Ex-ministros de Bolsonaro pedem absolvição de denúncia sobre tentativa de golpe em 2022
Pedidos foram encaminhados nesta quinta-feira (6), pelas defesas dos generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira
Lula Marques/Agência Brasil
O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e general do Exército, Augusto Heleno, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) sua absolvição sumária. O pedido foi encaminhado nesta quinta-feira (6) pela defesa do militar, em resposta à denúncia sobre a tentativa de golpe de Estado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são da Agência Brasil.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) incluiu Heleno na ação que investiga um suposto plano para impedir o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Como já mostrado pelo Portal M!, Bolsonaro e outros 32 acusados são alvos da denúncia.
Os advogados do general argumentam que não há “elementos mínimos” que indiquem sua participação direta ou indireta nos fatos mencionados na acusação.
Defesa contesta acusação
Em sua manifestação, a defesa alega a ausência de provas contra Heleno. “Não há uma testemunha que aponte seu envolvimento, não há uma conversa de WhatsApp sua para qualquer pessoa tratando da empreitada criminosa aqui denunciada“, afirma o documento.
Os advogados sustentam que a denúncia é “inepta” e solicitam a absolvição sumária caso a acusação seja aceita pelo Supremo.
O prazo para entrega das defesas da maioria dos denunciados termina nesta quinta-feira (6), exceto para o general Braga Netto e o almirante Almir Garnier, que têm até sexta-feira (7) para se manifestarem.
Julgamento da denúncia
Após o encerramento do prazo para as manifestações, o STF deve marcar o julgamento da denúncia. O caso será analisado pela Primeira Turma da Corte, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Pelas regras do tribunal, as ações penais devem ser julgadas pelas duas turmas do STF. Como o relator do caso, Alexandre de Moraes, faz parte da Primeira Turma, a denúncia será analisada por esse colegiado.
Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, Bolsonaro e os demais acusados se tornarão réus e passarão a responder a uma ação penal no STF. A data do julgamento ainda não foi definida, mas há possibilidade de ocorrer no primeiro semestre de 2025.
Ex-ministro de Bolsonaro nega participação em trama
O ex-ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira também apresentou sua defesa ao STF nesta quinta-feira (6). No documento, ele negou ter participado de qualquer tentativa de golpe de Estado em 2022. A manifestação foi feita em resposta à denúncia da PGR, que o acusa de endossar críticas ao sistema eleitoral e apresentar uma versão do decreto golpista aos comandantes das Forças Armadas.

Nogueira argumenta que não integrou nenhuma organização criminosa nem atuou para “dar golpe de Estado ou abolir violentamente o Estado Democrático de Direito“. Os advogados do general classificam a denúncia como infundada.
“Afirmar que o general Paulo Sérgio integrava organização criminosa e atuou para dar um golpe de Estado e abolir violentamente o Estado Democrático de Direito é um absurdo e está manifestamente contra a prova dos autos“, declarou a defesa.
Assim como no caso de Heleno, a defesa de Nogueira pede que a denúncia seja rejeitada ou, caso seja aceita, que o general seja absolvido sumariamente.
A análise das denúncias seguirá os trâmites do STF, com as manifestações sendo encaminhadas ao relator, ministro Alexandre de Moraes. Se a maioria dos ministros da Primeira Turma aceitar as acusações, os investigados serão formalmente processados. A previsão é que o julgamento ocorra ainda no primeiro semestre de 2025.
O caso segue sob sigilo parcial, e a PGR continua acompanhando o inquérito para reunir novas informações que possam ser anexadas ao processo
Mais Lidas
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Política
Últimas Notícias
Otto Alencar Filho toma posse no TCE-BA e diz que atuará com espírito democrático e republicano
Cerimônia reuniu autoridades dos Três Poderes da Bahia e marcou o início da atuação do novo conselheiro no Tribunal de Contas do Estado
Marcelo Werner diz que Estado mantém ofensiva contra facções após morte de policial: ‘A gente vai seguir sem trégua’
Durante entrevista coletiva, titular da SSP-BA destacou o compromisso do Estado com o enfrentamento ao crime organizado
Diego Lopes destaca crescimento do samba e celebra presença do Alerta Prime no circuito Barra-Ondina
Ao M!, presidente do Alerta Prime destacou que o bloco aposta em um formato que une tradição, inovação e visibilidade para o gênero musical
Presidente do Alerta Geral defende mais apoio ao samba e celebra participação do ritmo na abertura do Carnaval
Ao M!, Zê Arerê destacou a importância do ritmo na valorização da identidade negra e no protagonismo cultural que ajudou a moldar o Carnaval da Bahia
Tráfego pago exige preparação, estratégia e visão de médio prazo, defendem especialistas em marketing digital
Ao M!, Otávio Mendonça e João Pedro Ferreira detalham erros comuns e orientam empresas antes de investir em marketing digital
Prefeitura de Salvador cria carteira de identificação para pacientes com Doença Falciforme
Documento digital facilita reconhecimento da condição e reforça integração da rede municipal de saúde
Carnaval de Salvador 2026: confira as atrações já confirmadas do Circuito Osmar, no Campo Grande
Circuito do Campo Grande será palco da abertura oficial da folia na próxima quinta-feira (12)
Olodum encerra ensaios de verão com noite de celebração cultural no Centro Histórico
Ensaio do Olodum vira aquecimento para o Carnaval com participação de Daniela Mercury, Margareth Menezes e mais artistas
Previsão do tempo no Carnaval de Salvador indica sol, calor e chuvas rápidas
Adriano Silveira destaca atuação permanente da Codesal nos circuitos e monitoramento de áreas de risco durante a festa
Governo da Bahia entrega nova UTI Cardiovascular e autoriza reforma de leitos no Hospital Ana Nery
Investimento de R$ 3,7 milhões fortalece atendimento de alta complexidade em Salvador