Manifestações contra anistia fortalecem Lula e enfraquecem PEC da Blindagem, dizem governistas
Governistas apontam atos em capitais como virada política e acreditam que mobilização fortalece Lula e enfraque a PEC da Blindagem
ROBERTO SUNGI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliam que os atos realizados neste domingo (21) em várias capitais do País representam uma “virada” na disputa contra a anistia e a chamada PEC da Blindagem. Para governistas, a mobilização popular deve frear a tramitação das propostas e manter a pressão contra condenados por tentativa de golpe de Estado. Ao mesmo tempo, acreditam que a reação da oposição abre espaço para o Palácio do Planalto consolidar apoio a projetos prioritários do governo.
As manifestações, convocadas por centrais sindicais, partidos de esquerda e artistas, ocorreram em pelo menos dez capitais, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Na capital federal, além de rejeitar a PEC da Blindagem, manifestantes cobraram a votação de pautas sociais, como o fim da escala 6×1 e a isenção de Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil.
Para o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Secretaria de Comunicação, os atos mostraram fortalecimento do governo. “O apoio ao presidente Lula é o grande guarda-chuva que une demandas como salário mínimo, soberania nacional e direitos trabalhistas”, disse. Já o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), classificou a mobilização como um divisor de águas: “A anistia e a PEC da Blindagem perdem força. Esperamos que essa virada facilite a aprovação de projetos de interesse do governo e da população”.
No ato de Brasília, o ex-ministro José Dirceu também criticou o Congresso: “Eles travam benefícios como a isenção do Imposto de Renda e o vale-gás para priorizar a PEC da impunidade. Mas o Brasil está mudando, a prova são as ruas cheias hoje”.
PT do Senado diz que PEC é atentado contra Constituição
Paralelamente, a bancada do PT no Senado divulgou nota afirmando posição unânime contra a PEC da Blindagem. Para os senadores, o texto aprovado na Câmara “é um atentado à Constituição” e cria privilégios injustificáveis para parlamentares. “A proposta enfraquece o Parlamento, transformando-o em abrigo para ilícitos e isolando-o da sociedade”, criticaram.
A PEC amplia o foro privilegiado, restringe processos criminais contra deputados e senadores e só permite prisão em caso de flagrante por crime inafiançável. O texto recebeu apoio maciço do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e de legendas de oposição. No PT da Câmara, 12 deputados chegaram a votar a favor da proposta em primeiro turno, mas no Senado a bancada promete rejeição integral.
José Dirceu ataca Congresso em ato contra PEC da Blindagem
O ex-ministro José Dirceu (PT) afirmou, neste domingo (21), em manifestação realizada em Brasília, que a transformação do País passa pela renovação do Congresso Nacional. “Para mudar esse País, temos que mudar o Congresso”, declarou diante de apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O protesto, que ocorreu nas imediações do Museu Nacional e reuniu milhares de pessoas em passeata até o Congresso, fez parte de uma mobilização nacional contra a anistia a envolvidos em tentativa de golpe de Estado e contra a chamada PEC da Blindagem, aprovada na Câmara na última semana. Os atos se repetiram em mais de 30 cidades pelo País.
Em seu discurso, Dirceu criticou parlamentares que, segundo ele, barram projetos sociais do governo Lula, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e o fim da escala de trabalho 6×1. Ele também defendeu a taxação de grandes fortunas, bancos e casas de apostas. “É hora de cobrar impostos dos ricos, do BBB – Bilionários, Bancos e Bets”, afirmou.
Lula 2026
O ex-ministro aproveitou o palanque para convocar unidade da militância contra a direita e reforçar seu apoio à reeleição de Lula em 2026. “Quero saudar cada companheiro que está aqui com a certeza de que vamos derrotá-los e reeleger Lula”, disse. Dirceu, que voltou a integrar a direção nacional do PT após a ascensão de Edinho Silva à presidência do partido, articula uma candidatura à Câmara no próximo pleito.
Outros líderes petistas também marcaram presença. O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) classificou a votação da PEC da Blindagem e da anistia como “um tapa na cara da sociedade”, enquanto o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), destacou que o ato em Brasília foi um dos maiores dos últimos anos.
Entre faixas com frases como “sem anistia para golpista” e “não à PEC da Bandidagem”, manifestantes também direcionaram críticas ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), responsável por pautar a urgência do projeto de anistia, apelidado pelo relator Paulinho da Força (Solidariedade-SP) de “PL da Dosimetria”. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também foi alvo de ataques, acusado de alinhamento com o bolsonarismo.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas