Polícia Federal aponta omissão e falhas graves das forças de segurança nos ataques de 8 de janeiro
Ausência de Anderson Torres e falta de coordenação são destacados como fatores críticos no relatório enviado ao STF
A investigação da Polícia Federal (PF) sobre as ações das forças de segurança do Distrito Federal durante os ataques aos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023, apontou “falhas evidentes” nas respostas e na gestão da segurança no episódio, classificando como grave a omissão das autoridades.
Encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o relatório foi enviado pelo ministro Alexandre de Moraes à Procuradoria-Geral da República (PGR) na segunda-feira (28) para análise e manifestação sobre o conteúdo.
Entre os pontos mais críticos, o documento destaca a ausência do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, no dia dos ataques. Recém-nomeado ao cargo após sua saída do Ministério da Justiça no governo Jair Bolsonaro (PL), Torres estava em férias em Orlando, nos Estados Unidos, desde a antevéspera do ocorrido.
Acusado de omissão nas responsabilidades de segurança, Torres foi detido ao retornar ao Brasil, cerca de uma semana após os atos golpistas. Em maio de 2023, obteve liberdade provisória concedida pelo STF, embora continue sendo investigado por seu suposto envolvimento na tentativa de golpe.
Além de Torres, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também é investigado pela PF. Ambos foram interrogados pela polícia e negaram qualquer falha atribuída à sua gestão durante os eventos de 8 de janeiro.
O relatório aponta que, além da ausência de Torres, a “falta de ações coordenadas” e a “restrição na difusão de informações cruciais” intensificaram a vulnerabilidade das forças de segurança.
“Conclui-se que as falhas da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) no enfrentamento das manifestações de 08/01/2023 são evidentes, especialmente pela ausência inesperada de seu principal líder, Anderson Gustavo Torres, em um momento de extrema relevância”, assinala o documento, ressaltando que a falta de coordenação e informações do Relatório de Inteligência nº 06/2023 contribuiu para a “ineficiência da resposta das forças de segurança”.
Para a PF, a ausência de Torres, somada à falta de coordenação e comunicação, indica falhas significativas na atuação das forças de segurança do Distrito Federal, expondo a gravidade da gestão no controle das manifestações.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro