Kassab diz que candidatura presidencial de Tarcísio é página virada
Segundo ele, o próprio governador tem reiterado que não pretende concorrer ao Palácio do Planalto e que deve buscar a reeleição no Estado
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou que a possibilidade de o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disputar a Presidência da República em 2026 é uma “página virada”. Segundo ele, o próprio governador tem reiterado que não pretende concorrer ao Palácio do Planalto e que deve buscar a reeleição no Estado.
“Um governador de São Paulo bem avaliado sempre é um presidenciável. Essa página está virada, ele tem dito que não será. Vamos agora participar dessas eleições. 2030 está muito longe, teremos novos governadores, novos prefeitos daqui a dois anos”, declarou Kassab em entrevista ao programa Canal Livre, da TV Band, que vai ao ar neste domingo (8).
Apesar de já ter defendido a candidatura presidencial de Tarcísio, Kassab disse que respeita a decisão do governador. Atual secretário de Governo e Relações Institucionais da gestão paulista, o dirigente do PSD é apontado como um dos nomes cotados para compor a chapa de reeleição de Tarcísio como candidato a vice-governador.
Kassab também afirmou que o PSD pretende lançar um candidato próprio à Presidência da República em 2026, com decisão prevista até o dia 15 de abril. Atualmente, o partido reúne três nomes colocados como pré-candidatos: os governadores Ronaldo Caiado, de Goiás, Ratinho Júnior, do Paraná, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul.
Na entrevista, o dirigente comentou a filiação de Caiado ao PSD, após sua saída do União Brasil, classificando o movimento como “mais ou menos coordenado” e alinhado à estratégia partidária. “Foi fruto da concordância dele com a nossa decisão de caminhar com o Tarcísio”, afirmou.
Kassab reforçou ainda que vê espaço político para uma candidatura de centro nas eleições presidenciais de 2026. “As pessoas e as pesquisas indicam que há demanda por uma candidatura moderada. O PSD está procurando reunir quase todos em um mesmo partido para aumentar as chances de chegar ao segundo turno”, disse.
Segundo ele, uma candidatura de centro teria maior capacidade de diálogo no segundo turno. “Quando chega contra a esquerda, é muito fácil dialogar com a direita. Quando chega contra a direita, é muito fácil dialogar com a esquerda”, avaliou.
Eleições 2026
As eleições presidenciais de 2026 começam a ganhar forma com a movimentação dos principais partidos e lideranças políticas em busca de espaço no cenário nacional. A disputa ocorre em meio a um ambiente de polarização ainda presente, mas com articulações que indicam a tentativa de construção de uma alternativa de centro para o Palácio do Planalto.
Partidos como o PSD avaliam lançar candidatura própria e reúnem governadores bem posicionados politicamente como possíveis pré-candidatos. A legenda aposta no desgaste da polarização entre esquerda e direita e na demanda do eleitorado por um perfil considerado mais moderado. Outras siglas do chamado centro e centro-direita também intensificam conversas e alianças visando fortalecer seus nomes até o início oficial do calendário eleitoral.
No campo dos governadores, vários chefes de Executivo estadual são citados como potenciais presidenciáveis, embora muitos ainda evitem assumir publicamente a intenção de disputar o cargo, priorizando agendas administrativas e, em alguns casos, projetos de reeleição nos Estados.
Enquanto isso, lideranças nacionais acompanham o desempenho do governo federal e o cenário econômico, fatores que devem influenciar diretamente o debate eleitoral. Temas como inflação, crescimento econômico, políticas sociais, segurança pública e sustentabilidade fiscal tendem a ocupar o centro das discussões ao longo da pré-campanha.
O primeiro turno das eleições presidenciais está marcado para outubro de 2026, e a expectativa é de que o quadro eleitoral fique mais definido a partir do primeiro semestre do próximo ano, com o avanço das convenções partidárias e a formalização das candidaturas.
Mais Lidas
Política
CPI do Banco Master avança e já reúne maioria entre deputados e senadores
Últimas Notícias
Rotondano promete modernização no TJ-BA, mutirões, aproximação com a sociedade e defende uso responsável da IA no Judiciário
Ao Portal M!, novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia detalha prioridades para os primeiros meses do biênio 2026–2028
Pulseiras para Arquibancada Social do Carnaval de Salvador se esgotam em menos de 24 horas
Procura intensa antecipou encerramento das inscrições no espaço que fica no circuito Osmar, no Campo Grande
Bloco Camaleão resgata fantasia de 1986 e conecta gerações no Carnaval 2026
Design clássico reaparece com leitura contemporânea e reforça identidade de uma das agremiações mais tradicionais da folia baiana
Prefeitura de Salvador inaugura contenção de encosta em Plataforma e alcança quatro entregas em sete dias
Intervenção na Rua dos Tecelões recebeu investimento de R$ 595 mil
Lula é desaprovado por 52,5% e perde para Flávio Bolsonaro em cenários de 1º e 2º turno, aponta pesquisa Futura/Apex
31,3% dos entrevistados classificaram o governo Lula como ótimo ou bom. Outros 20,2% consideraram a gestão regular
Portos da Bahia recebem mais de 17 mil passageiros durante período do Carnaval
Desembarques em Salvador e Ilhéus reforçam papel estratégico do turismo marítimo na movimentação de visitantes durante a folia momesca
IPCA de janeiro fica em 0,33% com alta da gasolina e queda da energia elétrica
De acordo com IBGE, inflação oficial se mantém estável em relação a dezembro e acumula 4,44% em 12 meses
Bahia encaminha três negociações no mercado e define saídas de Rezende, Kayky e Matheus Bahia
Tricolor acerta venda para futebol chinês, negocia empréstimo com Internacional e encaminha transferência definitiva de lateral-esquerdo
‘Não decepcionarei’, diz Caiado sobre possível candidatura presidencial pelo PSD
Governador de Goiás sinaliza disposição para 2027 e explica saída do União Brasil após federação com Progressistas
Detran-BA inicia vistoria de trios elétricos e seminário para condutores do Carnaval de Salvador
Inspeções acontecem no Parque de Exposições e são obrigatórias para que veículos estejam aptos a circular durante a folia