Hélio Ferreira retorna à Câmara de Salvador com convite de Augusto Vasconcelos para Setre
Movimentação política marca mudanças no Legislativo municipal e no secretariado estadual na Bahia
Divulgação/CMS
O ex-vereador Hélio Ferreira (PCdoB) voltará, a partir do próximo ano, à Câmara Municipal de Salvador (CMS). Primeiro suplente da federação com o PT e PV, ele assumirá no lugar do vereador eleito Augusto Vasconcelos, que foi convidado para chefiar a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O anúncio da mudança do secretariado foi feito, nesta última quarta-feira (11), pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Transição na Câmara de Salvador
Augusto Vasconcelos, eleito com 11.385 votos em outubro, tomará posse como vereador no dia 1º de janeiro de 2025 e, logo em seguida, se licenciará para assumir a Setre. Com a saída de Vasconcelos, Hélio Ferreira, que recebeu 8.039 votos e já exerceu mandato entre 2017 e 2020, retorna ao Legislativo municipal, reforçando a bancada do PCdoB ao lado da vereadora Aladilce Souza.
A movimentação fortalece a representatividade sindical na Câmara, uma vez que ambos os políticos têm histórico de atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Quem é Hélio Ferreira?
Natural do interior da Bahia, Hélio Ferreira construiu sua trajetória política em Salvador, para onde se mudou na juventude. Começou como vendedor autônomo na Cidade Baixa e, nos anos 1990, engajou-se em movimentos sociais, destacando-se nas mobilizações contra o governo Collor de Mello.
Mais tarde, ingressou no setor rodoviário e se tornou um influente líder sindical, cargo que ocupa até hoje. Sua atuação constante em defesa dos trabalhadores consolidou sua base política, resultando em sua eleição para a Câmara em 2016 e, agora, em seu retorno após quatro anos fora do Legislativo municipal.
Reorganização no governo da Bahia
Além das mudanças na Câmara de Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou uma reestruturação no secretariado estadual, envolvendo quatro pastas estratégicas. As nomeações foram divulgadas na quarta-feira (11) e foram publicadas oficialmente na edição desta quinta-feira (12) do Diário Oficial do Estado (Doe).
Na Secretaria de Comunicação Social (Secom), Luciano Suedde, então chefe de gabinete, assumirá interinamente o cargo de secretário no lugar de André Curvello. Já na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Adolpho Loyola substituirá Jonival Lucas, deixando a Chefia de Gabinete do governador para assumir a nova função.
Maurício Weidgenant, que ocupava a subchefia da Serin, será o novo chefe de gabinete de Jerônimo Rodrigues. Na Setre, Augusto Vasconcelos assumirá oficialmente a Setre em janeiro de 2025, sucedendo Davidson Magalhães (PCdoB).
Impactos políticos e administrativos
As mudanças refletem uma reorganização estratégica tanto na gestão estadual quanto no cenário político de Salvador. A chegada de Hélio Ferreira à Câmara fortalece o PCdoB, enquanto Augusto Vasconcelos assume um papel de destaque no governo estadual, ampliando a presença de representantes sindicais em cargos de liderança.
Com a posse marcada para o início de 2025, os novos gestores enfrentam desafios significativos nas áreas de trabalho, comunicação e relações institucionais. O governador Jerônimo Rodrigues destaca que as mudanças são parte de uma estratégia de fortalecimento da gestão pública e do diálogo com diferentes setores sociais e econômicos do Estado. No entanto, as mudanças nas cadeiras já visam as eleições de 2026, quando tentará renovar seu mandato e, para isso, precisa tirar do papel várias obras estruturantes no Estado e dar uma nova oxigenação no secretariado que tem enfrentado várias críticas internas pela inércia.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão