Lídice da Mata celebra 35 anos do ECA e destaca avanços na proteção à infância no Brasil
Brasil tem atualmente cerca de 54,5 milhões de crianças e adolescentes, o que representa 26,8% da população nacional
Divulgação
A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (15), uma sessão solene em homenagem aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A solenidade foi proposta pela deputada federal baiana, Lídice da Mata (PSB), que destacou a relevância do ECA como base legal de importantes políticas públicas no país. A sessão reuniu parlamentares, autoridades e representantes de entidades ligadas à infância e juventude, em reconhecimento às três décadas e meia da promulgação da lei.
A parlamentar reforçou a importância da norma como base da política nacional voltada à proteção e ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Ela também afirmou que o Estatuto modificou de forma profunda a abordagem legal e institucional sobre a infância e adolescência no país.
“A primeira mudança é fundamental, que é estabelecer que são crianças e adolescentes. A partir daí, uma lei de acolhimento de fato para as crianças e adolescentes”, disse.
Lídice relembra criação do ECA e designação de direitos às crianças
Lídice ressaltou ainda que o Estatuto nasceu a partir da Constituição de 1988, marco jurídico que reconheceu a criança como sujeito de direitos. “É fundamental que possamos fazer todos os anos, sessões como esta para reconhecer a importância do ECA”.
Durante a solenidade, a parlamentar alertou para desafios atuais enfrentados pela legislação, como o avanço de narrativas que deslegitimam a proteção legal à juventude.
“Ainda enfrentamos preconceito, desinformação e o avanço de discursos que associam proteção à impunidade, quando, na verdade, o ECA propõe uma responsabilização que leva em conta o desenvolvimento integral da pessoa e as reais possibilidades de reintegração social”.
Lídice destaca experiência de gestão municipal com base no Estatuto
Lídice também recordou sua gestão como prefeita de Salvador, período em que implementou programas com base no ECA. “Foram criadas casas de passagem e abrigos para as crianças. Foram constituídos os Conselhos Tutelares, que também estão previstos no Estatuto. E assim se formou um sistema de proteção da criança e do adolescente”.
A deputada também defendeu a continuidade de políticas públicas estruturadas a partir dos princípios do Estatuto, ressaltando sua relevância para a formulação de ações efetivas de acolhimento, proteção e responsabilização.
Também presente na sessão, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) frisou que o Estatuto é resultado de uma sequência de lutas, e lembrou que o texto foi construído “com luta, diálogo, determinação e ousadia”.
“Contou com intensa mobilização da sociedade civil, que continua mobilizada, e vocês são a prova disso, que já vinha pelo menos desde a Constituinte, quando diversas emendas populares deram os contornos do que viria a ser o artigo 227 da Constituição Federal”, afirmou Laura Carneiro.
Marco legal e origem do ECA
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem atualmente cerca de 54,5 milhões de crianças e adolescentes, o que representa 26,8% da população nacional. O ECA, instituído em 1990, define direitos e diretrizes para o atendimento desse público, e estabelece o papel do Estado e da sociedade na promoção da infância e juventude.
Desde sua primeira publicação, o estatuto inspirou outras leis, como o Marco Legal da Primeira Infância, de 2016 (Lei 13.257/16), a Lei Menino Bernardo (13.010/14) , que proíbe castigos físicos, e a Lei da Escuta Especializada (13.431/17), em depoimentos de menores, e a Lei Henry Borel (14.344/22), que aumentou as penas em casos de violências contra criança e adolescentes.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Últimas Notícias
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.