Otto Alencar descarta antecipar debate sobre 2026 e reafirma apoio a Angelo Coronel

Senador também destacou necessidade de se preservar estabilidade política para que Jerônimo possa trabalhar sem interferências eleitorais


Héber AraújoOtávio Queiroz
Héber Araújo e Otávio Queiroz 29/01/2025 10:19 • Política
Otto Alencar descarta antecipar debate sobre 2026 e reafirma apoio a Angelo Coronel - Equipe M!
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O presidente do PSD na Bahia, senador Otto Alencar, afirmou, nesta quarta-feira (29), que as discussões sobre a chapa majoritária governista para 2026 devem ocorrer apenas no primeiro semestre do próximo ano. Para ele, antecipar esse debate é “infantil” e pode atrapalhar a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Apesar da postura de cautela, o dirigente partidário garantiu que o partido defenderá a candidatura do senador Angelo Coronel (PSD) à reeleição no próximo ano.

“Já disse que discutir 2026 agora é infantil, então vamos discutir em março para abril de 2026. O PSD vai defender os interesses do nosso candidato, o atual senador de mandato, Angelo Coronel. Lá na frente será discutido e decidido. [Senador Jaques] Wagner falou pela cabeça dele, eu respeito. Cada um tenha sua maneira de pensar, na verdade ele é um formador do grupo”, declarou Otto ao Portal M!, durante o 8º Encontro de Prefeitos da Bahia, em Salvador.

Senador defende estabilidade política para 2025

Otto também destacou a necessidade de preservar a estabilidade política para que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) possa trabalhar sem interferências eleitorais. “Ele precisa de tranquilidade para continuar trabalhando pela Bahia. Nós vamos ajudá-lo nesse ano, que não é um ano de eleição, é um ano mais tranquilo para que ele possa continuar fazendo o bom governo que está fazendo”, acrescentou.

Tensão entre PT e Angelo Coronel

A fala de Otto ocorre em meio a um cenário de divergências dentro do grupo governista. O PT deseja uma chapa formada exclusivamente “puro sangue”, com Jerônimo disputando a reeleição e Jaques Wagner e Rui Costa como candidatos ao Senado. Já Angelo Coronel, atual senador pelo PSD, insiste em disputar a reeleição e ameaça romper com o grupo caso seja excluído da composição.

Em 2018, Coronel conquistou a vaga no Senado após negociações internas que deixaram Lídice da Mata (PSB) de fora da chapa. Agora, ele reafirma sua intenção de buscar um novo mandato, enquanto o PT quer reforçar sua presença na chapa majoritária.

Apesar de impasses, base governista descarta racha para 2026

Diante do impasse, Jerônimo Rodrigues tem buscado manter a coesão entre os aliados e evitar confrontos diretos. Em entrevista ao Portal M! no último dia 21 de janeiro, ele reafirmou a importância do diálogo e, assegurou, assim como Otto e Wagner, que não haverá racha do grupo para as eleições de 2026.

“O Coronel é um senador nosso, eu coordenei a campanha para elegê-lo. Todos os partidos da base fizeram campanha para ele. É um líder que tem uma trajetória importante dentro do nosso grupo, e eu não vou me adiantar em nada. O que posso garantir é que vamos encontrar uma saída que valorize a todos, pois nosso objetivo maior é fortalecer o projeto coletivo, tanto na Bahia quanto em âmbito nacional”, afirmou o governador em entrevista ao Portal M!.

Jerônimo também enfatizou que sua prioridade é fortalecer as bancadas estadual e federal, garantindo espaço para todos os partidos aliados. “Desde 2006, quando ganhamos com Wagner, temos fortalecido os parceiros do partido. Minha palavra é de unidade. Vocês sabem que todas as vezes que fizemos movimentos, a gente não empurra ninguém da carroceria, na linguagem bem tradicional. Como o outro grupo faz, abandona, a gente não fez isso”, completou.

Héber Araújo

Héber Araújo

Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF -
Política 02/02/2026 às 16:58

Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF

Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário


Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026 -
Política 02/02/2026 às 16:31

Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026

Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas


Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste -
Cidades 02/02/2026 às 15:59

Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste

Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos


Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro -
Cidades 02/02/2026 às 15:27

Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro

Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade


Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026 -
Política 02/02/2026 às 14:42

Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026

Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador


Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’ -
Política 02/02/2026 às 14:11

Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’

Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital


STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis -
Política 02/02/2026 às 13:40

STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis

Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional


Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes -
Política 02/02/2026 às 13:09

Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes

Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar


Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’ -
Política 02/02/2026 às 12:38

Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’

Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar


MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026 -
Política 02/02/2026 às 12:07

MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026

Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral