Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’
Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital
Ascom/CMS
A líder da Oposição na Câmara Municipal de Salvador (CMS), vereadora Marta Rodrigues (PT) negou categoricamente que o Partido dos Trabalhadores tenha traído o senador Angelo Coronel (PSD) no processo de definição da chapa majoritária para as eleições de 2026. Segundo a parlamentar, em nenhuma instância interna da legenda houve uma decisão que excluísse o senador da composição que busca a reeleição.
“O PT não traiu. Na última reunião do diretório, em nenhum momento falamos que o Coronel estava excluído da chapa. Então é essa orientação que eu sigo”, afirmou a vereadora na reabertura dos trabalhos na CMS.
Marta Rodrigues explicou que o tema foi amplamente debatido e a legenda construiu uma resolução política que permanece válida até que um próximo encontro partidário reavalie o cenário, minimizando o desgaste público entre o senador e o grupo liderado pelo seu irmão, Jerônimo Rodrigues (PT). Neste último sábado (1º), Coronel anunciou sua saída do PSD e pode migrar para a chapa da oposição, liderada pelo vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, que deve concorrer novamente em outubro contra o atual governador.
Embate com Bruno Reis na abertura do ano legislativo
As declarações da vereadora ocorrem como uma reação direta ao posicionamento do prefeito Bruno Reis (União). Durante a abertura solene dos trabalhos na Câmara Municipal, o gestor soteropolitano disparou críticas ácidas contra a condução petista na Bahia, classificando o tratamento dado a Angelo Coronel como uma traição e um descarte deliberado de aliados.
“Ele [Coronel] foi traído, ele é vítima nesse processo. O PT é isso, suga, chupa o sangue dos aliados, dá aquele abraço de urso e depois descarta”, disparou o prefeito.
Bruno Reis chegou a comparar o caso com as situações vividas pelos deputados federais Lídice da Mata (PSB) e João Leão (PP) no passado, afirmando que o PT retirou o direito de disputar a reeleição no Senado, comunicando a decisão apenas pela imprensa.
Críticas à gestão municipal e ‘retrocessos’ em Salvador
Para além da disputa partidária, Marta Rodrigues aproveitou a reabertura da CMS para fazer uma avaliação crítica da segunda gestão de Bruno Reis (União). A líder da Oposição apontou que áreas essenciais da zeladoria da cidade sofreram retrocessos visíveis, citando especificamente o acúmulo de lixo nas ruas, a precariedade da iluminação pública e o estado dos asfaltos em Salvador.
“É falta de planejamento, né? Porque quando você planeja, você tem que executar. Eu, como sou da comissão de orçamento, eu acompanho mesmo, fiscalizo e a gente acompanha a execução”, criticou a vereadora.
Para Marta Rodrigues, a falta de conforto ambiental e o desmatamento de áreas verdes têm piorado o clima na capital. “Nós estamos aqui, às 9h da manhã, calor que ninguém aguenta. Isso é fruto de que a gente não tem nenhuma segurança, nenhum conforto ambiental”, pontuou.
Questionamentos sobre mobilidade e assistência social
A vereadora também questionou as idas e vindas de grandes projetos de infraestrutura, como a transição do modal de transporte que substituiria o antigo projeto do BRT.
“O prefeito disse que é um projeto ultrapassado e pneus não cabe mais, que vai voltar para o VLT. Isso é falta de quê? De planejamento. Poderia estar sendo investido em todas essas áreas que nós falamos aqui, como na assistência social”, afirmou a líder oposicionista.
Marta Rodrigues (PT) encerrou sua fala cobrando maior dignidade no tratamento à população em situação de rua e transparência na destinação dos recursos públicos. A parlamentar afirmou que tem recebido denúncias de retiradas arbitrárias de pessoas das ruas sem que se saiba para onde estão sendo levadas.
“Precisamos ter um planejamento, cuidar, é cuidar da vida das pessoas, ter dignidade”, concluiu a petista, prometendo rigor na fiscalização das contas municipais ao longo de 2026.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Últimas Notícias
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual