header1_bg
Pular para o conteúdo
Início » Jorge Solla sugere solução para reabertura do Hospital Regional de Itaberaba

Jorge Solla sugere solução para reabertura do Hospital Regional de Itaberaba

Deputado propõe gestão compartilhada da unidade através de consórcio

O impasse entre o Governo da Bahia e a Prefeitura de Itaberaba, na Chapada Diamantina, pode ser superado com a gestão compartilhada do Hospital Regional do município. A sugestão para finalmente reabrir a unidade foi feita publicamente ao prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) pelo deputdo federal Jorge Solla (PT-BA), em entrevista à Rádio Diamantina FM.

O parlamentar propõe que a gestão seja feita através do consórcio que hoje administra a Policlínica Regional de Itaberaba.

“A proposta que eu faria ao governador e ao prefeito é que o consórcio assumisse a gestão do hospital. O estado entra com 40% do custo, o município com 60%, como é com a policlínica. O consórcio pode fazer isso. É só o município ceder o hospital ao consórcio, que vai estabelecer um plano de trabalho entre o estado e os municípios da região. Já tivemos experiência recente, em Ribeira do Pombal, em que o consórcio administrou também o hospital”, detalhou.

Na semana passada, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) manifestou o interesse em assumir integralmente a gestão da unidade, custeando todo seu funcionamento. A prefeitura, todavia, não concorda em ceder a unidade, que foi recentemente reformada, em obra que custou R$ 30 milhões, 90% dela custeada pelo estado e 10% pela prefeitura.

Na entrevista, Solla refutou ainda a informação de que a unidade está de portas fechadas há 15 anos. Ex-secretário de Saúde do Estado, o petista recorda que, após a falência da Santa Casa de Itaberaba, que administrava o hospital até 2009, uma nova parceria foi firmada com a Associação de Proteção Materno-Infantil (APMI) de Castro Alves. 

A unidade fechou as portas em 2015 após a APMI “declinar do contrato porque não tinha condição de operação”.

 

Leia também:

Cacá Leão sai em defesa do prefeito de Itaberaba e ataca governo: “Política rasteira”

 

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Política