PGR pede condenação de seis réus do núcleo de ‘gerência’ da trama golpista
Grupo é composto por ex-integrantes do governo Bolsonaro, apontados como responsáveis por coordenar as principais iniciativas da trama
Lula Marques/Agência Brasil
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação de todos os seis réus do chamado núcleo de “gerência” do plano de golpe de 2023. O grupo é composto por ex-integrantes do governo de Jair Bolsonaro (PL), apontados como responsáveis por coordenar as principais iniciativas da trama golpista.
“É inquestionável a imprescindibilidade de suas contribuições para o intento disruptivo e violento”, afirmou a PGR em manifestação de 342 páginas.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, encaminhou ao STF os argumentos finais do processo. Após a entrega das alegações finais, as defesas poderão apresentar suas considerações, etapa que antecede o julgamento pela Primeira Turma do tribunal. A data do julgamento ainda não foi definida. O grupo responde por cinco crimes: organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do estado democrático, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado contra o patrimônio da União.
Veja integrantes do núcleo de ‘gerência’ e acusações
O núcleo de gerência inclui Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF); Marília Ferreira de Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública; Fernando de Sousa Oliveira, ex-diretor de Operações do mesmo ministério; Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais da Presidência; Coronel Marcelo Costa Câmara, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro; e General Mário Fernandes, ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência.
Silvinei Vasques, Marília Alencar e Fernando de Sousa Oliveira são acusados de usar a PRF para dificultar o voto de eleitores no Nordeste, região de forte apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno das eleições de 2022. Segundo a PGR, essa ação tinha o objetivo de “sustentar a permanência ilegítima” de Bolsonaro no poder.
Mário Fernandes e Marcelo Câmara teriam coordenado ações de monitoramento e neutralização de autoridades públicas, além de manter interlocução com lideranças populares envolvidas nos atos de 8 de janeiro de 2023. O general admitiu a autoria do plano Punhal Verde Amarelo, destinado a atacar o ministro Alexandre de Moraes, o presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin, com cópia impressa no Palácio do Planalto.
Segundo a PGR, Fernandes manteve “estreito vínculo” com os protestos violentos na Praça dos Três Poderes, participando pessoalmente dos acampamentos e trocando mensagens com Lucas Rottilli Durlo, líder de caminhoneiros em Mato Grosso, e com o tenente-coronel José Luiz Sávio Costa Filho, responsável pelos acampamentos.
O ex-secretário também buscou contato com outros membros do governo, como o tenente-coronel Mauro Cid e o ex-ministro Walter Braga Netto, solicitando que intermediários conversassem com Bolsonaro sobre a possibilidade de “proteger” os manifestantes.
“Para além do alinhamento ideológico, foram comprovadas contribuições e interlocuções diretas entre a organização criminosa e os manifestantes, que afastam qualquer ideia de um mero paralelismo de circunstâncias. […] Ficou evidente que o grupo aguardava o evento popular como a tentativa derradeira de consumação do golpe”, afirmou a PGR.
Filipe Martins é apontado como responsável pelo projeto de decreto que previa a implementação de “medidas excepcionais” do golpe, conhecido como a “minuta golpista”. A PGR destacou que sua participação decorreu da relação de confiança com Bolsonaro, da posição estratégica no governo e do alinhamento ideológico às pautas do grupo.
Martins também teria elaborado um discurso com acusações de fraude eleitoral, preparado para ser lido por Bolsonaro após a derrota nas eleições de 2022. O documento, identificado como “Discurso 31-10.docx”, classificava o pleito como “ilegítimo” e questionava o resultado oficial, segundo os investigadores.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad