Governador se reúne com forças de segurança, após pressão do PV nacional e quase 24h do sequestro de Ivanilson Gomes
Autoridades discutem ações para encontrar presidente do PV-BA, mas governador manteve agenda e só se pronunciou após cobrança pública

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se reuniu, na tarde deste sábado (15), com o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e os chefes das forças policiais do Estado para discutir o sequestro de Ivanilson Gomes, presidente do PV na Bahia. A reunião – que ocorreu em Jussari, no Sul do Estado, após a inauguração de novas unidades de segurança no município – também contou com as presenças da delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito; e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho.
Apesar da gravidade do caso, que envolve uma figura política relevante e um crime com requintes de ousadia, reunião só foi mobilizada quase 24 horas após o sequestro, que ocorreu na tarde desta última sexta-feira (14), e o governador manteve sua agenda oficial normalmente até então. O posicionamento de Jerônimo só veio após a nota pública do presidente nacional do PV, José Luiz Penna, cobrando celeridade no resgate de Ivanilson. Até o momento, o petista não fez declarações diretas sobre o caso, limitando-se a reuniões internas.
Investigações, prisão e medidas adotadas
Na reunião, foram discutidas estratégias de inteligência para elucidar o crime, incluindo a análise de imagens de câmeras de segurança e a coleta de depoimentos de testemunhas. As forças de segurança também reforçaram que qualquer informação sobre o paradeiro de Ivanilson pode ser comunicada anonimamente pelo Disque Denúncia 181.
A Polícia Civil ainda não divulgou detalhes sobre as investigações, alegando que a liberação de informações poderia comprometer o andamento do caso e colocar em risco a vida da vítima. No entanto, secretário estadual da Juventude do PV, Gabriel Luís, foi preso, nesta manhã, após confessar envolvimento no crime e alegar que agiu sob pressão de traficantes do bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, onde mora.
Cobranças e omissões
A falta de um posicionamento rápido do governo estadual gerou críticas, especialmente após a divulgação da nota do presidente nacional do PV. “Fazemos um apelo às autoridades para que atuem com máxima urgência e dedicação, empregando todos os esforços necessários para garantir o resgate seguro de Ivanilson, preservando sua integridade física”, declarou Penna.
Além do silêncio do governador, parlamentares do PV na Bahia, incluindo o vereador de Salvador André Fraga e os deputados estaduais Ludmilla Fiscina, Marquinho Viana, Roberto Carlos e Vitor Bonfim, também não se manifestaram publicamente sobre o crime, mantendo a divulgação de suas agendas políticas normalmente até a manhã deste sábado. No entanto, no início desta tarde, Roberto Carlos, que é vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, divulgou nota em sua conta oficial no Instagram lamentando o episódio e solicitando prioridade máxima nas investigações.
“Ivanilson é um grande amigo, meu correligionário e uma pessoa pela qual tenho apreço e respeito. Minha solidariedade à família de Ivanilson e a todos que aguardam ansiosos pelo seu retorno em segurança. Confio no trabalho das nossas polícias para que ele seja resgatado o mais rápido possível, com sua integridade preservada”, disse o deputado estadual, que também é líder do PV na AL-BA .
Ivana Bastos foi primeira a se manifestar
Enquanto o governador e outros membros do PV-BA evitavam falar sobre o caso, a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), foi uma das poucas lideranças políticas a cobrar publicamente ações imediatas. “Recebi com grande preocupação a notícia do sequestro de Ivanilson Gomes. Expresso minha total solidariedade a ele, sua família e todos que aguardam ansiosamente por sua segurança”, escreveu Ivana em suas redes sociais.
A postura do governador Jerônimo Rodrigues, que, mesmo informado do crime, seguiu normalmente sua agenda no interior do Estado, incluindo a participação em eventos festivos e religiosos, gerou desconforto nos bastidores políticos. Em sua conta oficial no Instagram, o petista chegou a publicar uma homenagem ao Dia da Escola e compartilhar registros da missa especial pelo aniversário de Almadina, cidade a cerca de 460 km de Salvador.
Repercussão e incertezas
Enquanto a pressão pública cresce, a população e os aliados políticos de Ivanilson Gomes aguardam respostas concretas das autoridades. O caso reforça um cenário preocupante de insegurança na Bahia, onde a violência política e o avanço do crime organizado se tornam cada vez mais evidentes.
Agora, resta saber se a reunião promovida pelo governador resultará em ações efetivas ou se será apenas mais um gesto tardio diante de um caso que escancara as fragilidades da segurança pública no Estado. Até o momento, o paradeiro de Ivanilson é desconhecido.
Raiane Veríssimo
Raiane Veríssimo, jornalista mineira, com 22 anos de experiência. Especialista em comunicação e mídias sociais, com atuação em jornal, site, rádio, TV e campanhas políticas estaduais e nacionais.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Feriado prolongado deve movimentar 570 mil veículos nas estradas da Bahia

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados

Wagner aponta falha na comunicação, reconhece desgaste do governo Lula, mas aposta na recuperação até 2026
Senador defende articulação com Estados para resolver crise na segurança

Escalada de violência em disputa por terra leva Força Nacional ao Extremo-sul da Bahia
Decisão atende recomendação do governo federal após episódios de violência e pressões por demarcações territoriais

Resumo BBB 25 de quarta-feira (16/4): Clima de despedida marca festa do Top 5 antes da eliminação no BBB 25
Jantar exclusivo, homenagens e desabafo de emparedados movimentaram madrugada na casa mais vigiada do país

Maria Milza tem processo de beatificação aprovado pelo Vaticano e pode se tornar segunda santa baiana
Fase diocesana será iniciada no dia 15 de agosto, data em que se completam 102 anos do nascimento da agricultora baiana

ProPatinhas: novo plano do governo quer acabar com abandono de pets no Brasil
RG animal, castração e rastreamento: conheça pacote federal para proteger cães e gatos que será lançado pelo presidente Lula

Salvador ganha 11 novos ônibus com ar-condicionado e reforça frota do BRT e do transporte convencional
Oito novos veículos serão integrados ao BRT Salvador, enquanto três atenderão à linha convencional

Semana Santa em Salvador: veja programação completa das celebrações presididas por Dom Sergio da Rocha
Programação da Arquidiocese vai do Tríduo Pascal ao Domingo da Páscoa com celebrações solenes no Centro Histórico

Alexandre Silveira minimiza ruído com Haddad e garante acordo sobre ampliação da tarifa social de energia
Conforme ministro de Minas e Energia, não há conflito com Ministério da Fazenda, apenas uma 'falha de comunicação'