Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio por postura diante de tarifaço dos EUA: ‘subserviência servil’
Deputado diz que reunião de Tarcísio com empresários e diplomatas prejudica plano de anistia ao seu pai, Jair Bolsonaro
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou, nesta terça-feira (15), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por se reunir com empresários e representantes dos Estados Unidos para discutir o impacto do tarifaço de 50% anunciado por Donald Trump sobre produtos brasileiros. A crítica foi feita nas redes sociais, e incluiu acusações de que a postura de Tarcísio atrapalha a mobilização em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são do G1.
Segundo Eduardo, a tentativa de negociar os efeitos da tarifa desvia o foco da pressão pela anistia ampla dos acusados de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil. O deputado defende que o aumento das tarifas seja revertido por meios políticos e ideológicos, e não por diálogo com empresários ou diplomatas.
“Mas como, para você, a subserviência servil às elites é sinônimo de defender os interesses nacionais, não espero que entenda”, escreveu Eduardo, ao se dirigir ao governador paulista.
Tarcísio teve reunião com empresários e diplomatas dos EUA
Tarcísio de Freitas se reuniu, na manhã desta terça-feira (15), com ao menos 15 empresários paulistas e membros da área econômica do estado no Palácio dos Bandeirantes. O encontro teve como objetivo traçar um diagnóstico dos impactos econômicos da nova tarifa imposta pelos EUA. Também participou o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar.
Entre os empresários convidados estava Paulo Skaf, filiado ao mesmo partido do governador. Skaf ajudou a mobilizar representantes do setor produtivo para a reunião. Segundo a Embaixada, o encontro com Escobar também visou reforçar o papel de São Paulo como principal destino de investimento americano no Brasil e manter a cooperação bilateral entre os dois países.
Esta foi a segunda reunião de Tarcísio com Escobar desde o anúncio do tarifaço. A anterior ocorreu na sexta-feira (11), em Brasília. Em nota, a Embaixada norte-americana destacou que sua atuação está voltada a promover os interesses das empresas dos EUA no Brasil.
Governo federal também articula reação
Também nesta terça-feira, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, convocou duas reuniões em Brasília com representantes do setor privado para discutir os efeitos do tarifaço e possíveis respostas comerciais do Brasil.
A medida dos EUA, que entra em vigor em 1º de agosto, foi criticada pelo governo federal. Para o Planalto, trata-se de uma retaliação política de Trump, motivada pelas investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) contra Jair Bolsonaro. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, declarou que a decisão de Trump representa uma chantagem política ligada ao julgamento do ex-presidente.
Tarcísio muda tom e elogia diplomacia de Lula
Logo após o anúncio das tarifas, Tarcísio criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), responsabilizando-o pelas consequências econômicas da medida. Na época, declarou que a “responsabilidade é de quem governa” e acusou o presidente de colocar a “ideologia acima da economia”.
Nos últimos dias, no entanto, o governador recuou no tom. Ele passou a defender uma atuação conjunta entre os governos estadual e federal para enfrentar o impacto das tarifas e chegou a elogiar a atuação diplomática da gestão Lula.
A mudança de posicionamento de Tarcísio ocorreu em meio às pressões da ala mais radical do bolsonarismo, que entende o tarifaço como uma oportunidade para mobilizar politicamente a base conservadora em favor da anistia aos envolvidos nas investigações do STF.
Eduardo Bolsonaro reage nas redes sociais
Eduardo Bolsonaro, que atualmente está licenciado do mandato e reside nos Estados Unidos, vem atuando junto a aliados do Partido Republicano, incluindo Donald Trump, em defesa do pai. O deputado vê a articulação internacional como estratégica para sustentar a narrativa de perseguição judicial a Jair Bolsonaro e critica qualquer tentativa de negociação que desvie desse foco.
Confira vídeo publicado por Eduardo Bolsonaro no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
Mais Lidas
Política
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Últimas Notícias
Desemprego atinge 5,1% em dezembro e mercado de trabalho tem melhor resultado desde 2012
Dados do IBGE apontam recordes de ocupação, avanço do emprego formal e crescimento da renda média dos trabalhadores
Jerônimo Rodrigues lança Carnaval do interior em Juazeiro com foco em segurança e cultura
Governador anuncia investimento de R$ 17 milhões no programa Ouro Negro e reforço de 13 mil profissionais de segurança em 111 cidades
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Passagem pela Corte Eleitoral baiana é marcada por reconhecimento unânime de magistrados e representantes do Ministério Público Federal
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.