Moraes autoriza Daniel Silveira a cumprir restante da pena em regime semiaberto com tornozeleira
Ex-deputado deverá se apresentar semanalmente e comprovar trabalho lícito
Rosinei Coutinho/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) a cumprir o restante da condenação no regime semiaberto. A decisão impõe ao ex-parlamentar o uso de tornozeleira eletrônica, a obrigação de comparecimento semanal ao fórum, a proibição de uso de redes sociais e a comprovação de atividade laborativa lícita.
A defesa de Silveira solicitou a progressão de regime, e a Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu parecer favorável ao pedido. O ex-deputado atendeu aos requisitos da Lei de Execuções Penais, que prevê o direito de progressão a quem cumpre parte da pena em regime mais rigoroso e mantém bom comportamento carcerário.
“Na presente hipótese, estão presentes todos os requisitos legais exigidos para a progressão do sentenciado ao regime aberto de cumprimento de sua pena privativa de liberdade”, afirmou Moraes em sua decisão.
Silveira tem remissão de 389 dias da pena
Silveira obteve a remissão de 389 dias da pena, comprovando participação em atividades de estudo e trabalho no sistema prisional. Também quitou a multa corrigida de R$ 271 mil, aplicada por violar a tornozeleira eletrônica enquanto estava em prisão domiciliar.
O ex-deputado foi condenado pelo STF a oito anos e nove meses de prisão por defender pautas antidemocráticas, como a destituição de ministros da Corte e a volta da ditadura militar. Em fevereiro de 2021, ele publicou um vídeo nas redes sociais em que atacou magistrados, defendeu o golpe de 1964, o AI-5 e chegou a falar em agredir integrantes do tribunal.
O julgamento terminou em abril de 2022, mas o cumprimento da pena foi adiado após o então presidente Jair Bolsonaro (PL) editar decreto concedendo indulto ao aliado. A medida acabou posteriormente anulada pelo STF. Até 16 de setembro deste ano, data do último atestado de pena, Silveira havia cumprido quatro anos, um mês e 26 dias da condenação.
Denúncias de visitas irregulares em presídio
Enquanto cumpria pena na Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas, em Magé (RJ), surgiram denúncias de que Silveira teria recebido visitas fora dos dias e horários regulares estabelecidos aos demais presos. A informação chegou ao gabinete de Moraes, que determinou o envio das imagens do circuito interno da unidade para análise.
Entre os nomes citados como visitantes estavam o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), o ex-vereador do Rio major Elitusalen Gomes Freire e o secretário de Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Guilherme Costa de Souza Moraes. A direção do presídio confirmou a presença deles no local, mas disse que o acesso a Silveira foi negado por falta de autorização judicial.
Em despacho, Moraes registrou que a Secretaria de Administração Penitenciária não comunicou oficialmente ao Supremo os dias, horários e nomes dos visitantes, contrariando as regras impostas ao sentenciado. As visitas ocorreram em junho e foram classificadas como “sem aviso prévio”.
Afastamento da direção e medidas da Seap
Após as denúncias, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) afastou toda a direção da Colônia Agrícola em 4 de setembro, alegando autorização irregular de entrada de visitantes. A pasta informou que reuniu o material de monitoramento para atender à solicitação do STF e que aguardava o ofício oficial da Corte para envio dos arquivos.
A defesa de Silveira afirmou que só se manifestaria após análise das imagens. O caso reforçou a supervisão rigorosa sobre o ex-deputado, que já havia sido acusado de mentir e omitir deslocamentos em audiência de custódia realizada em dezembro do ano passado. Segundo Moraes, Silveira utilizou uma ida ao hospital como álibi para violar condições judiciais, omitindo que esteve em outros endereços, incluindo um imóvel em Petrópolis.
Mais Lidas
Política
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Últimas Notícias
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital
Movimentos de mulheres iniciam organização do 8 de Março de 2026 em Salvador diante do avanço do feminicídio
Encontro reúne entidades sindicais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil para iniciar a construção coletiva do Março Mulher
Cão Orelha: adolescentes investigados retornam dos EUA e têm celulares apreendidos no aeroporto
Jovens também foram intimados a prestar depoimento, que ocorrerá em data definida pela polícia
Prefeitura abre 300 vagas para credenciamento de novos mototaxistas em Salvador
Conforme a gestão municipal, não há prazo limite para inscrição
Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024
Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais
MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador
Representação questiona adequação de música apresentada em show realizado no Terminal Náutico
Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo
Presidente da sigla diz que partido se consolida no campo da centro-direita e busca alternativa moderada para a Presidência