Neto Carletto afaga Rui Costa, defende vaga na majoritária para o Avante e comemora força do partido na Bahia
Recém filiado à legenda, parlamentar diz que sigla é a segunda maior da Bahia
Divulgação/Assessoria do deputado Neto Carletto
O deputado federal Neto Carletto (Avante-BA) fez um longo afago político ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, na manhã desta segunda-feira (14), durante o programa De Olho na Bahia, na Rádio Mix Salvador (104.3 FM). Durante o bate-papo com os jornalistas Matheus Morais e Osvaldo Lyra, o parlamentar ainda defendeu uma vaga na chapa majoritária para o Avante nas eleições de 2026 e comemorou o desempenho expressivo da legenda nas eleições municipais de 2024.
Homenagem a Rui Costa: “seria uma honra tê-lo no Avante”
Principal nome da política baiana dentro do governo federal, Rui Costa (PT) foi alvo de elogios contundentes por parte de Neto Carletto. O deputado exaltou a trajetória do ex-governador da Bahia e chegou a sugerir que as portas do Avante estão “escancaradas” para recebê-lo, mesmo reconhecendo a proximidade histórica do ministro com o Partido dos Trabalhadores (PT).
“Seria um sonho realmente ter o ministro Rui Costa, um grande quadro, um grande nome da política baiana. Mas honestamente eu acho muito difícil que isso ocorra, porque ele tem uma relação longa e duradoura com o PT”, ponderou.
“Ainda assim, o Avante não está de portas abertas, está de portas escancaradas para receber o ministro Rui Costa. Seria uma grande honra tê-lo fazendo parte do nosso quadro”, completou Carletto.
O parlamentar também destacou a amizade entre Rui Costa e o ex-deputado Ronaldo Carletto, seu tio e presidente do Avante na Bahia. “É um amigo de Ronaldo, um amigo meu, um amigo da minha família, uma pessoa com quem temos grande carinho, apreço e admiração”.
Avante quer espaço na chapa majoritária em 2026
Segundo Neto Carletto, o crescimento do Avante na Bahia credencia a legenda a pleitear espaço na chapa majoritária governista em 2026. O deputado afirma que o partido já ocupa postos estratégicos no governo estadual, como a Secretaria de Agricultura, e está preparado para alçar voos ainda maiores.
“O Avante já está credenciado, sim, para ocupar espaços importantes. Hoje ocupa a Secretaria de Agricultura, fizemos outras indicações importantes no governo”, pontuou o deputado federal.
“Temos força política e envergadura para discutir uma vaga na chapa majoritária. Qual será o espaço? Isso só em 2026 será definido, mas vamos pleitear, com certeza”, acrescentou.
Ao ser questionado sobre a possível composição ideal da chapa, Carletto não hesitou em citar a união do atual governador Jerônimo Rodrigues e os seus dois antecessores , Jaques Wagner e Rui Costa. Para o parlamentar, “essa trinca é imbatível” e defende como a composição ideal da chapa para as eleições no próximo.
“Acho que as duas vagas para o Senado têm que ser de Wagner e Rui Costa, com Jerônimo indo para a reeleição. O Avante, o PSD, o MDB e os demais partidos da base vão discutir os outros espaços. A política é a arte da conversa, do diálogo”, disse o parlamentar.
Avanço expressivo do Avante nas eleições municipais de 2024
O desempenho do Avante nas eleições de 2024 na Bahia foi um dos pontos mais comemorados por Neto Carletto durante a entrevista. O partido saltou de um único prefeito para 60 prefeituras, além de eleger 36 vice-prefeitos e 472 vereadores em todo o Estado, se tornando a segunda legenda que mais elegeu gestores, ficando atrás apenas do PSD no Estado.
“Até 2022, o Avante tinha apenas um prefeito, 20 vereadores e nenhum vice. Hoje, somos o segundo maior partido da Bahia, atrás apenas do PSD. Foi um crescimento espetacular. Isso mostra que o projeto deu certo, baseado na confiança, na credibilidade e no diálogo”, celebrou.
Com esse resultado, o Avante foi proporcionalmente o partido que mais cresceu no Estado, depois de sair vencedora em 60 prefeituras. A bancada baiana da legenda é formada por dois deputados federais (além de Neto Carletto, Pastor Sargento Isidório, que comandou por vários anos o Avante, desde sua criação) e um deputado estadual (Patrick Lopes). Apesar de ter eleito 472 vereadores em 2024, não conquistou nenhuma das 43 cadeiras na Câmara Municipal de Salvador (CMS).
Nova liderança e articulação política
Neto Carletto também falou sobre sua trajetória política e o processo de migração do PP para o Avante, após receber carta de liberação e autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele ressaltou que a mudança foi estratégica e pensada a longo prazo, com base no legado do ex-deputado federal Ronaldo Carletto.
“Recebi 164 mil votos e estou entre os deputados mais votados da Bahia. Tenho a responsabilidade de honrar a história de Ronaldo Carletto, que teve cinco mandatos e prestou muitos serviços ao Estado. Mas tenho o meu jeito próprio de fazer política, com presença nos municípios, trabalho nas comissões e articulação no Congresso”, disse.
O parlamentar destacou ainda o apoio do governador Jerônimo Rodrigues e do próprio Rui Costa para a expansão do partido, além da confiança de prefeitos, vereadores e lideranças regionais. “Muitas lideranças vieram para o Avante porque sabem que é um partido sério, que não toma nem vende legenda. A confiança é o pilar do nosso crescimento”, declarou.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas