Tarcísio de Freitas defende sistema eleitoral em evento com tribunais regionais: ‘referência’
Declaração contraria o discurso do ex-presidente, que frequentemente questionou a confiabilidade das urnas e do processo eleitoral brasileiro

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o sistema eleitoral brasileiro é uma “referência” em tecnologia e apuração de votos. A declaração foi feita durante evento no Palácio da Justiça do Estado, na noite desta sexta-feira (21), na abertura do 87º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais.
“O Brasil veio se tornando referência no que diz respeito, em termos de velocidade, de apuração, de tecnologia. Ou seja, muitos países têm que olhar para o Brasil e ver o que está sendo feito aqui“, declarou o governador.
A declaração contraria o discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), padrinho político de Tarcísio, que frequentemente questionou a confiabilidade das urnas eletrônicas e do processo eleitoral brasileiro.
Bolsonaro e as urnas eletrônicas
Durante seu governo, Bolsonaro colocou em dúvida a segurança das urnas eletrônicas. Em julho de 2022, reuniu embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada para afirmar que a Justiça Eleitoral se recusava a dar transparência ao processo.
As acusações sem provas levaram à sua condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), resultando em sua inelegibilidade até 2030. O episódio foi citado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, na acusação formal sobre o plano de golpe em 2022.
Segundo a investigação, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, afirmou que o ex-presidente pressionou o então ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, para divulgar supostas fraudes eleitorais.
Tarcísio valoriza trabalho da Justiça Eleitoral
Ao lado de representantes da Justiça Eleitoral, Tarcísio destacou a eficiência do sistema brasileiro.
“Em pouco tempo, os dados (dos votos) são contabilizados, a gente tem a proclamação de um resultado, a diplomacão, e é isso de fato o que garante a representatividade“, disse.
Ele também ressaltou a importância da Justiça Eleitoral para a democracia. “A gente tem que fazer o agradecimento à Justiça Eleitoral por todo esse trabalho, por todo esse empenho como garantidora da democracia brasileira“.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, elogiou a Justiça Eleitoral e o sistema de votação do Brasil. A declaração foi feita em um evento com representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais na quinta-feira (20). "O Brasil tem se tornado referência no que diz respeito à… pic.twitter.com/C1tziXR6SI
— GloboNews (@GloboNews) March 21, 2025
As falas de Tarcísio foram feitas dias após sua participação em um ato no Rio de Janeiro, no último domingo (17), em defesa da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. No evento, o governador criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) e o governo Lula.
“Os caras que assaltaram o Brasil, os caras que assaltaram a Petrobras, voltaram para a cena do crime, voltaram para a política, foram reabilitados. Tá certo isso? Parece haver justiça nisso? Então é correto que a gente garanta a anistia daqueles inocentes que nada fizeram“, disse.
Pressão de aliados bolsonaristas
Mesmo com suas declarações a favor da anistia, Tarcísio enfrenta pressão de aliados bolsonaristas. Nesta semana, o pastor Silas Malafaia criticou o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), por se opor ao projeto de anistia dos envolvidos no 8 de Janeiro.
Em entrevista à CNN Brasil, Pereira afirmou que a proposta “não só contamina o debate da eleição presidencial como também a própria governabilidade e a própria atuação da Câmara e do Senado“.
Malafaia cobra posicionamento
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Malafaia direcionou sua crítica a Tarcísio, à senadora Damares Alves (DF), ao senador Hamilton Mourão (RS) e ao deputado Silas Câmara (AM), chamando-os de “gente expoente” do Republicanos.
“Essas pessoas ou saem desse partido ou se posicionem veementemente contra ele“, afirmou o pastor, que é um dos principais aliados de Bolsonaro.
Mais Lidas
Política
Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador
Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia
INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Últimas Notícias

Alerta de chuva atinge 91 cidades da Bahia e segue até segunda-feira
Chuvas fortes, ventos e risco de alagamentos motivam alerta para Salvador e outras 90 cidades até o início da próxima semana

Morre cantora Sol, rival de Gretchen nos anos 1980, aos 59 anos em São Paulo
Artista fez sucesso nos anos 80 e viveu no Japão por 20 anos

Donald Trump é vaiado antes da final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos
Trump assistiu ao jogo ao lado da esposa Melania e do presidente da Fifa, Gianni Infantino. A presença do ex-presidente exigiu esquema especial de segurança no estádio

Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador
Entrega no Residencial Vitória da União marca retomada de obras paralisadas desde 2017 e reforça parceria entre governos federal e estadual

Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia
Ex-presidente vinculou tarifa de 50% aplicada por Trump a valores ideológicos e liberdade

Tecnologia no coração: 7 formas como wearable e IA estão mudando o tratamento de doenças cardíacas
Cardiologista aponta os impactos da tecnologia na detecção precoce de arritmias, adesão ao tratamento e atenção contínua ao paciente

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé
Preta Gil chegou a Washington, nos Estados Unidos, no mês de maio, para dar continuidade ao seu tratamento contra o câncer de intestino

Brasil atropela o Japão, vence a oitava seguida e garante 2º lugar geral na Liga das Nações de Vôlei
Brasil encerrou fase classificatória com 29 pontos, desempenho que lhe assegura uma posição de destaque entre as melhores seleções do torneio

Ministério da Saúde anuncia que Brasil vai retomar produção nacional de insulina após duas décadas
Entrega do primeiro lote foi feita em Minas Gerais e marca o início da produção nacional com tecnologia indiana

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais