Conselho de Ética da AL-BA se pronuncia sobre prisão de Binho Galinha
Deputado foi preso suspeito de liderar uma organização criminosa com práticas milicianas
Divulgação/AL-BA
O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) se pronunciou neste sábado (4) sobre a prisão do deputado Binho Galinha (PRD), suspeito de liderar uma organização criminosa com práticas milicianas. O órgão, presidido pelo deputado Vitor Bonfim (PV), informou que acompanha de perto os desdobramentos do caso e aguarda a comunicação oficial da Justiça para iniciar os procedimentos formais.
Em nota à imprensa, o Conselho destacou que seguirá as normas constitucionais e regimentais para conduzir a análise do caso. “[O Conselho de Ética] adotará os procedimentos previstos na Constituição Estadual, na legislação vigente e no Regimento Interno da Casa. O Conselho assegura que todas as etapas serão conduzidas com base no devido processo legal, garantindo a ampla defesa e o contraditório”, afirma o comunicado.
Procedimentos do Conselho
O documento ainda reforça o compromisso com a legalidade e a transparência. “Reafirmamos nosso compromisso com a legalidade, a transparência e a responsabilidade institucional. A análise do caso ocorrerá com isenção, respeito aos ritos legais e em conformidade com os princípios do Estado Democrático de Direito”, relatou o Conselho.
Binho Galinha foi preso na sexta-feira (3) após se entregar à Justiça. Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), ele foi detido em Feira de Santana por cerca de 20 agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e escoltado até Salvador, onde permanecerá custodiado. O deputado estava foragido desde a deflagração da ‘Operação Estado Anômico’, iniciada no dia 1°.
A operação também resultou na prisão do filho de Binho Galinha, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, e da esposa, Mayana Cerqueira da Silva. Até o momento, o MP-BA denunciou 15 pessoas por envolvimento com a organização criminosa liderada pelo parlamentar.
Deputado afirma inocência
A defesa do deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (PRD), preso nesta sexta-feira (3) após se entregar ao Ministério Público da Bahia, afirmou que ele não cometeu crimes e colaborou com as investigações. O parlamentar estava envolvido na operação Estado Anômico, deflagrada na quarta-feira (1º), que resultou em mandados de prisão contra ele e familiares.
Em nota, a defesa destacou que o deputado não esteve foragido. “O deputado jamais esteve foragido. Prova irrefutável disso é que, mesmo com a prisão decretada desde o dia 19 de agosto, compareceu espontaneamente por duas vezes ao fórum, já no final do mês de setembro, sem que qualquer autoridade o prendesse. Sua intenção sempre foi colaborar com a justiça. Isto é a prova irrespondível que risco algum existe para o processo”, afirmou a nota.
A defesa questionou a validade da prisão preventiva, alegando incompetência da autoridade judicial que a decretou. Segundo o documento, a Lei de Organização Judiciária determina que apenas a 2ª Vara Criminal de Feira de Santana teria competência para processar o caso, reconhecimento que teria sido feito pela própria magistrada durante a audiência de custódia.
O comunicado também criticou a prisão de familiares de Binho Galinha, incluindo pai, mãe e irmão, classificando a medida como desproporcional. “A medida resultou no completo desamparo de uma menor de 11 anos, configurando um ato que atenta gravemente contra a dignidade humana, fazendo letra morta o princípio da proteção integral previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente”, declarou a defesa.
A defesa afirmou ainda que a ordem de prisão não apresentou fatos novos que a justificassem e contrariou decisões anteriores do Superior Tribunal de Justiça.
Mais Lidas
Metade dos brasileiros ainda não entende o que é a COP-30, mostra pesquisa
Política
Afonso Florence é exonerado da Casa Civil para reassumir mandato; entenda
Últimas Notícias
Setor de serviços da Bahia cresce 3,3% em setembro e tem quinto melhor resultado do país, segundo IBGE
Resultado foi impulsionado por transportes e comunicação, mas ainda acumula retração no ano
CCJ do Senado aprova recondução de Paulo Gonet à PGR; nome deve ser votado no plenário nesta quarta
Recondução segue para votação em plenário, onde precisará de ao menos 41 votos favoráveis para ser confirmada
Bahia tem desafio decisivo contra Z-4 na reta final do Brasileirão: aproveitamento é de apenas 33%
Tricolor encara três times ameaçados de rebaixamento nas últimas rodadas em busca da vaga direta na Libertadores 2026
Afonso Florence é exonerado da Casa Civil para reassumir mandato; entenda
Decisão foi tomada a pedido do próprio Florence, com o objetivo de registrar e viabilizar emendas parlamentares destinadas a municípios baianos
Salvador entra em nível de atenção por risco de deslizamentos após chuvas intensas
Nas últimas 12 horas, foram registrados 128 mm de precipitação, valor acima da média histórica de novembro
Discussão entre Toffoli e Mendonça esquenta sessão no STF e reacende debate sobre atuação de servidores públicos
Durante julgamento na Segunda Turma, ministros discutiram aplicação do Tema 940, que trata da responsabilidade civil do Estado
Matheus Cunha valoriza amadurecimento e destaca força tática da seleção antes de amistosos
Atacante do Manchester United vê confronto com Senegal e Tunísia como chance de mostrar evolução e reforçar identidade sob comando de Ancelotti
Salvador lidera painel da COP30 e destaca programas premiados de reciclagem e economia circular
Prefeito Bruno Reis apresenta resultados do Recicla Capital e iniciativas que colocam a cidade entre as referências globais em sustentabilidade urbana
Paulo Gonet defende sigilo e atuação técnica em sabatina no Senado sobre recondução à PGR
Procurador-geral reforça compromisso com discrição, nega viés partidário e diz que PGR não atua por aplausos ou conveniências políticas
Marcone Amaral oficializa candidatura à presidência do Vitória com união de grupos de oposição
Eleição que definirá comando do rubro-negro no triênio 2026–2028 está marcada para dia 13 de dezembro