Jaques Wagner rebate críticas à segurança e diz que oposição faz ‘barulho’ sem apresentar solução
Senador afirmou que a solução para os problemas na área envolve planejamento e inteligência, e não críticas superficiais
Edilson Rodrigues/Agência Senado
O senador Jaques Wagner (PT-BA) usou as redes sociais, nesta sexta-feira (29), para rebater os ataques da oposição sobre a segurança pública da Bahia. Ele afirmou que a solução para os problemas na área envolve planejamento e inteligência, e não críticas superficiais.
“Não adianta ser siri na lata. O negócio é planejar, usar tecnologia e inteligência para vencer essa batalha”, disse o parlamentar.
Ele também ressaltou que a oposição se concentra em “fazer barulho” sobre segurança, mas sem apresentar soluções concretas. Segundo o senador, os desafios enfrentados pelo governo Jerônimo Rodrigues (PT) são evidentes, mas a abordagem correta passa pelo investimento em tecnologia e ações estratégicas.
Operações contra o crime organizado
O senador também destacou a megaoperação Carbono Oculto, realizada na última quinta-feira (28), fruto da cooperação entre Polícia Federal e o Governo Federal como modelo de combate ao crime organizado. Ele afirmou que a ação conjunta tem foco no PCC e no tráfico, atingindo principalmente os recursos financeiros das organizações criminosas.
“Para vencer o problema do tráfico, da marginalidade, não é mimimi, não é nhenhenhem. A oposição adora fazer barulho com o negócio da segurança. É claro que a gente tem problema, porque a briga é pesada”, disse Wagner.
“Mas para vencer o problema do tráfico, da marginalidade, não é mimimi, não é iê, iê, iê. É fazer como a gente está fazendo agora, pela Polícia Federal, pelo Governo Federal. Unindo as inteligências e indo para cima do PCC, do tráfico de droga, naquilo que mais dói. No bolso, quebrar os caras no tráfico de dinheiro, na lavagem de dinheiro”, completou o senador.
Na avaliação do petista, a ação demonstra a eficácia do trabalho integrado entre governos e órgãos de inteligência para atacar as finanças do crime.
Não adianta ser siri na lata! Segurança pública não se resolve com barulho ou “mimimi”. É planejamento, tecnologia e inteligência a serviço do povo. O presidente @LulaOficial deu o exemplo e é assim que vamos trabalhar! A maior operação contra o crime organizado da nossa história… pic.twitter.com/wT5WA02Ctp
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) August 29, 2025
Wagner celebra desmonte de esquema bilionário do PCC pela PF
Nesta quinta-feira (28), o senador elogiou a operação da Polícia Federal que atingiu criminosos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC). O grupo atuava em Fintechs instaladas na avenida Faria Lima, em São Paulo, e se infiltrava na cadeia de distribuição e venda de combustíveis em diversas regiões do país. A operação marcou a atuação coordenada de diferentes órgãos de segurança e fiscalização.
“Hoje vencemos uma importante batalha: uma megaoperação em mais de 10 estados atingiu de forma inédita o cérebro financeiro de uma série de esquemas ilícitos”, afirmou Wagner.
Ele ressaltou que a ação conjunta permitiu atingir o núcleo central das atividades criminosas, envolvendo desde fraudes financeiras até lavagem de dinheiro em grande escala, com impacto direto na economia.
Assim como o presidente Lula (PT), o senador classificou a ação como “a maior operação de combate ao crime organizado da história do país”, destacando a coordenação entre Polícia Federal, Receita Federal, polícias civis e Ministérios Públicos estaduais. Segundo ele, a investigação expôs a atuação de Fintechs utilizadas para lavar recursos oriundos do tráfico, além de outras frentes de criminalidade vinculadas à organização.
“Lá atrás, o governo tentou ampliar a finalização sobre transferências via Pix por essas instituições financeiras, exatamente para impedir esses crimes, mas acabou sendo impedido por uma série de vídeos com fakenews”, afirmou Wagner.
Ele apontou que a ação atual comprova a necessidade de integração de serviços de inteligência entre órgãos de fiscalização e investigação para combater crimes complexos.
“Polícia Federal, Polícia Civil, Receita Federal, Ministérios Públicos estaduais e demais órgãos trabalharam juntos e integraram seus serviços de inteligência, como propõe a PEC da Segurança. O resultado foi o desmonte desses esquemas, com apreensões, contas bancárias bloqueadas e pessoas investigadas. Ganhamos essa batalha e venceremos a guerra contra o crime organizado”, completou o senador.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]