Desaprovação de Lula dispara e atinge 54%, aponta pesquisa
Pesquisa Ipespe aponta alta rejeição entre eleitores de renda alta e com ensino médio completo
Ricardo Stuckert / PR
A pesquisa Pulso Brasil, do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgada nesta quinta-feira (27), indica que 54% dos brasileiros desaprovam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já 41% avaliam o governo positivamente, enquanto 5% não souberam ou não responderam.
O desempenho do presidente varia conforme faixa etária, escolaridade e renda. A maior aprovação ocorre entre jovens de 16 a 24 anos (54%), pessoas com ensino fundamental (47%) e eleitores de renda familiar de até dois salários mínimos (48%). Em contrapartida, a desaprovação cresce entre brasileiros de 45 a 59 anos (58%), com ensino médio completo (58%) e renda familiar acima de cinco salários mínimos (60%).
Nordeste é única região onde Lula mantém aprovação positiva
Regionalmente, o Nordeste se destaca como o único local onde Lula mantém mais aprovação do que rejeição, com 50% de apoio e 45% de desaprovação. Desde 2002, o PT mantém forte influência eleitoral na região.
Por outro lado, o Sul registra os piores índices para o presidente, com 33% de aprovação e 62% de rejeição. As regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte apresentam maior desaprovação do que aprovação, seguindo a média nacional.
Maioria dos brasileiros vê economia no caminho errado
A pesquisa também avalia a percepção econômica da população. 58% dos entrevistados acreditam que o Brasil está no caminho errado, enquanto 35% consideram que a economia segue na direção correta. Outros 6% não souberam ou não responderam.
Ranking de presidenciáveis mostra alta rejeição a Lula, Tarcísio e Haddad
O levantamento apresenta um ranking de presidenciáveis, com base na pergunta “seria ou não um bom presidente?”. Lula tem 57% de avaliação negativa e 40% positiva.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nome cotado para a sucessão bolsonarista em 2026, registra 47% de rejeição e 35% de aprovação. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), apresenta o maior índice negativo, com 59% de rejeição e apenas 33% de apoio.
A pesquisa ouviu 2.500 pessoas de 16 anos ou mais, entre 20 e 25 de março, por meio de entrevistas telefônicas e online em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um índice de confiança de 95%.
Lula quebra silêncio e acusa Bolsonaro de planejar golpe e assassinato
O presidente Lula se pronunciou, na noite desta quarta-feira (26), sobre as investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele classificou como “visível” a tentativa de golpe de Estado e reforçou a denúncia sobre um suposto plano de assassinato contra ele, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, também na quarta-feira, aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e sete aliados. Eles agora são réus por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.
Tarcísio defende Bolsonaro e garante lealdade
Diante do avanço do processo, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, saiu em defesa do ex-presidente. Em uma publicação nas redes sociais, ele declarou que Bolsonaro continua sendo a principal liderança política do Brasil.
“Tarcísio reafirmou sua lealdade e descartou qualquer possibilidade de candidatura própria em 2026, mesmo com a inelegibilidade do ex-presidente”, destacou a nota oficial.
O governador também anunciou que será testemunha de defesa no STF. “Tenho uma gratidão muito grande e serei sempre leal”, afirmou em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.
STF endurece julgamento contra Bolsonaro e aliados
A decisão da Primeira Turma do STF representa um revés para a defesa de Bolsonaro e de ex-integrantes de seu governo. Entre os denunciados estão Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira e Mauro Cid.
Os ministros rejeitaram as tentativas da defesa de suspender o caso e relacionaram a tentativa de golpe aos atos de 8 de janeiro de 2023. O ministro relator, Alexandre de Moraes, apresentou provas e reforçou a gravidade da acusação.
O julgamento do mérito ainda não tem data definida, mas especialistas avaliam que o STF tentará resolver a questão antes das eleições de 2026. O desfecho do processo pode afetar o futuro político de Bolsonaro e seus aliados, influenciando diretamente o cenário eleitoral brasileiro.
Mais Lidas
Política
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas