Lula lidera em todos os cenários e venceria principais nomes da direita no segundo turno, aponta pesquisa Quaest
Pesquisa é a primeira do instituto após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciar a pré-candidatura à Presidência
Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira (16). O levantamento mostra o atual presidente à frente em todos os cenários de primeiro turno e vencedor nas simulações de segundo turno, caso a eleição fosse realizada hoje.
A pesquisa é a primeira do instituto após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciar a pré-candidatura à Presidência. O senador tem afirmado que só deixaria a disputa caso seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – que está preso na superintendência da Polícia Federal em Brasília após condenação por tentativa de golpe de Estado-, fosse candidato.
O estudo também indicou que Lula aparece com vantagem numérica sobre os demais nomes testados, de acordo com os dados apresentados.
Lula lidera intenções de voto nos cenários espontâneo e estimulado
No cenário espontâneo, Lula aparece com 20% das intenções de voto. Jair Bolsonaro registra 5%, enquanto Flávio Bolsonaro também soma 5%. Outros 65% dos entrevistados afirmaram estar indecisos.
A Quaest também testou cenários estimulados com governadores apontados como possíveis candidatos da direita, como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Jr. (PSD-PR). Em todos os cenários apresentados, Lula aparece em primeiro lugar, seguido por Flávio Bolsonaro.
No cenário com Ratinho Jr., Lula tem 39% das intenções de voto, Flávio Bolsonaro 23% e Ratinho 13%. Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (Democracia Cristã) têm 2% cada. Indecisos somam 5%, e 16% declaram voto branco, nulo ou dizem que não votarão.

Crédito: Divulgação/Quaest
No cenário com Tarcísio de Freitas, Lula registra 41%, Flávio Bolsonaro mantém 23% e o governador paulista soma 10%. Quando o nome testado é Romeu Zema, Lula tem 39%, Flávio 26% e o governador mineiro 6%. Com Ronaldo Caiado, o presidente aparece com 39%, o senador com 27% e o governador goiano com 4%.
Em uma simulação com Ratinho Jr., Caiado e Zema concorrendo simultaneamente, Lula tem 37% das intenções de voto, Flávio Bolsonaro 23%, Ratinho 11%, Zema 4% e Caiado 3%.
Em outro cenário, com a inclusão do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), Lula aparece com 34%, Flávio Bolsonaro com 21%, Ratinho Jr. com 12% e Ciro com 8%. Zema soma 4%, Caiado 2%, Renan Santos 1% e Aldo Rebelo 1%.
Lula vence cenários de segundo turno
Nas simulações de segundo turno, Lula vence todos os adversários testados. Os resultados indicam 46% para Lula contra 36% de Flávio Bolsonaro; 45% contra 35% de Tarcísio de Freitas; 45% contra 35% de Ratinho Jr.; 44% contra 33% de Ronaldo Caiado; e 45% contra 33% de Romeu Zema.
Flávio Bolsonaro amplia potencial de intenções de voto
Ainda segundo a pesquisa, o senador Flávio Bolsonaro ampliou seu porcentual de intenções de voto em relação a agosto, quando foi testado pela primeira vez. Naquele levantamento, o senador tinha 32%, enquanto Lula registrava 48%.
Ao mesmo tempo, os dados mostram aumento na rejeição ao senador. Em dezembro, 60% afirmaram que o conhecem e não votariam nele, enquanto 28% disseram que o conhecem e votariam. Em agosto, esses índices eram de 55% e 22%, respectivamente.
A indicação de Flávio Bolsonaro como pré-candidato foi considerada um erro por 54% dos entrevistados, enquanto 36% avaliaram como um acerto. Outros 61% afirmaram que ficaram sabendo do anúncio, e 39% disseram não ter ouvido falar.
Quando questionados sobre quem deveria ser o nome escolhido por Jair Bolsonaro para disputar a Presidência, Michelle Bolsonaro foi citada por 19% dos entrevistados, seguida por Tarcísio de Freitas, com 16%, e Ratinho Jr., com 11%. Outros nomes também foram mencionados, e 21% afirmaram que nenhum deles deveria ser o representante.
Pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre os dias 11 e 14 de dezembro
O levantamento ouviu 2.004 eleitores entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Bahia tem 2ª maior taxa de presos que não retornaram após saidinha de Natal no Brasil
Com 8,1% de evasão, Estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro em termos percentuais
BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos
Reality abre temporada com mistura de anônimos, famosos e ex-participantes, além de dinâmica de resistência valendo vagas na casa
Pesquisa mostra Lula com 50% de desaprovação e 47% de aprovação entre eleitores
Levantamento nacional aponta cenário de divisão política e avaliação negativa em áreas estratégicas do governo federal
Operação Overclean: PF mira deputado Félix Mendonça Jr. por esquema de desvios de emendas na Bahia
Nova fase investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro; STF determinou bloqueio de R$ 24 milhões do pedetista baiano
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Duelo eliminatório, às 19h30, define quem avança para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Anvisa aprova medicamento injetável para prevenção do HIV com aplicação semestral
Sunlenca passa a integrar o arsenal de prevenção do HIV com aplicação a cada seis meses
Jacuipense x Vitória: onde assistir, horário e prováveis escalações
Duelo em Feira de Santana, às 19h15, coloca frente a frente duas equipes em busca da primeira vitória no Campeonato Baiano 2026
Simm oferece 382 vagas emprego em Salvador com salários de até R$ 3,2 mil nesta terça-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Enxaguada de Yemanjá 2026 reúne Carlinhos Brown e convidados no Rio Vermelho; veja detalhes
Evento acontece em 2 de fevereiro, na Vila Caramuru, com Carlinhos Brown e convidados; ingressos estão à venda online e no Shopping Barra
Transalvador inicia credenciamento presencial de veículos para o Carnaval 2026
Transalvador abre postos no Shopping Barra e na Ferreira Costa para credenciamento de veículos que circularão nas áreas de restrição do Carnaval 2026