Fátima Nunes é eleita 1º vice-presidente da AL-BA após disputa interna no PT
Petista recebeu 41 votos dos 52 deputados estaduais presentes. Também foram registrados dois votos nulos e nove votos em branco
A deputada estadual Fátima Nunes (PT) foi eleita, na tarde desta terça-feira (15), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A petista concorreu sozinha ao segundo posto mais importante da mesa diretora e recebeu 41 votos dos 52 deputados estaduais presentes. Também foram registrados dois votos nulos e nove votos em branco.
A eleição marcou um momento histórico na AL-BA, que passa a ter, pela primeira vez em 190 anos, duas mulheres nos cargos de presidente e vice-presidente. A presidência é ocupada pela deputada Ivana Bastos (PSD), que conduziu a sessão que confirmou o resultado.
A escolha de Fátima encerrou uma disputa interna na bancada do Partido dos Trabalhadores. O deputado Júnior Muniz (PT), que articulava sua candidatura ao cargo, não oficializou sua participação na eleição por estar em viagem à China. Ele chegou ao país asiático na segunda-feira (14) para visita à sede da montadora de carros elétricos BYD.
Disputa interna no PT e ausência de Muniz
Na semana anterior à eleição, Júnior Muniz alegou desgaste por não conseguir alterar a data da votação e chegou a declarar que estava sendo “vencido pelo cansaço”. Ele solicitou publicamente o adiamento do pleito para depois da Semana Santa, pedido que não foi acatado pela presidente da Casa.
Com a ausência do colega de partido, Fátima Nunes manteve articulações com outros deputados até momentos antes da votação. A parlamentar buscava garantir uma eleição com maioria expressiva, consolidando apoio interno mesmo sem concorrência.
Após a confirmação do resultado, Fátima agradeceu o apoio dos colegas e reforçou o simbolismo do momento para a representatividade feminina.
“Quero agradecer aos colegas deputados e deputadas por votarem nesta parlamentar. Agradeço ao Partido dos Trabalhadores pela indicação, juntamente com os partidos que compõem a federação, e aos meus eleitores, por confirmarem no trabalho realizado por nosso mandato“, disse.
A parlamentar também destacou a importância da conquista para outras mulheres que desejam ocupar espaços de poder. “Nós, eu e a deputada Ivana, estamos fazendo história na Assembleia, e tenho certeza que é a mudança para que muitas outras mulheres ocupem esses lugares de poder. Afinal, lugar de mulher é onde ela quiser”, afirmou Fátima.
Rosemberg parabeniza respeito à proporcionalidade
Após o resultado, o líder do governo na AL-BA, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), parabenizou os parlamentares pelo entendimento entre as bancadas e os partidos em função do respeito à distribuição proporcional para a Mesa Diretora.
“É um entendimento feito por esta Casa de respeitar a proporcionalidade, em uma combinação com todos as deputadas e deputados para elegermos a deputada Fátima Nunes como 1ª vice-presidenta desta Casa”, disse.
Expediente suspenso na quinta-feira
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) suspenderá o expediente administrativo nesta quinta-feira (17), véspera da Sexta-feira Santa. A decisão foi formalizada pela presidente da Casa, deputada Ivana Bastos, por meio do Ato nº 6.321/2025, publicado no Diário Oficial do Legislativo nesta terça-feira (15). Com isso, os serviços administrativos e parlamentares funcionarão até esta quarta-feira (16).
As atividades na Alba serão retomadas na terça-feira (22), após o feriado nacional de Tiradentes, celebrado na segunda-feira (21). A medida segue o calendário oficial de feriados e pontos facultativos do Legislativo estadual.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos
Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento