Jerônimo ironiza pesquisa que aponta favoritismo de ACM Neto e destaca ações do governo da Bahia: ‘Interessa é a gente trabalhar’
Governador lembrou de pesquisas anteriores, em que candidatos do PT eram apontados com desvantagem, e tiveram resultados positivos nas urnas
Flickr/Jerônimo Rodrigues
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) reagiu, nesta segunda-feira (4), a pesquisa que mostrou o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) liderando as intenções de voto para o governo do estado em 2026 com 53,5%, contra 28,1% do petista. De acordo com o governador, os números não refletem a realidade do estado.
“Agora me colocaram com 30, foi em 20 ou 30, pelo menos me colocaram com 30. Aquela primeira lá eu estava com 5, com 6, já me colocaram com 30, estou bem melhor. Mas o que interessa é a gente trabalhar”, ironizou o petista.
Pesquisas internas têm resultados diferentes
Na ocasião, Jerônimo também afirmou que o governo estadual tem realizado pesquisas internas com o objetivo de avaliar a aceitação das políticas públicas em diferentes regiões. Segundo ele, os dados obtidos divergem dos que têm sido divulgados por institutos tradicionais.
“Nós temos as pesquisas rotineiras pra analisar como é que está a aceitação das nossas políticas públicas, na capital, na cidade grande, no interior, e é muito diferente do que nós vimos”, declarou.
Governador compara cenário atual a eleições anteriores
O petista comparou ainda o atual cenário político com disputas anteriores, em que candidatos do Partido dos Trabalhadores também eram apontados com desvantagem nas pesquisas, mas terminaram vitoriosos nas urnas.
“Já fazem, novamente, a mesma conversa que a gente viu em 2006, em 2010, em 2011, depois em 2014, depois em 2019, em 2022”, lembrou.
Para o governador, a resposta às especulações deve ser o trabalho contínuo para garantir que as ações do governo cheguem à população. “Então, o que interessa é que a gente está trabalhando dia e noite. No final de semana mesmo, eu estava na sexta-feira em Pojuca, viajei para Conquista no dia seguinte…”, relatou.
Desde 2006, pesquisas eleitorais na Bahia apresentaram discrepâncias significativas em disputas envolvendo candidatos do PT. Na eleição de 2006, por exemplo, os institutos apontavam o então governador Paulo Souto (PFL) como favorito absoluto, com larga vantagem sobre Jaques Wagner (PT). No entanto, Wagner venceu no primeiro turno com 52,89% dos votos.
Situação semelhante se repetiu em 2014, quando as pesquisas mostravam uma disputa mais acirrada entre Rui Costa (PT) e Paulo Souto (DEM), mas o petista venceu com mais de 54% dos votos no primeiro turno, contrariando os dados levantados até a véspera da eleição.
Em 2022, novamente houve ruído entre os levantamentos e os resultados finais. As pesquisas de intenção de voto indicavam que ACM Neto (União Brasil) liderava com folga a corrida ao governo do estado, enquanto Jerônimo Rodrigues (PT), então pouco conhecido, aparecia com desempenho modesto. No entanto, a virada de Jerônimo ocorreu nas semanas finais da campanha, culminando com sua vitória no segundo turno com 52,79% dos votos.
Jerônimo destaca trabalho e entrega de resultados como prioridade
Jerônimo enfatizou que a prioridade do seu governo é executar ações concretas, especialmente na geração de empregos e renda. “Então, a pegada é essa: trabalhar e fazer chegar as políticas públicas, gerar emprego, gerar renda, de acordo a gente acha que tem que ser”, concluiu.
Paraná Pesquisas diz que ACM Neto venceria no 1º turno em 2026
O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, lidera com ampla vantagem a disputa pelo governo da Bahia nas eleições de 2026. Segundo o levantamento divulgado, na última quinta-feira (31), pelo instituto Paraná Pesquisas, se o pleito fosse hoje, o ex-prefeito de Salvador venceria ainda no primeiro turno, com mais de 25 pontos percentuais de vantagem sobre seus principais adversários.
No cenário estimulado, no qual os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado, ACM Neto aparece com 53,5% das intenções de voto. O atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) soma 28,1%, seguido por João Roma (PL) com 6,1%, e Kléber Rosa (PSOL) com 1,3%. Os que não souberam responder somam 4,6%, enquanto brancos, nulos ou nenhum totalizam 6,4%.
No cenário espontâneo, quando o entrevistado responde livremente, sem ter nomes apresentados, ACM Neto é novamente o nome mais citado, com 21,4%. Jerônimo Rodrigues aparece com 11,4%, seguido por Rui Costa (1,8%), Bruno Reis (0,6%), Jaques Wagner (0,2%), João Roma (0,1%) e Kléber Rosa (0,1%). Outros nomes somam 0,5%, brancos, nulos ou nenhum chegam a 5,8%, e 58,1% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas