Jerônimo elogia pré-candidatura de Andrea Castro à AL-BA e destaca força feminina na política baiana
Em entrevista ao programa Frequência Política, transmitido pela rádio Interativa FM, petista destacou atuação da primeira-dama ao lado do prefeito Augusto Castro (PSD)
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), elogiou, neste sábado (4), a pré-candidatura da primeira-dama de Itabuna, Andrea Castro, para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Frequência Política, transmitido pela rádio Interativa FM.
Durante a participação, conforme apuração do Classe Política, Jerônimo ressaltou o avanço da presença das mulheres na política baiana e destacou a atuação de Andrea em eventos e ações ao lado do prefeito Augusto Castro (PSD). Segundo ele, o trabalho da primeira-dama a credencia como liderança regional.
“Eu quero mandar um abraço pra ela. A primeira-dama Andréia, eu tenho acompanhado quando ela vem a Salvador em busca de melhorias para Itabuna. Também estive em eventos, como a festividade do São Pedro, e vi o carinho e o respeito que o povo tem por ela”, afirmou o governador.
Andrea Castro e o protagonismo feminino na política
Jerônimo reforçou que a pré-candidatura de Andrea se insere em um movimento de fortalecimento da presença das mulheres nos espaços de decisão política. Para ele, a trajetória da primeira-dama representa um exemplo do papel que lideranças femininas podem desempenhar na construção de políticas públicas regionais.
“As mulheres estão ocupando um espaço que sempre poderiam ter tido pela competência, pela sensibilidade, pela firmeza e pela capacidade de olhar para o futuro. Andrea é uma dessas lideranças. Eu espero que o projeto que ela vem construindo fortaleça a representação regional”, disse Jerônimo.
O governador ainda afirmou que a participação feminina é estratégica para o futuro do estado, defendendo a ampliação do número de candidatas nas eleições. Ele ressaltou que a pré-candidatura de Andrea poderá reforçar a representatividade de Itabuna no Legislativo estadual.
Jerônimo pede rigor em investigação sobre caso suposta infecção por metanol em Feira de Santana
Na última sexta-feira (3), Jerônimo Rodrigues também se manifestou sobre a investigação da morte de uma pessoa em Feira de Santana por suspeita de intoxicação por metanol. O governador pediu prudência na divulgação de informações e destacou que o caso ainda está em análise.
“Eu quero pedir à imprensa para que seja rigorosa quando houver realmente um acontecimento comprovado. Eu confio aqui nos municípios. Em nome de Rodrigo [Matos], que é o secretário municipal de Feira de Santana, eu quero reafirmar aqui a confiança nossa no Conselho de Secretários Municipais de Saúde”, afirmou Jerônimo.
O governador explicou que amostras já foram coletadas pelo Instituto Médico Legal (IML) e que o resultado deve ser divulgado em até sete dias. Ele reforçou a necessidade de responsabilidade na circulação de informações e criticou notícias falsas que circulam em redes sociais.
Segundo Jerônimo, os órgãos de saúde municipais, estaduais e federais estão atuando de forma integrada para esclarecer o caso. Ele destacou que a prioridade é garantir tranquilidade à população e respeito às vidas humanas.
Governador reforça importância da informação de qualidade
Durante a entrevista, Jerônimo ressaltou que o Estado não pode alimentar especulações que gerem pânico social. Ele pediu cautela no compartilhamento de informações não verificadas e reforçou que somente após a conclusão dos exames será possível confirmar se houve intoxicação por metanol.
O governador concluiu dizendo que a apuração está em andamento e que a investigação cabe à polícia e ao sistema de saúde pública. Ele garantiu que a gestão estadual seguirá acompanhando o caso de perto para oferecer respostas rápidas à sociedade.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Governo da Bahia anuncia investimento de R$ 46 milhões do programa Periferia Viva em Pau da Lima
Recursos do Novo PAC vão beneficiar cerca de 5 mil famílias com urbanização integrada e novas moradias
Solange Couto e Juliano Floss são os primeiros camarotes confirmados do BBB 26
Pipocas já foram definidos por votação popular e outros Camarotes serão revelados no programa ao vivo
Após Globo de Ouro de Wagner Moura, Prefeitura de Salvador anuncia investimento de R$ 12 milhões para fortalecer audiovisual
Recurso será aplicado em ações de fomento, formação profissional, infraestrutura e atração de produções
STF tem três votos para manter bloqueio às emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Medida foi adotada de forma individual pelo ministro Flávio Dino e agora é analisada pelo plenário virtual da Corte
Prefeitura de Ilhéus proíbe consumação mínima e cobrança antecipada na faixa de areia
Medida segue iniciativa adotada em Itacaré e proíbe cobrança antecipada, consumação mínima e condicionamento para uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias do município
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Bahia empata em 2 a 2 no tempo normal, perde uma cobrança e se despede da Copinha 2026 na segunda fase
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Evento reuniu artistas nacionais, atrações locais e atividades cívicas, fortalecendo a tradição histórica e o turismo no município
Governo Lula exonera diretor do Dnit após investigação da PF sobre esquema no INSS
Marcos de Brito Campos Júnior é citado em diálogos sobre repasses em dinheiro investigados pelo STF
Niltinho confirma saída do PP e diz que filiação ao PSB deve ocorrer até março
Saída ocorre após federação do PP com o União Brasil e decisão de se manter na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Vitória apresenta Caíque e Mateus Silva durante Semana do Sócio SMV
Encontro integra programação especial do Sou Mais Vitória até 17 de janeiro