PL do fim da escala 6×1 começa a ser votado em Comissão da Câmara e prevê implementação gradual até 2028
Proposta começou a receber emendas dos parlamentares ao substitutivo em análise
Bruno Spada / Câmara dos Deputados
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados iniciou, nesta quarta-feira (17), o processo de votação do Projeto de Lei que trata do fim da escala de trabalho 6×1. A proposta começou a receber emendas dos parlamentares ao substitutivo em análise, etapa que permite ajustes pontuais ou alterações no mérito do texto antes da deliberação final do colegiado. As sugestões apresentadas podem modificar trechos específicos ou a estrutura geral do projeto.
O relatório apresentado pelo deputado Leo Prates (PDT-BA), presidente da comissão, estabelece uma jornada máxima de 40 horas semanais, distribuídas em cinco dias de trabalho e dois dias de descanso. O texto prevê que a adoção do novo modelo seja feita de forma gradual, com implementação escalonada até 2028, quando a regra passará a valer de maneira definitiva para os setores abrangidos.

Crédito: Divulgação/Câmara dos Deputados
Proposta em análise inclui possibilidade de regime 4×3
O substitutivo também inclui a possibilidade de adoção do regime de trabalho na escala 4×3, com limite de até 10 horas diárias, desde que haja acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho.
“O substitutivo busca esse ponto de equilíbrio entre a necessária valorização do trabalho humano e a preservação da sustentabilidade econômica das empresas”, disse Prates ao justificar a inclusão do dispositivo.
A escala 6×1, regime em que o trabalhador atua seis dias consecutivos e tem direito a apenas um de folga, é uma das mais comuns no país, especialmente no setor do comércio. Embora esteja prevista na legislação trabalhista, o modelo vem sendo amplamente questionado por sindicatos e especialistas em saúde ocupacional, que apontam desgaste físico e psicológico, além da redução do convívio familiar como consequências diretas do formato atual.
Leo Prates anuncia avanço do projeto na Câmara
Na última segunda-feira (15), em entrevista ao Portal M!, Prates já havia revelado, de forma exclusiva, o início do processo de votação do fim da escala 6×1 na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. De acordo com o deputado, a votação deve ser concluída apenas em 2026, mas por ser terminativo nas comissões, será encaminhada apenas à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e, posteriormente, ao Senado Federal.
“Eu considero esse um grande passo, não para o trabalhador, mas para as famílias. Foi uma professora de Pernambuco que tocou meu coração, ela disse: ‘As crianças querem ter seus pais, suas mães presentes’”, lembrou.
Conforme o deputado, o episódio o fez lembrar de sua infância e da influência de seu pai, Alfredo, nos estudos em casa. Ele recordou que, aos sábados e domingos, seu pai o ajudava com os estudos das 8h às 17h, e destacou que isso só foi possível “graças a uma escala 5×2”.
“De um quadro de quase ir para recuperação em matemática, daquele ano em diante, eu passei a ser um dos melhores alunos em matemática, graças ao amor de um pai e graças a uma escala 5×2. Então, isso quer dizer também, as crianças e as famílias que nós queremos formar para o nosso futuro, os arranjos que nós temos que fazer no bom sentido, de incentivos fiscais, possibilitar que o empresário contrate horista, o que for necessário”, destacou.
“Acho que a sociedade brasileira deve se unir para fazer isso, porque nós estamos tratando não só do trabalhador, da qualidade de vida que é muito importante, mas das famílias que nós queremos para o nosso futuro”, complementou.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Bahia tem 2ª maior taxa de presos que não retornaram após saidinha de Natal no Brasil
Com 8,1% de evasão, Estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro em termos percentuais
BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos
Reality abre temporada com mistura de anônimos, famosos e ex-participantes, além de dinâmica de resistência valendo vagas na casa
Pesquisa mostra Lula com 50% de desaprovação e 47% de aprovação entre eleitores
Levantamento nacional aponta cenário de divisão política e avaliação negativa em áreas estratégicas do governo federal
Operação Overclean: PF mira deputado Félix Mendonça Jr. por esquema de desvios de emendas na Bahia
Nova fase investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro; STF determinou bloqueio de R$ 24 milhões do pedetista baiano
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Duelo eliminatório, às 19h30, define quem avança para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Anvisa aprova medicamento injetável para prevenção do HIV com aplicação semestral
Sunlenca passa a integrar o arsenal de prevenção do HIV com aplicação a cada seis meses
Jacuipense x Vitória: onde assistir, horário e prováveis escalações
Duelo em Feira de Santana, às 19h15, coloca frente a frente duas equipes em busca da primeira vitória no Campeonato Baiano 2026
Simm oferece 382 vagas emprego em Salvador com salários de até R$ 3,2 mil nesta terça-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Enxaguada de Yemanjá 2026 reúne Carlinhos Brown e convidados no Rio Vermelho; veja detalhes
Evento acontece em 2 de fevereiro, na Vila Caramuru, com Carlinhos Brown e convidados; ingressos estão à venda online e no Shopping Barra
Transalvador inicia credenciamento presencial de veículos para o Carnaval 2026
Transalvador abre postos no Shopping Barra e na Ferreira Costa para credenciamento de veículos que circularão nas áreas de restrição do Carnaval 2026