Cinco parlamentares baianos recebem destaque em 17ª edição do prêmio Congresso em Foco; saiba quem

Cerimônia de premiação do ‘Oscar da Política’ aconteceu nesta quinta-feira, em Brasília


Vixe d-flex me-2
Rodrigo Fernandes 30/08/2024 14:36 Política
Cinco parlamentares baianos recebem destaque em 17ª edição do prêmio Congresso em Foco; saiba quem -

Cinco parlamentares da Bahia, sendo três deputados federais e dois senadores, receberam uma posição de destaque na 17ª edição do prêmio Congresso em Foco, em cerimônia que aconteceu na noite desta quinta-feira (29), em Brasília. Entre eles, estão os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), e os deputados federais Márcio Marinho (Republicanos), Lídice da Mata (PSB) e Antonio Brito (PSD).

A premiação é conhecida por ser o “Oscar da Política” e possui o intuito de valorizar e incentivar os políticos no Parlamento. No geral, a Bahia se configurou como o 5º estado com mais prêmios na disputa. O Congresso em Foco 2024 escolheu os 25 melhores deputados e os 15 melhores senadores do Brasil, além dos cinco melhores por região em cada casa legislativa.

A escolha dos premiados ocorre através de uma indicação feita por 25 jornalistas, que apontam os melhores nomes da Câmara e do Senado. Há também uma votação aberta ao público e a presença de um júri especializado para definir os vencedores.

As categorias do prêmio se dividem em Apoio à Indústria, sob promoção da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Cidades Inteligentes, em oferecimento do Ibrachina; e Clima e Sustentabilidade, com apoio do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).

Parlamentares da Bahia:

Otto Alencar

O senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD, recebeu indicação na lista dos melhores do Congresso e nas três categorias do prêmio. No fim das contas, ele foi escolhido no tópico de Apoio à Indústria. Em seu segundo mandato no Senado e relator do marco legal para a produção de hidrogênio verde, Otto destacou a importância do trabalho pela indústria brasileira.

“Estou muito feliz em ter participado dessa escolha. Relatei alguns projetos este ano e que já foram até sancionados e que serão um pontapé para a indústria brasileira. Vou sempre me esforçar, com ética e respeito, sempre em favor da Bahia e do Brasil”, comunicou.

Jaques Wagner

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), se configurou entre os sete melhores senadores do ano, segundo a avaliação dos jornalistas que realizam a cobertura do Congresso Nacional. Se considerada apenas a votação popular, Wagner foi o baiano com mais votos, ficando em 8º lugar na colocação geral de senadores.

O petista acumulou duas premiações na sessão, já que também ficou entre os cinco melhores senadores do Nordeste, também de acordo com a votação popular.

Lídice da Mata

A deputada federal Lídice da Mata (presidente estadual do PSB e coordenadora da bancada baiana na Câmara) foi mais uma premiada em Brasília. Ela subiu no palco da cerimônia ao lado da deputada Érika Hilton (PSOL-SP), que foi a parlamentar com a maior quantidade de voto popular. Em seu discurso, Lídice agradeceu pelo prêmio e destacou o compromisso com o desenvolvimento sustentável urbano.

“Com muita alegria, fomos um dos agraciados do Prêmio Congresso em Foco 2024 na categoria Cidades Inteligentes. Esse reconhecimento reforça nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento urbano. Também acredito que a Economia Criativa é uma área que se conecta com as cidades inteligentes, promovendo a inovação e a diversificação econômica nas cidades”, disse.

Antonio Brito

O júri especializado também escolheu Antonio Brito (PSD) para se figurar entre os 11 deputados federais do Congresso. O parlamentar reforçou a honra de receber a premiação e a dedicação do seu mandato em fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Tive a honra de receber o Prêmio Congresso em Foco, escolhido pelo júri especializado. Essa conquista reflete o compromisso e a dedicação no meu mandato, lutas pelas Santas Casas, hospitais filantrópicos e pelo fortalecimento do SUS, além de atuação na liderança do PSD, da qual agradeço o apoio da bancada”, declarou.

Márcio Marinho

O deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) foi mais um agraciado com o Prêmio Congresso Nacional em Foco 2024, sendo escolhido como um dos melhores nomes do Nordeste. Ele foi o deputado mais votado entre todos os 39 da bancada na Bahia.

O segundo lugar ficou com a sua companheira de partido, deputada Rogéria Santos (Republicanos). Alice Portugal (PCdoB) ficou com a terceira colocação.

Leia também:

Congresso convoca sessão conjunta para discutir novas regras das emendas após acordo com STF

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia -
Negócios 21/11/2024 às 22:00

Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia

Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito


Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico -
Cultura 21/11/2024 às 21:40

Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico

Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval


Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe -
Política 21/11/2024 às 21:30

Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe

Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes


Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira -
Política 21/11/2024 às 21:20

Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira

Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano


Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial -
Cidades 21/11/2024 às 21:00

Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial

Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra


Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF -
Política 21/11/2024 às 20:40

Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF

Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior


ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários -
Cidades 21/11/2024 às 20:20

ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários

Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos


MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia -
Cidades 21/11/2024 às 20:00

MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]


Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão -
Política 21/11/2024 às 19:49

Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão

Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias


Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’ -
Política 21/11/2024 às 19:20

Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’

Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos