Jabes Ribeiro deve tomar decisão sobre pré-candidatura até sexta e aponta a existência de três máquinas em Ilhéus
Pré-candidato disse aguardar decisão de Valderico Júnior sobre a possibilidade união para o pleito municipal
O pré-candidato à Prefeitura de Ilhéus e secretário geral do Partido Progressistas na Bahia, Jabes Ribeiro, afirmou durante entrevista ao Portal M!, nesta quarta-feira (10), que deve tomar decisão sobre sua pré-candidatura até a sexta-feira (12). Jabes também revelou que a oposição vai enfrentar “três máquinas” nas eleições municipais de outubro.
“A máquina municipal, estadual e federal. Daí, a união do campo de oposição. Até porque você tem no PT a candidatura da ex-secretária, você tem o governo municipal com o Marão e o candidato dele [Bento Lima]. Todo mundo cheio de máquina, cheio de articulação, disso e daquilo. Então, do nosso lado, acho que é um equívoco a gente não trabalhar tudo que é novidade”, afirmou.
Para enfrentar esse quadro, Jabes ressaltou que aguarda a decisão do também pré-candidato Valderico Júnior (União) sobre a possibilidade de formarem chapa para o pleito municipal. “A melhor chapa para vencer a eleição seria o meu nome, por uma série de razões, e do Valderico Júnior, também por uma série de razões. Você teria a combinação da experiência com a juventude. Isso é uma coisa que teria um efeito importante na cidade, uma repercussão importante, mas ele tem colocado contrário a isso, é natural, mas eu continuo lutando por essa possibilidade”, afirmou.
Apesar de ainda não ter um posicionamento sobre a união com Valderico, Jabes enfatizou que vai “manter o acordo” da unidade. “Eu continuo lutando por essa possibilidade. Você só deve entregar as armas se não tiver mais nada, se não tem mais jeito. Então, eu continuo trabalhando. Tenho dito que vou manter o acordo, o PP e o União do Brasil, e a gente pode atrair mais vários partidos, além do PDT”, ressaltou.
Perguntado sobre o que fará para “convencer” Valderico em prol da chapa conjunta, Jabes ressaltou que o processo tem sido marcado por muita conversa. “Eu continuo trabalhando e conversando. Tem amigos meus que estão conversando também. É natural isso, eu não acho nada demais. Agora, eu creio que essa posição é necessária, porque veja bem, saindo os dois juntos já é uma eleição difícil, imagina saindo sozinho, individualmente. Eu acho que é a chapa ideal, sempre defendi isso. Ele é novo ainda, tem 37 anos, tá começando a atividade dele, seria como vice. Mas também eu não posso forçar. Ninguém vai forçar nada. É a vida”, disse.
Na oposição, além de Jabes e Valderico, o vereador Augustão também lançou sua pré-candidatura pelo PDT. Antes filiado ao PT, o edil deixou a sigla após a confirmação do nome da ex-secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro, como pré-candidata petista. “Ele é vereador pelo PT, com militância forte, mas em repúdio ao fato da Adélia ter ‘caído de paraquedas’ do PT, ele deixou e foi para o PDT. Então, nós estamos lutando, eu acho que sem unidade não dá”.
Leia também:
ACM Neto anuncia aliança entre União Brasil e PP para eleições municipais em Ilhéus
Jabes Ribeiro anuncia pré-candidatura a prefeito e diz que a oposição estará unida em Ilhéus
Ao lado de Wagner e aliados, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à Prefeitura de Ilhéus
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]