Lula retorna à Bahia para anunciar investimentos em saúde e reforçar presença política no Nordeste
Visita a Juazeiro marca nova etapa do Novo PAC, com foco em atendimento especializado e articulações estratégicas para 2026
Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca, nesta quinta-feira (17), em Juazeiro, no Vale do São Francisco, no Norte da Bahia, para cumprir mais uma agenda de compromissos com foco em saúde pública e infraestrutura. A passagem pelo município baiano ocorre apenas duas semanas após sua última visita ao Estado, evidenciando o peso político da Bahia no tabuleiro eleitoral e na execução do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A cerimônia, marcada para 16h45, já consta na agenda oficial do Palácio do Planalto e contará com presenças do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o governador Jerônimo Rodrigues (PT). A visita ocorre em meio às comemorações pelos 14 anos de emancipação política de Juazeiro, celebrados na última terça-feira (15). Em entrevista ao Portal M! na segunda (14), o governador afirmou que será um momento de celebração, mas também de reforço da parceria entre o governo federal e a Bahia.
“Ele vai lá celebrar conosco e vamos estar lá novamente assim como fizemos no 2 de Julho, abraçar o Lula, e dar uma palavra de que nós estamos juntos na defesa da soberania nacional”, afirmou.
Programa Agora Tem Especialistas será destaque da agenda
Durante o evento, Lula anunciará novas ações do programa Agora Tem Especialistas, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa ampliar o acesso a consultas médicas especializadas, exames e tratamentos na rede pública. A medida é parte da estratégia do governo federal para reestruturar a atenção secundária à saúde, enfrentando um dos principais gargalos do SUS: a demora no diagnóstico e no início de tratamentos específicos.
“Lula vai também fortalecer aquilo que virou uma necessidade dele, que é [o programa] Mais Especialidades, garantir que o tempo de espera entre a pessoa fazer um exame, detectar uma doença e fazer o tratamento seja rápido”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
O governador também adiantou que a Bahia receberá cinco das 52 Unidades Odontológicas Móveis (UONs) previstas na primeira fase do programa. Os veículos vão atender municípios com maior demanda reprimida, oferecendo serviços de odontologia diretamente nas comunidades.
Equipe ministerial e lideranças locais estarão presentes
A comitiva presidencial será composta por nomes centrais do governo, como o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Henrique Chaves Faria Carvalho, e o prefeito de Juazeiro, André da Caixa (MDB), anfitrião do encontro.
O evento deve servir também como vitrine política para o Novo PAC, cuja coordenação está nas mãos de Rui Costa, ex-governador da Bahia. O Estado, segundo dados oficiais, é um dos maiores beneficiários do programa, recebendo investimentos federais robustos em infraestrutura, mobilidade urbana e saúde.
Confronto com Trump impulsiona aprovação de Lula
A viagem de Lula ocorre em um contexto nacional de recuperação gradual de sua aprovação pública. De acordo com a mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16), a avaliação positiva do presidente cresceu três pontos percentuais, passando de 40% para 43%. Já a desaprovação caiu de 57% para 53%.
A avaliação positiva do governo federal também melhorou, passando de 25% em maio para 28% — uma reversão da tendência de queda registrada desde dezembro de 2024. Segundo o cientista político Felipe Nunes, CEO da Quaest, a melhora nos índices está diretamente relacionada ao embate público entre Lula e o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que recentemente anunciou a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
“São os segmentos mais informados da população, que se percebem mais diretamente prejudicados pelas tarifas de Trump. Eles enxergam que Lula está reagindo de maneira adequada”, explicou Nunes.
A pesquisa indica que o aumento da aprovação se deu principalmente entre eleitores de classe média, com maior escolaridade e residentes da região Sudeste — um público historicamente mais crítico ao governo do PT.
Bahia segue como trunfo estratégico do PT para eleições de 2026
Mesmo com oscilações recentes nos índices de aprovação, Lula mantém forte influência na Bahia, estado governado pelo PT há quase duas décadas. A presença frequente do presidente em solo baiano reforça o palanque político para as eleições de 2026, quando ele e Jerônimo Rodrigues devem disputar a reeleição em seus respectivos cargos. Pelo quarto ano consecutivo, o petista esteve em Salvador para participar do cortejo do 2 de Julho, data que marca os 202 anos da Independência do Brasil na Bahia.
Com grande parte dos investimentos do Novo PAC destinados ao Estado, o presidente aposta em entregas concretas e agendas simbólicas — como a de Juazeiro — para fortalecer sua base no Nordeste e sustentar o discurso de que seu governo está próximo das regiões que mais precisam de atenção federal.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas