Lula retira urgência de projeto sobre auxílio-gás que divide Fazenda e MME
No projeto original enviado ao Congresso, CEF receberia recursos do programa diretamente das empresas de petróleo
O presidente Lula (PT) retirou, nesta quarta-feira (16), o pedido de urgência do projeto de Lei que altera o formato do auxílio-gás, após divergências entre os ministérios da Fazenda e de Minas e Energia (MME). A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Com a retirada, o petista busca mais tempo para discutir o tema internamente.
Conforme o projeto original enviado ao Congresso, a Caixa Econômica Federal (CEF) receberia os recursos do programa diretamente das empresas de petróleo. No entanto, o Ministério da Fazenda alertou para o risco de fraudes, apontando que o modelo de descontos diretos poderia incentivar a revenda de botijões por beneficiários ou operações fictícias entre revendedores e beneficiários.
Uma nota técnica da Secretaria de Reformas Econômicas, elaborada em agosto, destacou essas preocupações. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também defendeu uma revisão do formato proposto para adequar as despesas ao Orçamento, mas até o momento, nenhuma alteração foi feita.
Impactos no mercado de gás
O programa “Gás para Empregar”, lançado em agosto pelo governo, ainda não deve gerar impactos imediatos no preço do gás no Brasil, segundo especialistas. José Mauro Coelho, ex-presidente da Petrobras e sócio-fundador da Aurum Tank, afirmou que a regulamentação do programa pode levar cerca de 2 anos, devido ao complexo processo regulatório, que inclui audiências públicas, consultas e avaliações de impacto.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) já enfrenta desafios para regulamentar pontos da Nova Lei do Gás (nº 14.134/2021) e da lei “Combustível do Futuro”, o que torna o processo ainda mais demorado. Por outro lado, a consultoria Thymos Energia aponta que o decreto introduz mudanças significativas na cadeia de produção e transporte de gás, com potencial para aumentar a oferta e, eventualmente, reduzir preços para os consumidores.
Segundo Marcelo Mendonça, diretor da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), três novos projetos – Rota 3, Sergipe Águas Profundas e Projeto Raia – podem aumentar a oferta de gás natural em 50 milhões de metros cúbicos por dia. No entanto, a redução de preços será gradual e depende da implementação das novas medidas regulatórias.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Últimas Notícias
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Festival contará com atrações como ÀTTØØXXÁ, Nêssa e DJ Pureza em dois dias de programação