Hugo Motta cobra STF sobre emendas e reforça prioridades do agro no Congresso
Ele destacou a importância de manter alinhamento com pautas prioritárias do setor agropecuário
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato à presidência da Câmara dos Deputados, defendeu o cumprimento do acordo sobre o pagamento de emendas parlamentares firmado entre os Poderes. Ele afirmou que o Parlamento aguarda o “destravamento” do orçamento pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.
“A questão das emendas foi feito um acordo entre os Poderes onde estavam lá representados o Poder Executivo, o Poder Judiciário e o Poder Legislativo, e o que o Parlamento quer é o cumprimento desse acordo para que o orçamento possa ser destravado”, disse Motta nesta terça-feira (3), durante reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária em Brasília.
Segundo o deputado, o Congresso já cumpriu sua parte no acordo, e agora espera a ação do Judiciário. “Entendemos que o Congresso cumpriu a sua parte, o Executivo sancionou a lei e agora esperamos que o Judiciário, através do ministro Flávio Dino, possa fazer a liberação, o destravamento, melhor dizendo, do orçamento para que possamos ter o andamento fluindo de maneira normalizada”, afirmou o parlamentar.
Hugo Motta também destacou a importância de manter alinhamento com pautas prioritárias do setor agropecuário e afirmou que há “total comprometimento e sintonia” com as demandas do setor. Ele garantiu que, se eleito, trabalhará por uma agenda positiva em parceria com o Senado.
“Nós vamos buscar o próximo presidente do Senado, que deve ser o senador Davi Alcolumbre, para termos essa sinergia sendo combinada e, com isso, termos os assuntos tanto de interesse da Câmara como do Senado andando nas duas Casas”, comentou.
Entre as prioridades do próximo ano, Motta apontou projetos em tramitação ligados ao setor agropecuário. Ele citou o pacote anti-invasão, que inclui medidas mais rígidas contra invasões de propriedades privadas, como o PLP 709/23 e o 8262/2017.
As propostas endurecem penalidades e estabelecem critérios mais rigorosos para a regularização fundiária e reintegração de posse, incluindo a exclusão de benefícios sociais para invasores. Também destacou o projeto de lei da reciprocidade ambiental e o PL do seguro rural.
“O Congresso nada mais quer do que a reafirmação daquilo que nos é garantido pela nossa Constituição, nós não negociamos esses termos”, afirmou Motta, reforçando a necessidade de respeito às atribuições do Legislativo. “Queremos o cumprimento da Constituição e que o poder Legislativo possa ser respeitado pelo tamanho e pela importância que tem.”
Na coletiva, o deputado destacou que a realização da COP30 no Brasil será uma oportunidade para reverter a imagem negativa do agronegócio. Ele defendeu o setor, ressaltando sua relevância para o desenvolvimento nacional e pedindo o fim da “criminalização do agro”.
Hugo Motta reforçou que sua candidatura está comprometida com o avanço de pautas que promovam a sinergia entre os Poderes e os interesses do País. Ele destacou a necessidade de diálogo contínuo e respeito às prerrogativas do Congresso Nacional em todas as suas iniciativas.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Governador abre portas para Elmar Nascimento: ‘ninguém rejeita apoio’
Jerônimo Rodrigues promete primeiros nomes do novo secretariado até sexta
CPI da Venda de Sentenças empaca na Câmara, apesar de apoio de 108 deputados
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Últimas Notícias
Projeto da reforma tributária avança no Senado: leitura é marcada para segunda na CCJ
Previsão é que proposta seja votada em reunião da próxima quarta-feira
Vixe! A incógnita nas mudanças do secretariado de Bruno. Jerônimo recua sobre candidatura de auxiliares. A grosseria de Rosemberg a Wagner e a pressão de Rui
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor 'como a roda gira'nos bastidores
Muniz aguarda definição do secretariado de Bruno Reis para definir Mesa Diretora da Câmara
Eleição para presidência da Casa serão realizadas no dia 2 de janeiro; tucano já tem apoio de 40 dos 43 vereadores
Galeria Mercado e Casa das Histórias ampliam horários e prorrogam ingresso único para alta temporada
Desde inauguração em janeiro deste ano, espaços geridos pela Prefeitura de Salvador em parceria com a OEI já receberam mais de 230 mil visitantes
Operação Verão é lançada em Salvador com reforço na segurança e investimento de R$ 30 milhões
Segundo Marcelo Werner, novos equipamentos atenderão tanto Salvador quanto o interior, priorizando áreas como Chapada, Extremo-sul e Baixo-sul
Governador abre portas para Elmar Nascimento: ‘ninguém rejeita apoio’
Declaração foi dada nesta quarta-feira, durante lançamento da Operação Verão, na orla de Salvador
Jerônimo Rodrigues promete primeiros nomes do novo secretariado até sexta
Jerônimo tem reunião com conselho político nesta quarta-feira para discutir reforma de sua equipe
Bahia planeja linha de crédito para carros elétricos e ônibus sustentáveis
Segundo governador, programa incluirá linha de crédito específica para que prefeituras renovem frotas de coletivos
Jerônimo lamenta morte de jovem em Ondina, mas evita comentar sobre liberação de PM
Gabriel Santos Costa, de 17 anos, foi morto na madrugada do último domingo, a poucos metros do Palácio de Ondina, em Salvador
Embasa suspende abastecimento de água em Feira de Santana e outras cinco cidades nesta quarta-feira
Falta de água deve impactar mais de 700 mil pessoas