Francisco Netto é reeleito presidente do TCM-BA para o biênio 2025-2027
Posse está prevista para 10 de março, data em que o TCM completa 54 anos de fundação
Divulgação / TCM-BA
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) reelegeu, nesta terça-feira (18), Francisco de Souza Andrade Netto para a presidência da entidade durante o biênio 2025-2027. A mesa diretora também segue inalterada, com Mário Negromonte na vice-presidência e Plínio Carneiro Filho na corregedoria. A posse está prevista para 10 de março, data em que o TCM completa 54 anos de fundação.
Após a eleição, Francisco Netto agradeceu a confiança dos conselheiros e destacou que esse será seu oitavo mandato na presidência.
“Pela generosidade de meus pares”, considerou. Ele também ressaltou a atuação dos membros da mesa diretora na administração do tribunal e na fiscalização das gestões municipais. Segundo ele, o TCM tem como compromisso orientar as prefeituras para um melhor atendimento das demandas da população.
Planejamento estratégico e modernização
Netto mencionou desafios para garantir maior eficácia e agilidade ao trabalho do tribunal, incluindo a necessidade de novas ferramentas tecnológicas e capacitação técnica. Ele destacou os estudos para o Planejamento Estratégico do TCM para o período de 2026 a 2030, que estão em andamento e devem ser concluídos em seis meses.
Outro ponto abordado foi a elaboração de um Plano de Investimento em Tecnologia da Informação, com previsão de novos recursos e inovações tecnológicas. O presidente citou ferramentas de inteligência artificial como aliadas para aprimorar o acompanhamento e a fiscalização das gestões municipais, tornando os processos mais ágeis e seguros.
Reforma administrativa
Francisco Netto também destacou a necessidade de atualização da Lei nº 13.205/2014, que viabilizará uma reforma administrativa no tribunal. Um Projeto de Lei com essa finalidade está em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia.
O presidente ressaltou que a modernização do TCM passa não apenas pelo uso de novas tecnologias, mas também pela valorização e qualificação dos servidores.
“São recursos indispensáveis no processo de construção de um novo tempo para o TCM”, afirmou Netto, que reforçou que conta com o apoio dos membros do tribunal, auditores, Ministério Público de Contas e servidores para avançar com as mudanças necessárias.
TCM suspende processos seletivos de prefeitura baiana
O TCM-BA determinou, na última quarta-feira (12), a suspensão de três processos seletivos simplificados realizados pela Prefeitura de Poções em 2024, sob a gestão de Irenilda Cunha de Magalhães.
A decisão também ordenou a interrupção imediata dos pagamentos à empresa “JFS Serviços Combinados Eireli”, devido à violação do princípio constitucional do concurso público na contratação de servidores municipais.
A medida atendeu a representação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que identificou irregularidades na contratação da empresa responsável pelo concurso público de 2022, falhas na aplicação das provas e indícios de fraude.
Segundo o MP-BA, houve prejuízo ao erário, agravado pelo descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado para regularizar a situação. O concurso foi homologado em junho de 2024, com convocações iniciadas em agosto, mas a prefeitura teria mantido a renovação de contratos temporários, prejudicando os candidatos aprovados.
O relator do caso, conselheiro Nelson Pellegrino, afirmou que o município não apresentou provas do cumprimento integral do TAC nem justificativas para a não substituição dos contratados temporários por servidores efetivos. O TCM-BA determinou a suspensão dos processos seletivos e dos pagamentos à empresa até o julgamento final das denúncias. A decisão ainda cabe recurso.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão