Loyola destaca articulação de Jerônimo e diz que base governista está de ‘braços abertos’ para prefeitos de todos os partidos
Ao Portal M!, Loyola destacou que foco do diálogo com os municípios tem sido atender às demandas locais
Thuane Maria/GOVBA
O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola, destacou, nesta segunda-feira (16), o fortalecimento da base política do governador Jerônimo Rodrigues (PT) com a chegada de prefeitos que anteriormente integravam a oposição, como o gestor de Itagi, Saulo Islan (União Brasil) e o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP). Em entrevista ao Portal M!, Loyola destacou que o foco do diálogo com os municípios tem sido atender às demandas locais e promover políticas públicas de forma integrada.
“A gente tem feito essa conversa institucional com os prefeitos. A ideia nossa é isso, estar tratando primeiro das demandas do município que nos deixa levar essa política pública para a ponta. É isso que a gente tem feito“, disse.
De acordo com ele, a partir desse movimento, o prefeito que estiver “se sentindo bem” de integrar o grupo governista, é algo “muito gratificante”.
“E a gente tá aqui de braços abertos, tanto para um como para outro. E todos os outros prefeitos que a gente tem conversado e ainda vamos conversar”, afirmou.
O secretário também ressaltou a orientação do governador em manter o diálogo com todas as lideranças municipais, independentemente de filiação partidária.
“Só mostra o compromisso do governador com os municípios da Bahia, independente de partido político. Então, é uma determinação dele fazer essa conversa com todos os prefeitos e prefeitas. Para nós tem sido gratificante esse retorno de alinhamento político também”.
Loyola destaca ‘vontade’ de trabalhar de Jerônimo
Sobre as recentes declarações de Zé Cocá e do prefeito Saulo, que elogiaram a humildade e a capacidade de diálogo do governador Jerônimo Rodrigues, Loyola afirmou que essas características têm facilitado o trabalho de articulação política. Ele destacou o envolvimento direto de Jerônimo nas agendas e a atenção dada aos pedidos dos prefeitos.
“Essa facilidade, esse entrosamento também é importante e a vontade do governador de trabalhar. Então, a gente preparar as agendas, colocar para ele e ele não ter dificuldade em cumprir as agendas dessas construções que a gente faz nos bastidores é importante, e sempre com aval dele a gente tem feito isso, segundo o respaldo e, bom, que os prefeitos gostem”, disse.
Loyola acrescentou que o governador mantém uma postura autêntica nas relações institucionais. “Ele não é personagem, ele é isso mesmo. Então essa coisa do trabalho é importante, e ele gosta de sentir essa presença de estar junto do povo. E, com certeza, também dos prefeitos e das nossas lideranças“.
Cocá diz que foi conquistado por Jerônimo
Na última sexta-feira, Cocá declarou que foi “conquistado” pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante a passagem do petista pela cidade para autorizar novas obras e entregas.
“A conversa que eu tive com o senhor, eu fiquei muito alegre e muito grato, quando o senhor disse: ‘Eu não quero falar sobre política hoje, eu quero falar em trabalho’. Então, com aquilo o senhor me conquistou, porque eu aprendi uma coisa na minha vida: política não é nada mais e nada menos do que trabalho”, relatou.
Segundo ele, essa abordagem marcou sua visão sobre o papel da política na gestão pública. Em seu discurso, o prefeito também reforçou que “quem trabalha, a população reconhece” e assegurou que a população da cidade responderá aos investimentos com reconhecimento.
Prefeito do União Brasil sugere proximidade com Jerônimo
Já no domingo (15), o prefeito de Itagi, Saulo Islan (União Brasil) teceu elogios a Jerônimo e destacou a humildade do governador e atenção dada aos pleitos da cidade.
“O senhor está aqui hoje para simbolizar o que a Bahia deve simbolizar: união, paz e progresso. Sou de um partido adverso ao seu, mas nem por isso temos que parar de ter diálogo. Quero agradecer e dizer ao povo de Itagi o homem humilde que eu conheci“, disse.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade
Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026
Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador
Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’
Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital
STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis
Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional