Jerônimo nega ida de Éden para Secom e diz que ainda não há definição de nome
Governador fala sobre transição em secretarias e anuncia possíveis mudanças no segundo escalão
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), negou, na manhã desta segunda-feira (16), a indicação do presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, para a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom). O atual chefe de gabinete da pasta, Luciano Suedde, assumiu interinamente no lugar de André Curvello, que deixou o cargo após 10 anos para comandar a assessoria de comunicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que tem como presidente o baiano Ricardo Alban.
Primeiras mudanças no secretariado de Jerônimo
As primeiras mudanças no secretariado foram anunciadas pelo governador, na última quarta-feira (11). Além da Comunicação Social, as alterações envolveram as pastas de Relações Institucionais, Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, além da Chefia de Gabinete do Governador.
Como ficou nova composição
- Secretaria de Comunicação (Secom): Luciano Suedde, chefe de gabinete da pasta, assume interinamente o lugar de André Curvello;
- Secretaria de Relações Institucionais (Serin): Adolpho Loyola, que estava como chefe de gabinete do governador, assume o lugar de Jonival Lucas;
- Chefia de gabinete do governador: Maurício Weidgenant, subchefe da pasta, assume como novo chefe de gabinete;
- Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre): o vereador eleito de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB), substituirá Davidson Magalhães a partir do início de 2025.
Secom ainda não há nome definido
Em entrevista ao Portal M!, durante a vistoria nas obras do Veículo Leve de Transporte (VLT), na capital baiana, Jerônimo afirmou que o nome para a Secom ainda não está definido, mas o anúncio será feito até sexta-feira (20). O nome de Éden estava sendo especulado para a pasta, mas diante da negativa do governador, o petista deve mesmo disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na próxima eleição em 2026, fazendo com que o cargo de presidente estadual do PT fique em aberto.
“Não tem nome definido, estamos estudando. A preocupação e o compromisso que eu fiz que eu anunciaria [novos secretários]. Na semana passada, eu fiz isso. Anunciei e já nomeei, falta só dar a posse ao secretário Adolfo Loyola para a Serin. No lugar dele, quem estava sendo o chefe de gabinete dele passa a ser o meu chefe de gabinete, Maurício. Na Setre, nós já fizemos o anúncio e estamos aguardando só o vereador tomar posse, para que a partir do dia 1º, no dia 2, a gente publique o nome dele. Enquanto isso já está acontecendo a transição. E a Secom, que André tem um compromisso, foi feito um convite, ele aceitou, conversamos e combinamos que Suede, fica na transição até a gente definir esse nome”, explicou o governador.
Ainda em entrevista ao Portal M!, Jerônimo adiantou que deve anunciar também mudanças no segundo escalão do seu governo. “Até o final dessa semana eu deverei estar anunciando não só nomes de secretários mas de alguns órgãos. Espero que eu consiga até sexta-feira fazer isso. Nós temos que conversar com o conselho político, para vermos as novas mudanças, quando for o caso. Para a Setre acontecer isso, nós conversamos com o PCdoB, o partido fez o arranjo, o David [Magalhães] será muito bem agradecido pelo que já fez, e agora é o Augusto [Vasconcelos] chegando. Além de secretários, nós teremos a possibilidade de anúncio de alguns órgãos de governo”, pontuou.
Reforma no secretariado e queda na popularidade
A reforma, prevista para acontecer entre o final deste ano e o início de 2025, visa ajustar a estrutura administrativa do governo em um cenário de crescente da pressão para destravar obras estruturantes e entregar resultados concretos à população. A pesquisa Quaest, divulgada na última quinta-feira (12), revelou que o governador Jerônimo Rodrigues enfrenta um aumento significativo na rejeição popular, saltando para 42%, o colocando na segunda posição entre os governadores mais rejeitados no levantamento, atrás apenas de Raquel Lyra (PSDB), de Pernambuco.
Com a aprovação caindo de 63% para 54%, o resultado reflete as dificuldades enfrentadas por sua gestão em áreas como segurança pública, saúde e educação. Esses setores, frequentemente criticados pela população e políticos da oposição, permanecem como os principais gargalos de sua administração.
No entanto, ao Portal M!, o governador culpou Salvador pela queda de popularidade e minimizou o resultado, dizendo que ainda é superior a 50%. Segundo ele, é um sinal positivo diante das oscilações naturais após as eleições em outubro, quando seu vice-governador Geraldo Jr (MDB) ficou apenas em segundo, com pífios 10,33%, na disputa pela Prefeitura de Salvador. O atual prefeito Bruno Reis (União Brasil) foi reeleito, ainda no 1º turno, com 78,67% dos votos. Em segundo, ficou Kleber Rosa (PSOL) com 10,42%.
“Eu apreciei com muita alegria, porque eu me mantive, nós nos mantivemos acima dos 50%. “Outros estados, inclusive, o comportamento foi mais difícil”, disse Jerônimo nesta manhã.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Brasil é eleito para novo mandato no Comitê de Consolidação da Paz da ONU
Senado aprova projeto que aumenta arrecadação em R$ 16,8 bilhões em 2025
Radialista Roque Saldanha é preso pela PF após descumprir medidas cautelares
Haddad diz que governo teria superávit em 2024 sem desoneração da folha
Vereador Leandro Guerrilha recebe título de cidadão de Pé de Serra
Últimas Notícias
Nadadora de 69 anos morre durante prova da Travessia Itaparica-Salvador
Brasil é eleito para novo mandato no Comitê de Consolidação da Paz da ONU
Senado aprova projeto que aumenta arrecadação em R$ 16,8 bilhões em 2025
Pacheco diz que pretende continuar no Senado e nega plano de ser ministro de Lula
Ida de Pacheco para o governo é vista como uma alavanca para sua candidatura ao governo de Minas Gerais em 2026
Preta Gil segue internada, está estável e continuará na UTI nos próximos dias, diz boletim
Operação realizada na quinta-feira (19) teve duração de 21 horas, e foi realizada para a remoção de tumores no intestino
Lula lamenta mortes ocorridas durante acidente em MG e diz que Executivo está à disposição de autoridades locais
Até o momento, número de mortes confirmadas chegam a 38
Daniela Mercury confirma realização do ‘Pôr do Som’ em 1º de janeiro, no Farol da Barra
Evento, que contará com patrocínio do Governo do Estado, terá início às 16h30
Dois suspeitos da morte do ex-ator mirim João Rebello morrem em confronto com a polícia
Irmã do ex-ator mirim João Rebello usou suas redes sociais para lamentar a morte dos homens suspeitos
Ivete Sangalo puxará trio sem cordas no último dia do Carnaval de Salvador em 2025
Cantora também comandará o Bloco Coruja e fará apresentações em um camarote na capital baiana
PGR defende manutenção da prisão preventiva de Braga Netto por obstrução de investigação
Militar está detido desde sábado (14) sob suspeita de tentar obstruir as investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado
Ano novo com bem-estar: ‘Autocuidado é prioridade e exige consciência corporal’, diz Cyça Lopes
Fisioterapeuta destaca o pilates e hábitos simples listados no seu programa 'Pérolas de Saúde'
Maduro anuncia reforma constitucional para ‘consolidar a soberania popular’ em novo mandato
Anúncio foi transmitido em rede nacional de TV
Em confraternização com ministros, Lula sinaliza alterações no primeiro escalão do governo
Reestruturação é vista como uma resposta às pressões de aliados no Congresso