, à noite, eu não consegui andar no Engenho Novo de Brotas. Velho só na história, na tradição, que agora virou Engenho Novo de Brotas, um dos bairros mais bonitos da nossa cidade. Então, isso é o trabalho, nada resiste ao trabalho. E todos sabem que se tem uma marca do prefeito é humildade, é uma pessoa que veio de baixo, uma pessoa simples, uma pessoa como todas que estão aqui, mas que trabalha muito, que vive exclusivamente para essa cidade e é justamente por isso, com todas as dificuldades que eu enfrentei, que eu me emocionei aqui no início”.

De acordo com Bruno Reis, todas as obras que vinham do governo anterior do correligionário e padrinho político, ACM Neto, atual presidente nacional do União Brasil, foram concluídas. E, mesmo diante de um cenário “de crise por conta da pandemia” e as “turbulências políticas” que enfrentou, ele ainda teria conseguido tirar do papel novas obras e novos projetos “grandiosos”.

“BRT, diversas obras de restaurantes populares, de Unidade de Saúde aqui mesmo na Cidade Baixa, Complexo Saúde do Areal, novos equipamentos para área de psiquiatria que nós entregamos na área social, Cras [Centro de Referência de Assistência Social] e Creas [Centro de Referência Especializado de Assistência Social], escolas que nós entregamos. Tem sete escolas para serem entregues aí nos próximos meses. Tem trechos de orla aqui do Porto da Lenha aqui embaixo e toda a orla lá da Boca do Rio. A [orla de] Piatã será entregue também pelos nossos deputados, pelos nossos secretários, porque não é candidato, só não vai poder participar quem é candidato”, enumerou.

Próximas agendas

Mesmo com o impedimento de realizar entregas ou inaugurações a partir deste sábado, o prefeito afirmou que manterá o ritmo intenso de agendas na Prefeitura de Salvador. A ideia, segundo ele, é mesclar com eventos políticos com reuniões de segmentos e pré-candidatos a vereador de sua base de apoio à reeleição.

“Não para, né? Amanhã já tem lançamento de pré-candidatura a vereador de manhã. De tarde, eu vou a Curaçá, minha terra, que é a tradicional Festa dos Vaqueiros que eu participo desde criança e aí domingo eu volto. Segunda-feira, 7 horas da manhã, já tem entrevista, sabatina com os candidatos. A gora vai ser uma agenda de visita a instituições, de vistorias de obras, ordens de serviços no gabinete de obras que a gente pode começar. Vai ser de agenda com os pré-candidatos a vereadores, vou acabar de ouvir alguns segmentos para concluir nosso plano de governo e, com fé em Deus, dia 25 a nossa convenção para homologar as candidaturas. Dia 15 de agosto começa a batalha. As armaduras já estão prontas, fortalecidas, as espadas em punho e vamos para o campo de batalha”, destacou Reis ao Portal M!.

Leia também:

‘Vai trabalhar com capacidade máxima’, diz Bruno Reis sobre Hospital Municipal do Homem

Hospital do Homem atenderá com demanda regulada e capacidade de mil cirurgias por mês

Eleições 2024: restrições a prefeitos e vereadores, pré-candidatos à reeleição, passam a valer a partir de sábado

Equipe M!