Ministério da Saúde planeja adotar CPF como número único de identificação no SUS
Ministro apontou que ausência de CPF para recém-nascidos era um dos principais entraves para efetivação da medida
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
O Ministério da Saúde estuda transformar o CPF em identificador único dos cidadãos no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta foi anunciada pelo ministro Alexandre Padilha durante audiência na Câmara dos Deputados, realizada nesta quarta-feira (11). As informações são da Agência Brasil.
“Quero aqui firmar um compromisso com toda essa comissão: nós vamos transformar o CPF no número-chave do Sistema Único de Saúde. Isso não é uma coisa que a gente faz da noite para o dia, mas, em julho, vamos apresentar o plano”, declarou Padilha após a primeira rodada de perguntas dos parlamentares.
Integração dos dados no SUS é prioridade da gestão
O ministro relembrou a experiência anterior à frente da pasta, entre 2011 e 2014, quando identificou que um mesmo usuário podia ter até cinco ou seis cartões nacionais do SUS, todos com numerações distintas. Na época, o Departamento de Informática do SUS (DataSUS) iniciou um processo de unificação dessas informações.
“Na época, o DataSUS conseguiu fazer uma coisa muito importante: a higienização do banco, que é vincular cinco ou seis cartões a um CPF”, explicou. “A pessoa pode até ter cinco ou seis cartões nacionais do SUS, mas estão vinculados àquele CPF”, completou o ministro.
Política iniciada no governo Dilma facilitou avanço
Padilha apontou que a ausência de CPF para recém-nascidos era um dos principais entraves à adoção do número como identificador único no sistema de saúde. Segundo ele, essa barreira foi superada com a criação de políticas públicas que passaram a garantir o CPF ainda nas maternidades.
“Felizmente, foi adotada a política de ter o CPF [nas maternidades] – uma decisão do governo Dilma [Rousseff] e que o Ministério da Saúde ajudou muito. Minha filha nasceu em 2015 e, na maternidade, ela já tinha CPF”, afirmou Padilha.
Ele ressaltou que o cenário atual é favorável à implementação da proposta. “A gente tem um volume de crianças que já têm seu CPF. Aquilo que era o principal obstáculo pra gente adotar o CPF como número-chave do Sistema Único de Saúde? A gente avançou muito em relação a isso. Vamos fazer esse plano”, disse o ministro.
A proposta busca aprimorar a organização das informações dos usuários do SUS, garantindo maior eficiência na gestão de dados e no atendimento prestado pelos serviços públicos de saúde em todo o país.
Apesar do avanço, Padilha reconheceu possíveis dificuldades em alcançar populações vulneráveis. “No caso de algumas populações, como pessoas em situação de rua, indígenas e imigrantes, a pasta pode enfrentar ‘dificuldades’”, alertou.
No entanto, o ministro enfatizou que esses casos representam uma minoria dentro do universo de usuários do SUS. “Mas isso é uma exceção dentro dos mais de 200 milhões [de usuários do SUS]”, pontuou.
“A gente consegue sim montar um plano. Nossa ideia é apresentar isso no mês de julho”, concluiu Padilha.
Saúde anuncia vagas para residência e atuação no SUS
O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (10), a oferta de 3,5 mil bolsas voltadas à especialização médica no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa combina 3 mil bolsas de residência médica e 500 vagas para provimento imediato de especialistas, com início previsto entre setembro de 2025 e março de 2026. O objetivo é ampliar o número de profissionais em regiões com déficit de atendimento, como a Amazônia Legal e o Nordeste.
As 500 vagas emergenciais fazem parte do programa Mais Médicos Especialistas, com foco na atuação presencial em hospitais regionais, municipais, policlínicas e ambulatórios. Os selecionados receberão bolsas mensais de até R$ 10 mil, com carga horária de 20 horas por semana. O edital está em elaboração e prevê início das atividades em setembro de 2025.
Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, os profissionais atuarão de forma prioritária em hospitais públicos regionais. “Esses profissionais vão ter a maior parte da carga horária de sua atuação presencial em hospitais regionais, estaduais, municipais, policlínicas e ambulatórios do SUS”, explicou o secretário.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Últimas Notícias
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.