Maternidade Climério de Oliveira reforça ações para reduzir mortalidade materna na Bahia
Medidas estão alinhadas ao Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna, celebrado em 28 de maio

A Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA), vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem promovido iniciativas voltadas à redução da mortalidade materna. A unidade investe na investigação de complicações e no aprimoramento da assistência, com foco em oferecer cuidado integral à gestante durante todas as etapas: pré-natal, parto e pós-parto. As medidas estão alinhadas ao Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna, celebrado em 28 de maio.
Definição e causas de morte materna
De acordo com o chefe da Unidade de Centro Obstétrico e Processamento de Material Esterilizado e membro da Comissão Hospitalar de Mortalidade Materna da MCO-UFBA/Ebserh, Leonildo da Silva, o conceito de óbito materno inclui o falecimento da mulher durante a gestação ou até 42 dias após seu término. Isso abrange todas as fases da gestação, incluindo casos de aborto e gestação ectópica.
Ainda segundo ele, as principais causas de morte materna são síndromes hipertensivas, hemorragias, doenças infecciosas e aborto.
Desigualdade e racismo como fatores de risco
Conforme o especialista, o trabalho da MCO-UFBA também leva em conta o impacto das desigualdades sociais e do racismo nos índices de mortalidade.
“Desigualdades raciais, de gênero e de classe moldam as vidas e as circunstâncias sob as quais estas mulheres chegam aos serviços e, ao mesmo tempo, tais desigualdades produzem impactos sobre os processos e práticas cotidianas durante seu cuidado nas instituições de saúde”, afirmou.
Atuação da Comissão Hospitalar de Mortalidade Materna
A Comissão Hospitalar de Mortalidade Materna da MCO-UFBA investiga casos de condições potencialmente ameaçadoras de vida (CPAV) e near miss (quando a paciente quase morre, mas sobrevive). Desde sua criação em 2008, a comissão propõe melhorias na assistência com base nas análises realizadas.
Em 2024, não houve óbitos maternos registrados na instituição. No entanto, a comissão investigou 108 casos de CPAV e near miss — sendo 46 ocorridos em 2023 e 62 em 2024. Os estudos consideram os efeitos desses eventos na vida da paciente e de seus familiares, como perda da capacidade reprodutiva, transtornos emocionais e internações prolongadas. As informações são consolidadas em relatórios anuais e discutidas em reuniões com profissionais e gestores.
Sobre a Ebserh
A MCO-UFBA integra a Rede Ebserh desde 2013. Criada em 2011 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a empresa administra atualmente 45 hospitais universitários federais. Essas unidades oferecem atendimento pelo SUS, contribuem para a formação de profissionais de saúde e estimulam a pesquisa e inovação.
Banco de Leite opera com estoque abaixo do ideal
O Banco de Leite Humano da Maternidade Climério de Oliveira, localizada em Salvador, está operando com 62 litros de leite humano em estoque, número significativamente abaixo do volume ideal de 120 litros. A escassez representa pouco mais de 50% da capacidade necessária para atender com segurança à demanda de recém-nascidos internados na instituição.
Semana reforça importância do aleitamento humano
Com o objetivo de conscientizar a população e aumentar o número de doações, a MCO-UFBA/Ebserh promoveu uma semana de atividades educativas, encerrando a programação com uma capacitação voltada ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, na última sexta-feira (23).
A iniciativa, que teve início na segunda-feira (19), em alusão ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, buscou incentivar a doação e esclarecer dúvidas sobre o processo. As ações envolveram debates, oficinas educativas e a divulgação dos bancos de leite disponíveis para coleta e distribuição a famílias necessitadas.
“O estoque ideal é variável. Tem a ver com o número de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e com o volume de leite humano que eles estão utilizando no dia. Mas o ideal é que a gente tenha 120 litros à disposição para conseguir atender à demanda da instituição de forma segura”, explicou a nutricionista Daniela Bellaguarda, que atua no BLH da MCO-UFBA/Ebserh.
O leite materno é reconhecido por sua eficácia na prevenção de infecções respiratórias, alergias e episódios de diarreia, especialmente entre bebês prematuros. Além de promover o desenvolvimento saudável, um único litro doado pode alimentar mais de dez recém-nascidos em um dia.
Estoque atual é insuficiente para atender demanda diária
Atualmente, o banco conta com apenas 22 doadoras ativas, número considerado insuficiente frente à demanda diária de aproximadamente 2.500 ml de leite. A amamentação, além de reduzir o risco de mortalidade infantil, é considerada uma das práticas mais importantes para garantir a saúde dos primeiros meses de vida.
Qualquer pessoa que esteja amamentando pode se tornar doadora, desde que esteja saudável e não faça uso de medicamentos que interfiram na composição do leite. A instituição reforça que o processo de doação é simples e pode ser realizado sem sair de casa.
Para iniciar a doação, é necessário apresentar os exames do pré-natal e passar por triagem com a equipe do BLH. Após o cadastro, são fornecidos os frascos adequados e as orientações sobre a ordenha e conservação do leite.
Mais Lidas
Saúde
Últimas Notícias

Alerta de chuva atinge 91 cidades da Bahia e segue até segunda-feira
Chuvas fortes, ventos e risco de alagamentos motivam alerta para Salvador e outras 90 cidades até o início da próxima semana

Morre cantora Sol, rival de Gretchen nos anos 1980, aos 59 anos em São Paulo
Artista fez sucesso nos anos 80 e viveu no Japão por 20 anos

Donald Trump é vaiado antes da final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos
Trump assistiu ao jogo ao lado da esposa Melania e do presidente da Fifa, Gianni Infantino. A presença do ex-presidente exigiu esquema especial de segurança no estádio

Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador
Entrega no Residencial Vitória da União marca retomada de obras paralisadas desde 2017 e reforça parceria entre governos federal e estadual

Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia
Ex-presidente vinculou tarifa de 50% aplicada por Trump a valores ideológicos e liberdade

Tecnologia no coração: 7 formas como wearable e IA estão mudando o tratamento de doenças cardíacas
Cardiologista aponta os impactos da tecnologia na detecção precoce de arritmias, adesão ao tratamento e atenção contínua ao paciente

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé
Preta Gil chegou a Washington, nos Estados Unidos, no mês de maio, para dar continuidade ao seu tratamento contra o câncer de intestino

Brasil atropela o Japão, vence a oitava seguida e garante 2º lugar geral na Liga das Nações de Vôlei
Brasil encerrou fase classificatória com 29 pontos, desempenho que lhe assegura uma posição de destaque entre as melhores seleções do torneio

Ministério da Saúde anuncia que Brasil vai retomar produção nacional de insulina após duas décadas
Entrega do primeiro lote foi feita em Minas Gerais e marca o início da produção nacional com tecnologia indiana

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais