Jaques Wagner diz que Lula deve ‘conversar mais com as pessoas’: ‘Tira muito ruído’

Senador destacou que a capacidade de comunicação é uma das principais forças do presidente


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação 30/01/2025 21:00 Política
Jaques Wagner diz que Lula deve ‘conversar mais com as pessoas’: ‘Tira muito ruído’ - Reprodução/GloboNews

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve intensificar o diálogo com a população durante o atual mandato. A declaração é do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), em entrevista à Globonews nesta quinta-feira (30).

“Eu acho que ele vai se dedicar mais (a isso) nestes dois anos agora”, disse Wagner. O senador destacou que a capacidade de comunicação é uma das principais forças do presidente.

“Essa é a força dele. Ele consegue galvanizar. Quando ele conversa, acaba tirando muito ruído”, completou.

Wagner reconheceu, no entanto, que Lula pode não ter a mesma disponibilidade de antes. “Talvez ele não esteja com a mesma disponibilidade que ele teve em 2003. São 20 anos. Teve prisão, teve acidente, teve casamento novo. São momentos diferentes do ‘ser humano Lula'”, ponderou.

O líder do governo no Senado reconheceu que Lula pode não ter a mesma disponibilidade de antes, mas destacou que o presidente mantém a mesma paixão pelo trabalho. “Talvez não esteja com a mesma disponibilidade que ele tinha em 2003. São 20 anos, teve prisão, teve o acidente, teve o novo casamento, teve uma porção de coisas. São momentos muito diferentes do ‘ser humano Lula’, mas ele continua com a mesma disposição para conversar com as pessoas”.

Mais cedo, o presidente realizou uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto e prometeu aumentar a frequência dos encontros com a imprensa.

Senador rebate críticas de Kassab sobre reeleição de Lula

Questionado sobre as declarações do presidente do PSD, Gilberto Kassab, que afirmou que Lula não se reelegeria em 2026 se a eleição fosse hoje e criticou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), chamando-o de “fraco”, Wagner classificou as falas como “mal colocadas” e “desnecessárias”.

Wagner reafirmou seu apoio a Lula como candidato natural à reeleição. “Em minha opinião, não tem nenhum plano B. Para mim, o plano é ele”, declarou. O senador admitiu, porém, que a saúde do presidente poderá ser um fator decisivo em 2026. “Se chegar em 2026 e ele estiver com algum problema de saúde, pode ser que ele decline, mas por enquanto não vejo isso”, concluiu.

Múcio permanece na Defesa em 2025

Wagner afirmou, também nesta quinta-feira (30), que o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, foi convencido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a permanecer no cargo até o final de 2025. A saída de Múcio era considerada certa na reforma ministerial, já que ele havia manifestado a Lula o desejo de ficar mais próximo da família.

Em conversa com o presidente em dezembro, o ministro destacou que tem sido cobrado por familiares para reduzir o ritmo de trabalho. Ele também mencionou o desgaste causado pela necessidade de equilibrar a tensa relação entre as Forças Armadas e o governo. Múcio havia deixado claro que não queria ser incluído na reforma ministerial para que sua saída não fosse associada a uma demissão.

Os nomes mais cotados para substituí-lo eram o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que deixará o comando da Casa no início de fevereiro.

Wagner defende Rui Costa

O líder do governo no Senado saiu em defesa do ministro da Casa Civil, Rui Costa, após críticas do presidente do PP, Ciro Nogueira. Em entrevista tambem à Globonews, Nogueira afirmou que “Rui Costa é um homem que todos os ministros detestam. Não coordena nada no governo”.

Wagner rebateu as declarações, destacando que o estilo de Costa é mais focado em gestão, o que pode causar estranhamento. “O Rui tem um estilo diferente do meu. Ele é minha criatura e [os ministros] me cobram quando ele é mais seco”, disse.

Wagner explicou que Costa tem um perfil mais técnico e menos político. “Eu sou mais da política e ele é mais da gestão. Como ele cobra os ministros em nome do Lula e é mais seco, o pessoal reclama. Mas ele é um trabalhador, tem código de procedimento compatível com o de Lula e comigo”, afirmou.

O senador também ressaltou que, se o presidente Lula está satisfeito com o trabalho de Costa, ele permanecerá no cargo. “Se quem colocou ele na Casa Civil está gostando do trabalho, ele não vai sair. Mais fácil o Lula pedir para ele amenizar as relações”

Lula é o plano A para 2026, diz Wagner

Questionado sobre a possibilidade de Lula ser candidato à reeleição em 2026, Wagner afirmou que “não há plano B” e que o presidente é a opção natural. “A única hipótese de ele não ser candidato…, ele passou por uma questão grave de saúde. A pessoa fica mais cautelosa. Se chegar em 2026 e ele ter uma questão de saúde, ele pode não ser candidato. Mas como ele tá fazendo esteira, exercícios e se cuidando, ele deve ser o candidato”, concluiu.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Furdunço agita foliões no circuito Orlando Tapajós neste domingo -
Carnaval 23/02/2025 às 19:10

Furdunço agita foliões no circuito Orlando Tapajós neste domingo

Cerca de 60 atrações, ao todo, vão passar pelo circuito Orlando Tapajós neste domingo de Furdunço


Prefeito de Vitória é agredido durante confusão no Carnaval -
Cidades 23/02/2025 às 18:50

Prefeito de Vitória é agredido durante confusão no Carnaval

Lorenzo Pazolini é atingido no rosto em confronto envolvendo um militar e seguranças no Sambão do Povo


Urbanista, toda cidade precisa! -
Artigos 23/02/2025 às 18:00

Urbanista, toda cidade precisa!

Neste artigo, a urbanista Juliana Paes aborda os impactos do crescimento populacional nas zonas urbanas e principais desafios


Bloco Nana traz nova identidade visual ao comando de Léo Santana no Carnaval de Salvador -
Carnaval 23/02/2025 às 17:10

Bloco Nana traz nova identidade visual ao comando de Léo Santana no Carnaval de Salvador

Léo Santana comanda o trio em dois dias de desfile no circuito Barra-Ondina


Governador inspeciona obras do VLT na Calçada e celebra avanço com instalação dos primeiros trilhos -
Cidades 23/02/2025 às 16:20

Governador inspeciona obras do VLT na Calçada e celebra avanço com instalação dos primeiros trilhos

Projeto prevê um trajeto total de 36,4 quilômetros, com 34 estações, e um investimento superior a R$ 5 bi


Léo Santana divulga agenda de Carnaval com 16 shows em 4 estados; confira -
Carnaval 23/02/2025 às 15:30

Léo Santana divulga agenda de Carnaval com 16 shows em 4 estados; confira

Repertório do cantor promete embalar foliões com grandes sucessos e hits recentes, incluindo "Surra de Toma"


Israel suspende libertação de prisioneiros palestinos -
Internacional 23/02/2025 às 14:40

Israel suspende libertação de prisioneiros palestinos

Decisão do governo israelense de adiar libertação de prisioneiros palestinos gera tensões em meio de um delicado acordo de cessar-fogo


Brasil retoma importação de energia da Venezuela para abastecer Roraima -
Cidades 23/02/2025 às 13:50

Brasil retoma importação de energia da Venezuela para abastecer Roraima

Intercâmbio energético busca reduzir custos e garantir confiabilidade no fornecimento


Especialistas dizem que casos de Covid aumentaram em função das festas de verão e alertam para importância de cuidados -
Saúde 23/02/2025 às 13:00

Especialistas dizem que casos de Covid aumentaram em função das festas de verão e alertam para importância de cuidados

Especialistas reforçam importância da vacinação e falam sobre mitos relacionados ao vírus


Eleições na Alemanha: uma nova era ou consolidação da extrema direita? -
Internacional 23/02/2025 às 12:10

Eleições na Alemanha: uma nova era ou consolidação da extrema direita?

Neste domingo, eleitores alemães decidirão futuro político do país em um cenário de incertezas e polarização crescente


Vixe