Neto Carletto afaga Rui Costa, defende vaga na majoritária para o Avante e comemora força do partido na Bahia

Recém filiado à legenda, parlamentar diz que sigla é a segunda maior da Bahia


Otávio Queiroz
Otávio Queiroz 14/04/2025 12:07 • Política
Neto Carletto afaga Rui Costa, defende vaga na majoritária para o Avante e comemora força do partido na Bahia - Divulgação/Assessoria do deputado Neto Carletto
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O deputado federal Neto Carletto (Avante-BA) fez um longo afago político ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, na manhã desta segunda-feira (14), durante o programa De Olho na Bahia, na Rádio Mix Salvador (104.3 FM). Durante o bate-papo com os jornalistas Matheus Morais e Osvaldo Lyra, o parlamentar ainda defendeu uma vaga na chapa majoritária para o Avante nas eleições de 2026 e comemorou o desempenho expressivo da legenda nas eleições municipais de 2024.

Homenagem a Rui Costa: “seria uma honra tê-lo no Avante”

Principal nome da política baiana dentro do governo federal, Rui Costa (PT) foi alvo de elogios contundentes por parte de Neto Carletto. O deputado exaltou a trajetória do ex-governador da Bahia e chegou a sugerir que as portas do Avante estão “escancaradas” para recebê-lo, mesmo reconhecendo a proximidade histórica do ministro com o Partido dos Trabalhadores (PT).

“Seria um sonho realmente ter o ministro Rui Costa, um grande quadro, um grande nome da política baiana. Mas honestamente eu acho muito difícil que isso ocorra, porque ele tem uma relação longa e duradoura com o PT”, ponderou.

“Ainda assim, o Avante não está de portas abertas, está de portas escancaradas para receber o ministro Rui Costa. Seria uma grande honra tê-lo fazendo parte do nosso quadro”, completou Carletto.

O parlamentar também destacou a amizade entre Rui Costa e o ex-deputado Ronaldo Carletto, seu tio e presidente do Avante na Bahia. “É um amigo de Ronaldo, um amigo meu, um amigo da minha família, uma pessoa com quem temos grande carinho, apreço e admiração”.

Avante quer espaço na chapa majoritária em 2026

Segundo Neto Carletto, o crescimento do Avante na Bahia credencia a legenda a pleitear espaço na chapa majoritária governista em 2026. O deputado afirma que o partido já ocupa postos estratégicos no governo estadual, como a Secretaria de Agricultura, e está preparado para alçar voos ainda maiores.

“O Avante já está credenciado, sim, para ocupar espaços importantes. Hoje ocupa a Secretaria de Agricultura, fizemos outras indicações importantes no governo”, pontuou o deputado federal.

“Temos força política e envergadura para discutir uma vaga na chapa majoritária. Qual será o espaço? Isso só em 2026 será definido, mas vamos pleitear, com certeza”, acrescentou.

Ao ser questionado sobre a possível composição ideal da chapa, Carletto não hesitou em citar a união do atual governador Jerônimo Rodrigues e os seus dois antecessores , Jaques Wagner e Rui Costa. Para o parlamentar, “essa trinca é imbatível” e defende como a composição ideal da chapa para as eleições no próximo.

“Acho que as duas vagas para o Senado têm que ser de Wagner e Rui Costa, com Jerônimo indo para a reeleição. O Avante, o PSD, o MDB e os demais partidos da base vão discutir os outros espaços. A política é a arte da conversa, do diálogo”, disse o parlamentar.

Avanço expressivo do Avante nas eleições municipais de 2024

O desempenho do Avante nas eleições de 2024 na Bahia foi um dos pontos mais comemorados por Neto Carletto durante a entrevista. O partido saltou de um único prefeito para 60 prefeituras, além de eleger 36 vice-prefeitos e 472 vereadores em todo o Estado, se tornando a segunda legenda que mais elegeu gestores, ficando atrás apenas do PSD no Estado.

“Até 2022, o Avante tinha apenas um prefeito, 20 vereadores e nenhum vice. Hoje, somos o segundo maior partido da Bahia, atrás apenas do PSD. Foi um crescimento espetacular. Isso mostra que o projeto deu certo, baseado na confiança, na credibilidade e no diálogo”, celebrou.

Com esse resultado, o Avante foi proporcionalmente o partido que mais cresceu no Estado, depois de sair vencedora em 60 prefeituras. A bancada baiana da legenda é formada por dois deputados federais (além de Neto Carletto, Pastor Sargento Isidório, que comandou por vários anos o Avante, desde sua criação) e um deputado estadual (Patrick Lopes). Apesar de ter eleito 472 vereadores em 2024, não conquistou nenhuma das 43 cadeiras na Câmara Municipal de Salvador (CMS).

Nova liderança e articulação política

Neto Carletto também falou sobre sua trajetória política e o processo de migração do PP para o Avante, após receber carta de liberação e autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele ressaltou que a mudança foi estratégica e pensada a longo prazo, com base no legado do ex-deputado federal Ronaldo Carletto.

“Recebi 164 mil votos e estou entre os deputados mais votados da Bahia. Tenho a responsabilidade de honrar a história de Ronaldo Carletto, que teve cinco mandatos e prestou muitos serviços ao Estado. Mas tenho o meu jeito próprio de fazer política, com presença nos municípios, trabalho nas comissões e articulação no Congresso”, disse.

O parlamentar destacou ainda o apoio do governador Jerônimo Rodrigues e do próprio Rui Costa para a expansão do partido, além da confiança de prefeitos, vereadores e lideranças regionais. “Muitas lideranças vieram para o Avante porque sabem que é um partido sério, que não toma nem vende legenda. A confiança é o pilar do nosso crescimento”, declarou.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira -
Negócios 02/02/2026 às 21:02

Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira

Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026


Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais -
Política 02/02/2026 às 20:29

Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais

Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito


Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos -
Cidades 02/02/2026 às 20:00

Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos

Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos


Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus -
Negócios 02/02/2026 às 19:31

Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus

Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic


Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026 -
Política 02/02/2026 às 19:04

Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026

Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo


Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’ -
Carnaval 2026 02/02/2026 às 18:33

Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’

Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval


BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas -
BBB 26 02/02/2026 às 17:59

BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas

Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva


Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho -
Política 02/02/2026 às 17:30

Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho

Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade


Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF -
Política 02/02/2026 às 16:58

Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF

Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário


Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026 -
Política 02/02/2026 às 16:31

Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026

Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas