Dr. George Brito rebate pesquisa e diz que possui ‘tendência grande’ de ganhar eleição suplementar em Ruy Barbosa
Ao Portal M!, candidato do PSD destacou que sua candidatura alcançou crescimento significativo nos últimos dias

O médico George Brito (PSD), que disputa a eleição suplementar para a prefeitura de Ruy Barbosa neste domingo (6), rebateu neste sábado (5), o resultado da pesquisa Painel Brasil, encomendada pela Band Bahia, que mostrou a vereadora Eridan de Bonifácio (MDB) com 66,41% das intenções de voto contra 33,59% do pessedista. Ao Portal M!, Dr. George constestou a confiabilidade das informações divulgadas. “Mas quais pesquisas? Pesquisa dela?”, retrucou.
“Olha só, eles têm pesquisa da Painel Brasil, que é o instituto que provavelmente tem números manipulados”, disse o candidato, que possui o apoio do senador Otto Alencar (PSD).
Ele também afirmou possuir pesquisas internas e registradas, e criticou diretamente o levantamento apresentado pela oposição. “A pesquisa que foi colocada pela Painel Brasil é uma pesquisa inverídica desde o início, chegou a 30% e poucos pontos de frente e não existe”.
Durante a entrevista, Dr. George enfatizou que sua candidatura teria alcançado crescimento significativo nos últimos dias. “A gente chegou a ter 27 pontos atrás, atualmente a gente tem uma vantagem. Ela se estagnou, chegou a cair porque a gente tem um plano de governo realmente sedimentado, fundamentado para o município“.
Plano de governo voltado para Ruy Barbosa
Ao M!, Dr. George também falou sobre a construção do seu plano de governo, e enfatizou que o mesmo é voltado exclusivamente para a realidade de Ruy Barbosa, em contraposição ao da concorrente.
“Não é um plano voltado para qualquer município como foi feito o plano do MDB, o nosso não, o nosso é direcionado para o município”, pontuou.
Estratégia técnica
Durante a entrevista, o pessedista também falou sobre a estratégia adotada para o pleito. Segundo ele, mesmo sendo sua primeira candidatura, procurou seguir uma estratégia baseada em diagnóstico técnico e planejamento.
“A gente fez uma campanha muito limpa, com muitas propostas voltadas diretamente para o município, com o nome de governo bem direcionado, sabe, entendendo qual é o diagnóstico do município realmente e trazendo soluções”, disse.
Outro ponto destacado pelo candidato, é de que a campanha tem sido marcada por um ambiente atípico, especialmente por se tratar de uma eleição suplementar com intervalo de apenas seis meses da anterior.
“Vem a sequela da eleição passada, um tempo muito curto, são seis meses de diferença entre uma eleição e outra, e a expectativa acaba sendo de todo o Estado. Todos os olhares acabam estando voltados para Ruy Barbosa”, disse.
“Fui criado [aqui], é muito importante a gente ter escolhido o município para poder voltar a ele, ter nossa profissão, criar nossa vida, criar nossa família”, complementou.
Segundo o candidato, sua trajetória profissional e empreendedora no município reforça seu compromisso com Ruy Barbosa. “Eu tenho alguns empreendimentos aqui no município. A gente tem hotel, academia, uma pizzaria, uma clínica. Então a gente realmente acredita no município, acredita nas pessoas que são nossos conterrâneos aqui”.
Dr. George exalta boa recepção dos eleitores
Por fim, o pessedista também pregou cautela com relação ao resultado do pleito, e destacou a boa recepção dos eleitores à sua candidatura.
“Não existe eleição ganha sem abrir as urnas. Tenho rodado, tenho visto todos os bairros aqui, as comunidades, e realmente a recepção tem sido muito boa, o carinho das pessoas. Além dos números que nós temos também nas pesquisas internas e nas pesquisas registradas, a gente tem o que a gente tem visto nas ruas“, pontuou.
Relatório comprova a inexistência de votos
O Cartório Eleitoral de Ruy Barbosa emitiu, neste sábado (5), às 13h, o Relatório Zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT), conforme previsto no calendário da eleição suplementar. O documento comprova que nenhum voto foi computado no sistema antes da votação, garantindo a transparência do processo eleitoral.
A emissão foi seguida da assinatura da juíza eleitoral Gabriella de Moura Carneiro. O procedimento foi realizado conforme determina a Resolução Administrativa do TRE-BA nº 01, de fevereiro de 2025, que trata da organização do pleito suplementar.
A base legal da ação também inclui o Edital nº 20, de 14 de março de 2025, expedido pelo juízo eleitoral da 87ª Zona. Ambos os documentos foram publicados no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
O que levar para a votação?
Eleitoras e eleitores de Ruy Barbosa devem apresentar documento oficial com foto para votar neste domingo (6). A exigência segue a Resolução nº 23.736/2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Serão aceitos o e-Título com foto, carteira de identidade (RG), identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho física e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo o TSE, “certidões de nascimento ou de casamento não serão aceitas como prova de identidade no momento da votação”. A Justiça Eleitoral também alerta que “a carteira de trabalho digital não será admitida como meio de identificação”.
As seções eleitorais de Ruy Barbosa funcionarão das 8h às 17h (horário de Brasília). O Tribunal alerta que após esse horário, somente poderão votar as pessoas que já estiverem na fila de sua respectiva seção.
Inelegibilidade de Bonifácio
A decisão do TRE que declarou o ex-prefeito Bonifácio inelegível em outubro de 2023, foi tomada após o ex-prefeito ter a prestação de contas de 2016 rejeitada pela Câmara de Vereadores.
A rejeição apontou irregularidades no uso de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o que levou à anulação da sua candidatura para as eleições suplementares.
A defesa de Bonifácio chegou a recorrer ao TRE alegando que a legislação atual exige dolo específico para atestar inelegibilidade. Entretanto, o desembargador Moacyr Pitta, que havia pedido mais tempo para estudar o caso, frisou que essa especificidade significa mais do que a simples conduta ilegal, se trata da lesão ao bem público para benefício próprio ou de terceiros.
O vereador Ney Dias foi eleito presidente da Câmara Municipal de Ruy Barbosa na primeira sessão de 2025, realizada em 1º de janeiro. Com a decisão, ele também assumiu o cargo de prefeito provisório do município.
Matheus Calmon
Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.
Mais Lidas
Política
Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Últimas Notícias

Vaticano divulga primeiras imagens do papa Francisco em seu caixão

Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita

Papa Francisco tem despedida neste sábado com sepultamento fora do Vaticano
Corpo do pontífice será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, atendendo desejo registrado em testamento

Golpe de Estado: STF abre julgamento do núcleo 2 com proibição de celulares e segurança reforçada
Nova medida impõe lacre obrigatório de dispositivos móveis como forma de evitar registros não autorizados no plenário

Torcida LGBT do Bahia surpreende e entra no top 4 mundial com mais de 15 mil membros
Fundada em Salvador, LGBTricolor defende liderança mundial por sua atuação pioneira, inclusão e relação com clube

Último adeus ao Papa Francisco reúne governador e prefeito na Catedral de Salvador
Cerimônia reuniu Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis, fiéis e autoridades para celebrar legado do pontífice argentino

Bahia vence Ceará com gol nos acréscimos e respira fora da zona de rebaixamento
Triunfo na Fonte Nova garante primeiros três pontos do Tricolor na Série A do Brasileirão 2025

Dom Sérgio da Rocha representa Salvador no Conclave que define sucessor de Francisco
Antes do embarque, arcebispo primaz do Brasil celebra missa, nesta terça, às 17h, na Catedral Basílica de Salvador, em sufrágio da alma do pontífice

Resumo BBB 25 de segunda-feira (21/4): Finalistas assistem retrospectiva marcada por emoção, reencontros e conflitos
João Pedro confronta Renata sobre torcida contrária, enquanto Guilherme relembra desentendimentos com aliados durante exibição dos VTs

Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse
Aula inaugural acontecerá, na quinta-feira (24), às 18h, com palestra do museólogo e marchand Itamar Musse

Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Medida provisória destina recursos para equipamentos de vigilância e obras estruturais; atentado de novembro reacendeu debate sobre proteção

SAC Salvador Shopping amplia horário a partir desta terça-feira para emissão da nova carteira de identidade
Medida tem como objetivo atender ao aumento na procura pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)