PCdoB Bahia confirma três candidaturas à Câmara dos Deputados e aprova lançamento de dez nomes para a AL-BA
Partido também reafirma apoio ao projeto político liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo presidente Lula para as eleições de 2026
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados | Renato Araújo/Câmara dos Deputados | AscomAL-BA/AgênciaAL-BA
O PCdoB Bahia confirmou que irá lançar três candidaturas à Câmara dos Deputados e dez nomes para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nas eleições de 2026. A definição ocorreu após reunião da Comissão Executiva Estadual do partido, realizada nesta segunda-feira (26).
Durante o encontro, o Comitê Estadual também reafirmou o apoio ao projeto político liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mantendo o alinhamento do partido com a base governista na Bahia e no plano nacional.
Alice Portugal, Daniel Almeida e Olivia Santana serão candidaturas do PCdoB à Câmara dos Deputados
Segundo a definição da Executiva Estadual, o partido pretende lançar à reeleição os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida. Além disso, o PCdoB também aprovou a candidatura da deputada estadual Olívia Santana para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
A estratégia eleitoral do partido tem como objetivo ampliar sua representação no Congresso Nacional e fortalecer sua atuação institucional no estado da Bahia.
O presidente estadual do PCdoB, Geraldo Galindo, afirmou que o partido permanece alinhado ao campo democrático-popular que governa o país e o estado. Segundo ele, é necessário intensificar o diálogo entre as legendas que integram a base governista.
“Precisamos reunir com brevidade o Conselho Político do governo para que os partidos da base discutam coletivamente os rumos do projeto e a composição da chapa, bem como reunir a Federação Brasil da Esperança para debater os interesses específicos dos partidos que a compõem” afirmou.
Alice Portugal defende frente ampla nas eleições da Bahia
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) defendeu, na última quinta-feira (22), a construção de uma frente ampla da base governista para as eleições deste ano. Em entrevista ao Portal M!, a parlamentar reconheceu a importância dos caciques petistas, como o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o senador Jaques Wagner (PT) e o ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa, mas enfatizou a importância da construção de uma frente ampla dos setores democráticos, tanto no plano nacional quanto no contexto estadual, sobretudo diante do avanço da extrema direita.
“Isso é algo muito sério e portanto, a compreensão sobre a montagem de frentes amplas, na minha opinião, tem que ser absorvida, especialmente pelos setores democráticos da esquerda, os setores que defendem realmente a democracia, a soberania. Portanto, para a Bahia eu acho que nós temos que insistir numa chapa ampla, que contemple todas as forças que constroem esse projeto”, disse na ocasião.
Deputada diz que base deve fazer ‘esforço’
Ao ser questionada sobre a possibilidade de uma chapa formada por três ex-governadores, sem a participação do senador Angelo Coronel (PSD), Alice Portugal ponderou que a questão exige cuidado para evitar rupturas dentro da base aliada.
“Não é só uma questão da minha afinidade política. Rui, Wagner e Jerônimo são essa renovação, essa atualidade política da Bahia, não há dúvida. Mas, se a gente quer passar sem arranhões, sem defecções. Nós perdemos o PP. Então, na minha opinião, nós temos que fazer um esforço de contemplar todas as forças”, disse.
A deputada destacou ainda que, apesar da fidelidade histórica do PCdoB ao projeto, não cabe antecipar reivindicações sobre espaços na chapa. “Evidentemente, eu não me arvoraria a dizer de que maneira, porque o próprio PCdoB poderia ter pretensões depois de tantos anos de fidelidade, de haver um rodízio e nós sermos contemplados em alguma das posições da majoritária, mas isso não está previsto”, reconheceu.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Últimas Notícias
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval