Pular para o conteúdo
Início » Lula pede projeto para IA, diz que não faltará dinheiro e sugere uso de português e espanhol

Lula pede projeto para IA, diz que não faltará dinheiro e sugere uso de português e espanhol

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Segundo presidente, primeiro-ministro Pedro Sánchez sugeriu parceria entre Brasil e Espanha para criação de inteligência artificial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quinta-feira (7), que o governo quer a elaboração de um projeto para inteligência artificial e que, se a proposta for boa, não faltará dinheiro para implementá-la. Ele também sugeriu o sistema funcione em português e espanhol.

“Eu queria pedir ao Conselho de Ciência e Tecnologia para aproveitar esses 3 anos de mandato que eu tenho, em que vocês jamais terão mais liberdade de pensar e agir do que no meu governo, para a gente poder definir uma política concreta de inteligência artificial para esse país”, disse o presidente da República.

“Muitas vezes a gente deixa de fazer as coisas porque a gente pensa demais, fala demais, teoriza demais e executa de menos”, afirmou Lula.

“Pedro Sánchez primeiro-ministro da Espanha me fez uma proposta que eu achei extremamente interessante. Ele fez a proposta para que o Brasil e a Espanha fizessem uma parceria para que a gente criasse uma inteligência artificial nas nossas línguas, portuguesa e espanhola, para a gente não ficar a reboque dos outros que estão na nossa frente”, disse o presidente.

“Quando a proposta estiver concreta a Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia certamente vai dizer que não tem dinheiro. Ela vai conversar com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, certamente o Haddad vai dizer temos que levar em conta, porque tem aí o marco fiscal”, afirmou o petista.

“Deixa eu falar uma coisa para vocês: não há hipótese de vocês terem um bom projeto que a gente não arrume dinheiro. Não há hipótese. O discurso não faz o dinheiro, mas o projeto faz dinheiro”, declarou Lula. 

Ele disse que quer ver os primeiros esboços da ideia em três meses. “Se vocês tiverem a inteligência de fazer a proposta, eu terei a coragem de a gente criar uma política brasileira de inteligência artificial”, disse o presidente.

 

Leia também:

TSE aprova restrição de uso de inteligência artificial nas eleições

Lula volta a classificar guerra na Faixa de Gaza como genocídio

Lula lidera lista de líderes políticos com imagem positiva, segundo pesquisa Atlas Intel

 

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)