Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Equipe M!
Mesmo após o anúncio do senador Angelo Coronel (PSD) de que pretende deixar o partido para disputar a reeleição ao Senado pela oposição, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), adotou um discurso de cautela e defesa da unidade política. Durante a Festa de Iemanjá, na manhã desta segunda-feira (2), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, o petista afirmou que a situação ainda está em discussão no âmbito interno do PSD e que Coronel não é tratado, até o momento, como fora da base governista.
Em entrevista ao Portal M!, Jerônimo ressaltou que a condução do diálogo está sob responsabilidade do senador Otto Alencar, presidente estadual da legenda, e não descartou a permanência de Coronel na chapa governista. No entanto, não explicou como encaixaria o senador, já que Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil, entraria na disputa pelo Senado no lugar de Coronel ao lado do senador Jaques Wagner (PT).
“A gente sempre trabalhou aqui na Bahia, primeiro com o Wagner, depois com o Rui e agora comigo, no sentido de agregar. A gente nunca foi de ficar espalhando, até porque é ruim pra todo mundo quando a gente espalha. Na família, assim, nas relações pessoais são assim, na política também. Nós acolhemos todos e gostaríamos muito de não perder o Angelo Coronel”, disse o governador.
Base governista acompanha tratativas sem interferência partidária
Jerônimo Rodrigues ressaltou que acompanha os desdobramentos com cautela e respeito às decisões internas do partido. De acordo com ele, o grupo político evita interferir diretamente em questões partidárias, mas vai convocar uma reunião do Conselho Político ainda nesta semana e tem interesse na permanência de Coronel na base.
“Estamos torcendo ainda, tá no âmbito do PSD, o PSD está tratando disso com muita tranquilidade. O presidente Kassab, do PSD, reforçou a decisão de ser o senador Otto Alencar, quem dirige isso. E eu tô na expectativa que a gente possa sair mais forte. Vamos ver qual vai ser o caminho a ser traçado. Essa semana eu devo estar chamando a reunião do Conselho Político pra gente poder apreciar. A gente não pode, mesmo sendo um grupo unido, a gente não pode interferir num ambiente partidário. É a decisão do PSD. Espero que o senador Otto possa dirigir isso com muita tranquilidade”, declarou ao Portal M!.
“Nós não temos interesse em perder nenhum, muito menos o senador Angelo Coronel. Mas como está no âmbito do PSD, nós respeitamos a iniciativa individual do partido. Enquanto grupo, enquanto conselho político, a gente precisa apreciar os acontecimentos. Estamos aguardando naturalmente as tratativas”, completou.
Chapa puro-sangue”
Questionado sobre a possibilidade de uma chapa “puro-sangue” e sobre como o senador Angelo Coronel poderia ser encaixado diante das candidaturas de Rui Costa e Jaques Wagner ao Senado — seja como suplente do líder do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hipótese já ventilada, ou na vaga de vice-governador, atualmente ocupada por Geraldo Jr. (MDB) —, o governador evitou antecipar cenários. Segundo ele, o quadro político ainda está em construção e não há definições fechadas. Jerônimo destacou ainda que a prioridade é montar uma composição eleitoral capaz de preservar a unidade do grupo político e fortalecer o projeto nacional.
“Isso nós estamos tratando ainda, eu não tenho essa resposta, porque eu quero construir isso de forma… Eu tenho meus desejos. Eu tenho dois desejos. Um desejo é ter uma chapa forte e completa. Segundo desejo, tem uma chapa que não desagregue, que una pra gente poder trazer a reeleição do presidente Lula, ampliar a bancada dos deputados federais, estaduais. Então, é isso aí. Dois desejos”, disse o petista ao Portal M!, que estava acompanhado do seu vice Geraldo Jr.
Pedido a Iemanjá não envolveu política
Ainda em entrevista ao Portal M!, Jerônimo afirmou que os pedidos feitos à Iemanjá, Rainha do Mar e mãe de todos os orixás, não tiveram relação com o cenário político. Segundo ele, a mensagem foi direcionada a temas sociais e ao bem-estar coletivo.
“Aqui eu pedi para que Deus possa continuar abençoando a gente, para enfrentar o tema da fome, do desemprego, pedindo paz e tranquilidade. Nada da política eu venho pedir a ela”, declarou.
Governador destaca caráter cultural e ambiental da festa
Jerônimo também destacou a importância cultural, religiosa e econômica da Festa de Iemanjá, que completa oficialmente 104 anos de entrega de balaios. O governador reforçou a necessidade de preservação ambiental durante as oferendas.
“É uma festa cultural e religiosa, que guarda as nossas raízes. Os pescadores agradecem, mas também sabem proteger. Por isso, os pedidos são para que as oferendas sejam biodegradáveis, para não poluir o mar”, afirmou.
O governador ressaltou ainda o impacto turístico do evento e a projeção da Bahia como território de convivência pacífica. “A Bahia é um restaurante de paz. É isso que a gente prega”, disse.
Saída de Angelo Coronel do PSD
A declaração de Jerônimo ocorre após o senador Angelo Coronel confirmar que deixará o PSD depois de ter sido excluído da chapa majoritária para as eleições. Em entrevista ao programa Frequência News, da rádio Boa FM, Coronel afirmou que a decisão está tomada, restando apenas a formalização junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Segundo o senador, a saída envolve aliados políticos e familiares, como seus filhos Diego Coronel e Angelo Filho, além de João de Furão, Thiago Gileno e Luizinho Sobral. Ele também criticou a condução interna do processo e afirmou que houve uma articulação para retirá-lo da disputa pela reeleição ao Senado.
Apesar das tentativas de mediação, Coronel mantém a posição de que sua saída é irreversível, enquanto o governo estadual afirma que seguirá dialogando e respeitando as decisões partidárias.
Franciano Gomes
Comunicador e autor de projetos culturais e audiovisuais, com atuação em jornalismo, pesquisa documental e desenvolvimento de narrativas voltadas à valorização da cultura brasileira.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas