João Roma dispara contra Jerônimo e diz que Bahia está ‘sufocada pelo governo do PT’ há 20 anos

Declaração ocorreu nesta segunda-feira, no programa De Olho na Bahia


Otávio Queiroz
Otávio Queiroz 07/04/2025 17:00 • Política
João Roma dispara contra Jerônimo e diz que Bahia está ‘sufocada pelo governo do PT’ há 20 anos - Divulgação
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

Durante entrevista concedida nesta segunda-feira (7) à Rádio Mix Salvador (104.3 FM), no programa De Olho na Bahia – comando pelos jornalista Matheus Morais e Osvaldo Lyra -, o presidente do PL na Bahia, João Roma, criticou duramente a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e afirmou que a Bahia está “sufocada pelo governo do PT” há 20 anos. Segundo o ex-ministro, o atual governo baiano mantém o Estado refém de um modelo político ultrapassado, baseado em altos impostos, baixa eficiência administrativa e ausência de investimentos que promovam crescimento e oportunidades.

“O que a gente vê na Bahia hoje é um solo fértil para o crime organizado, um Estado travado e uma população que tem sido feita de refém”, afirmou o dirigente partidário.

Atrasos no desenvolvimento

De acordo com João Roma, os 20 anos de gestões do PT no Estado não trouxeram melhorias efetivas para os baianos. Segundo ele, o que se observa atualmente é uma Bahia com grande potencial humano e econômico, mas impedida de avançar por conta da má administração.

“A Bahia tem tantas potencialidades, começando por um povo maravilhoso, que se destaca para onde vai. Mas por que o baiano não pode brilhar aqui? Porque não tem oportunidade. Aqui só se fala em aumentar imposto e isso afasta investimentos, emprego e desenvolvimento”, declarou Roma.

Para ele, a agenda econômica do atual governo estadual tem prejudicado diretamente a população mais vulnerável, com impactos no dia-a-dia. “Quanto mais se cobra imposto, menos se atrai investimento. Isso é menos emprego, menos renda, menos dignidade para o nosso povo.”

Insegurança, saúde e educação são alvos de críticas

Outro ponto de crítica recorrente de João Roma ao governo Jerônimo Rodrigues é a área da segurança pública. Ele afirma que o Estado tem falhado no combate à criminalidade e permitido a expansão do crime organizado em áreas carentes e zonas rurais.

“O que acontece na Bahia é uma ausência do Estado. As invasões de terra mostram isso. Onde deveria estar o governo, está o crime organizado, manipulando pessoas em situação de fragilidade para enganar a justiça e a polícia. Isso é grave e não pode ser admitido.”

Roma também falou sobre a ineficiência em outros setores, como a saúde e a educação. “As coisas aqui não vão bem. A saúde pública é um caos, a educação está estagnada e o Estado parece alheio às necessidades básicas da população.”

‘Política do toma lá, dá cá’

João Roma acusou o governo do PT de praticar uma política baseada na troca de favores com prefeitos e lideranças locais, principalmente no interior da Bahia. Segundo ele, a articulação política de Jerônimo Rodrigues tem sido voltada para “sufocar” adversários e cooptar apoios.

“Você vê um governo que busca justamente sufocar qualquer gestor para dar algumas migalhas depois. Isso é a velha política, o velho ‘toma lá, dá cá’. A função do prefeito é lutar por seu povo, mas o que vemos é um Estado que não trata a coisa pública com espírito republicano”, criticou.

Roma relembrou sua atuação como ministro de Bolsonaro para contrastar os modelos de gestão. “Enquanto fui ministro, recebi prefeitos de todos os partidos. Tratávamos dos interesses do Brasil e não de quem era aliado ou adversário. Quando ocorreram as fortes chuvas na Bahia, todos os municípios que se cadastraram receberam recursos, sem distinção partidária.”

União da oposição

O presidente do PL na Bahia defendeu ainda que a oposição estadual deve deixar as diferenças de lado para construir um projeto unificado e competitivo contra o PT em 2026. Para ele, o atual momento exige compromisso com a população e não com ambições pessoais.

“Nós precisamos unir forças para fazer uma mudança de página na Bahia”, pontuou Roma.

“O Brasil vai caminhar e a Bahia precisa caminhar junto. Não é possível que tenhamos aqui um norte completamente distinto do que está acontecendo no resto do país”, completou.

Segundo Roma, a insatisfação popular já está em evidência e tende a crescer com o avanço da informação. “O povo está atento. O cidadão mais simples está com o celular na mão, vendo as notícias, percebendo que seu filho tem que ir para São Paulo porque aqui não tem oportunidade. E quando ele volta, traz histórias de progresso. O povo quer isso aqui também.”

Por fim, o dirigente partidário afirmou que o crescimento da insatisfação popular com a atual gestão petista será o principal motor de mudança no estado. “A população está enxergando tudo isso com muita revolta no coração. A Bahia está adormecida, sufocada por esse governo do PT e a hora de mudar está chegando.”

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa -
BBB 26 02/02/2026 às 10:03

Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa

Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26


Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão -
Esporte 02/02/2026 às 09:32

Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão

Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual


Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão -
Esporte 02/02/2026 às 09:01

Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão

Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual


Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans -
Artigos e afins 02/02/2026 às 08:30

Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans

Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval


Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos -
Circulô 02/02/2026 às 08:25

Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos

Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar


80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração -
Artigos e afins 02/02/2026 às 08:20

80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração

Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.


Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão -
Cultura 02/02/2026 às 08:00

Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão

Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro


Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026 -
Política 02/02/2026 às 07:30

Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026

Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'


Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT -
Cidades 02/02/2026 às 07:00

Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT

Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar


Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas -
Três Graças 02/02/2026 às 06:25

Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas

A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas